Taiadablog: Mais um Doutor taiada!!!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Mais um Doutor taiada!!!


Na quarta-feira, dia 10 de dezembro de 2008, o professor João Luís de Almeida Machado, editor do Portal Planeta Educação, defendeu com êxito sua tese na PUC-SP sobre o uso de blogs na formação de professores, cujo título era “Escolhendo a Pílula Vermelha” (em alusão ao blog criado para a formação de educadores da rede municipal de Bauru através da ferramenta blog.

Com a defesa, o educador caçapavense tornou-se doutor em educação, título que se junta ao de mestre, obtido no Mackenzie em dezembro de 2002, em que dissertou sobre o uso do cinema na escola (mesmo assunto do livro “Na Sala de Aula com a Sétima Arte”, lançado no ano de 2008, pela Editora Intersubjetiva, de autoria do professor João Luís).

Veja trecho da mini entrevista que o Prof. João Luiz concedeu à nosso blog:

jcflores - Qual é o seu ponto de vista em relação às criticas que o modelo educacional atual têm recebido por parte de diversos educadores?

JL – A situação da educação no Brasil ainda é preocupante nos dias de hoje, mas medidas importantes têm sido tomadas desde o governo FHC, complementadas por outras igualmente relevantes do período de governo de Lula. As principais estão relacionadas ao fato de que a educação passou a ser "medida", "mensurada", ou seja, avaliada a partir de exames como o IDEB e o SARESP. Estas avaliações são importantes pois auxiliam as autoridades e os especialistas na busca dos principais problemas e, em contrapartida, no estudo e aplicação de soluções para os mesmos.

jcflores - Existem algum possibilidade de seus conhecimentos acadêmicos serem utilizados na Taiada? Como?

JL – Atuo como editor do portal Planeta Educação [http://www.planetaeducacao.com.br/] há 7 anos. Através do site socializamos práticas, estudos, idéias, leituras e nos propomos a dar apoio pedagógico. Alguns destes projetos, entre os quais aquele relacionado diretamente a tese que defendi em dezembro de 2008 na PUC-SP sobre o uso de blogs na educação já está sendo aplicado em municípios como Bauru, Taboão da Serra e Cubatão. Outro projeto bastante interessante que tem muito público através da Internet e que resultou em meu livro, "Na Sala de Aula com a Sétima Arte" [Editora Intersubjetiva, 2008], é o Cinema na Escola. Como caçapavense de origem e morador da cidade, seria um prazer compartilhar com os conterrâneos estas e outras idéias.

jcflores - O modelo educacional de Caçapava, atende às necessidades dos alunos no que diz respeito à continuidade dos estudos na escola estadual?

JL – Sim. Conheço o trabalho que está sendo desenvolvido pela atual gestão na educação no município e posso afirmar que o projeto é de qualidade e que irá redundar em benefícios para os alunos do município. Ainda há melhorias a serem feitas, mas os projetos em andamento estão promovendo o surgimento de novas vagas, cursos, formação de professores, recursos materiais e metodologias diferenciadas. Este é o caminho que vem sendo proposto pelos educadores e especialistas. A isto adicionaria o que os estudiosos vem chamando de choque de gestão ou gestão profissional da educação no âmbito das escolas, com cursos específicos de formação para os gestores das escolas, como diretores e coordenadores. Não que eles sejam despreparados, não é isto, mas estes cursos significariam uma enriquecimento de seus conhecimentos com a aplicação de modernas e eficientes técnicas e saberes relacionados a administração ao ambiente escolar.

Desejamos ao Prof. João Luiz sucesso em suas atividades e nos colocamos à sua inteira disposição!

3 comentários:

Anônimo disse...

João Luiz, fico muito feliz em saber deste seu sucesso que, sem dúvida, decorre da dedicação ao que faz. Voce enche Caçapava de orgulho. Parabéns e muito sucesso, pois bem sabemos que a para ser educador, para estudar as questões da educação neste país exige um pouco mais que "querer", exige muito amor.

Anônimo disse...

até que enfim um taiaida que preste.........kkkkkk

Anônimo disse...

Só um comentário: acho que "escolhendo a pílula vermelha" na realidade faz referencia ao filme matrix, aonde o personagem central, Neo, tem de escolher entre tomar a pílula azul e voltar a vida normal ou tomar a vermelha e conhecer a "verdade". Estou falando do blog, é claro, não da tese...