Taiadablog: Valor, e não preço !!!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Valor, e não preço !!!




O que fazer diante da bem sucedida exportação da indústria chinesa? A resposta está no valor e não no custo do produto. Na dependência de inovação e criatividade. A Alemanha pode servir como um exemplo a ser imitado.

Com exceção da China, foi o único país que conseguiu aumentar a participação de suas exportações no mercado internacional. Em suas indústrias com mais de cem anos de existência, os alemães investiram em inovações contínuas e as modernizaram.

Com excelentes universidades técnicas, melhoraram processos e voltaram a ocupar o topo do setor industrial. Os alemães reformaram a sua legislação trabalhista de modo que se transformasse na mais flexível do planeta. O trabalhador alemão, por exemplo, pode trabalhar quanto quiser, até 60 horas por semana, o que lhe dá uma grande vantagem.

Embora tenha perdido a posição de maior exportador mundial para a China, a Alemanha continua apresentando resultados expressivos nas suas exportações de manufaturados. E diferente do que muitos imaginam, as empresas líderes de mercado mundial na Alemanha são de tamanho médio. São 2.500 empresas líderes de mercado em todo o mundo, e 1.200 delas se encontram na Alemanha.

Essas empresas participam de 25% do total exportado pelo país. A maioria delas é familiar e localizada em comunidades rurais. Elas competem por meio de valor superior, e não custos. Na China, 68% do total das exportações é proveniente de empresas com menos de 2 mil empregados, e não de grandes corporações. Mais que o preço, interessa o valor do manufaturado, essa é a idéia. Não é lá uma novidade, optar por comprar um produto que seja notoriamente bom.

Percebem a diferença existente entre a nossa realidade e os 1000 anos de história e o resto do mundo?

Nenhum comentário: