Taiadablog: Procon denuncia sites de comércio virtual à polícia !!!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Procon denuncia sites de comércio virtual à polícia !!!

O Procon-SP acionou a polícia para tenta encontrar os responsáveis por 29 sites que receberam reclamações de consumidores e não respondem às tentativas de contato.

A principal queixa dos denunciantes é a não entrega de mercadorias. Diante das reclamações, o Procon tentou entrar em contato por meio do registro oficial das páginas e chegou a enviar correspondências.
Como a maior parte das cartas voltou e não houve sucesso nas tentativas de contato, os nomes das páginas foram encaminhados ao DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania). Da lista enviada, 18 sites estão fora do ar e 11 ainda estão funcionando.

"Fizemos o encaminhamento para a delegacia para localizá-los. Se nem o órgão de defesa do consumidor consegue encontrá-los, imagine os consumidores", afirmou o diretor-executivo em exercício do Procon-SP, Carlos Coscarelli.

O diretor não descarta a hipótese de que alguns nomes da lista estejam apenas com o endereço e telefone de contato desatualizados. Segundo ele, isso aconteceu na última vez em que houve um esforço similar por parte do Procon, quando foram enviados dez nomes à polícia. Dois deles atualizaram os contatos e não foram punidos.

Para os outros, segundo Coscarelli, houve abertura de inquérito. A maior parte das páginas foi desativada.

O diretor lembra que os sites de e-commerce são obrigados a divulgar os contatos, inclusive o telefone, na página.

Consumidores que tiverem problemas e não conseguirem um canal para falar com o site devem comunicar o Procon, que ajudará na busca pelos responsáveis e poderá encaminha-los à polícia caso também não consiga encontrá-los.

Em Caçapava e região, tivemos o caso do http://www.caldeiraodeofertas.com.br/ que enfrentou vários problemas quanto à entrega dos produtos adquiridos pelos clientes e, apesar das queixas e reclamações, inclusive junto ao Procon, continua com sua página de ofertas no ar! 

Nenhum comentário: