Taiadablog: Lâmpadas polêmicas !!!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Lâmpadas polêmicas !!!




Depois de toda onda a favor da lâmpada compacta fluorescente substitindo a incandescente, surge a informação que interessa e que foi subtraída do debate por autoridades e seitas como o Greenpeace: ela contém mercúrio altamente tóxico, sendo um produto que deve ser eliminado separadamente, e não jogado no lixo doméstico.

Tecnicamente, ela é uma variante complexa de um tubo fluorescente e emite um espectro de luz que se assemelha muito menos ao da luz solar do que o das lâmpadas tradicionais.

Foi deixada de lado, por muito tempo, porque o efeito sobre o organismo humano ainda não está totalmente esclarecido. E também a longa durabilidade do produto alegada pela indústria é uma meia verdade.

Essa lâmpada é um produto que pode conter até cinco miligramas de mercúrio, substância altamente tóxica, mesmo em doses baixas. Por isso, pertencem ao lixo especial. Mas apenas cerca de 20% delas são realmente recicladas: o resto acaba mesmo entre os dejetos comuns.

A proibição das lâmpadas incandescentes foi considerada uma ingerência indevida na vida do cidadão alemão. E a alternativa, essas lâmpadas econômicas, bem mais caras, veio de uma pressão dos fabricantes, aliados à militânia de seitas ambientalistas. O resultado é um produto com mercúrio solto no mercado.

Nenhum comentário: