Taiadablog: Operação da PM e do Conselho Tutelar em São José!!!

sábado, 20 de março de 2010

Operação da PM e do Conselho Tutelar em São José!!!


Recentes operações da Polícia Militar e do Conselho Tutelar em São José dos Campos, com vistas a coibir os abusos e excessos por parte de grupo de jovens, sinalizam, expressamente, que tal situação está se espalhando rápidamente, aproveitando a inércia das autoridades no que diz respeito ao desenvolvimento e aplicação de políticas mais rígidas, relacionadas aos menores, particularmente as que afetam a segurança da população!

Turbinados por drogas (maconha e crack), além de utilizarem o “Tubão”, mistura de refrigerante com cachaça ou vodka, os jovens juntam-se em grandes grupos e partem para enfrentamentos e agressões, assustando a população!

A situação, por pouco, já não gerou uma tragédia, por conta de reações imprevisíveis por parte de populares que se julguem ameaçados!

Aqui na Taiada, já temos, há algum tempo, grupos pequenos que se juntam na Praça da Bandeira, em frente ao Edifício Valéria, e passam a madrugada se drogando, se agredindo, com gritarias e correrias, sem quaisquer atitudes por parte da Polícia Militar!

Grande parte dos componentes destes grupos, é menor de idade e, corrompido pelas más companhias, acabará, certamente, mais cedo ou mais tarde, transformando-se num bandido, capaz de qualquer ato de violência, para conseguir se drogar!

Este ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que aí está, é isto mesmo que nos faz lembrar, uma droga de lei que engessou os braços da Polícia e da Justiça, impedindo-as de penalizar o menor infrator, gerando uma indústria de distribuição de culpas para os crimes, em favor deste último citado, imputável!

Claro que, independentemente deste esdrúxulo estatuto, podem as autoridades maiores, municipais e até mesmo estaduais, criarem mecanismos de defesa das populações e do patrimônio, mediante soluções já aplicadas em várias cidades no País, como o Toque de Recolher (limitando-se a até as 22 horas, a permanência de menores nas ruas), e o aumento de fiscalização por parte do Conselho Tutelar (que hoje nada fiscaliza!), na repreensão à menores utilizando bebidas alcoólicas e multando e fechando estabelecimentos que vendam este tipo de bebida, aos menores!

Não é muito mas seria um começo, não é mesmo? Presume-se que, com a limitação da permanência do menor na rua, exista uma ínfima possibilidade de, estando em casa, perto de seus familiares, possa ocorrer (eu também sonho, tá?) uma mudança comportamental de porte que, em conjunto com a educação e a escola, possa reverter a previsibilidade de um futuro negro para esta juventude de hoje!

Benza Deus!

3 comentários:

Laudemir disse...

Boa JC, desce o cacete porque, de fato, estou cansado de ver garotos e garotas novos, de 13, 14 anos, sentados nos bares e padarias da cidade, com sua latinha de cerveja na mão!
O Conselho Tutelar tem que ser atuante, afinal, os conselheiros ganham salários para cumprir sua missão!

Marcos disse...

Se Caçapava não gosta de criar coisas novas, basta copiar de SJCampos, vejam voces o que eles vão fazer por lá:
Será lançada em abril uma campanha para coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e para mobilizar toda a sociedade, inclusive os adolescentes, conscientizando-os sobre os efeitos maléficos provocados pelo álcool.

A ação é a primeira fase de um pacote do Programa Municipal Anti-Drogas, que prevê uma série de medidas para combater o problema na cidade. As outras etapas, realizadas em outros meses, serão informadas apenas no tempo em que forem concretizadas!

Anônimo disse...

Pergunto: Qual foi uma ação efetiva e preventiva que o conselho tutelar teve até hoje ?

Um desperdício de dinheiro público pois não temos politica neste sentido. Uma outra sugestão procure um conselheiro no final de semana e verá do que estou falando !