Taiadablog: Quem é o proprietário do MAC???

sábado, 24 de janeiro de 2009

Quem é o proprietário do MAC???

Chevrolet Belair 1950


Afinal: quem é o proprietário do MAC - Museu do Automóvel de Caçapava? O prédio e o acervo são tombados pelo CONDEPHAAT - Patrimônio Histórico mas a responsabilidade pela conservação do acervo, é, em primeiro plano, de seu proprietário, que, infelizmente até o presente momento não foi identificado - ipis literis, legal e oficialmente!
Já não era a hora de termos um nome?
Outra coisa: as reportagens da imprensa escrita e televisiva desta semana, informam que o Patrimônio Histórico NÃO SABIA do estado de abandono em que se encontra o MAC e que deve realizar uma inspeção por estes dias à Fazenda Matarazzo! O que o CONDEPHAAT vem fiscalizar aqui na Taiada? Esta entidade nunca fez nada pelo Museu! Só este trelelê de tombamento que, no frigir dos ovos, não quer dizer absolutamente nada pois o órgão não tem responsabilidade sobre a conservação do museu! É responsável só no papel porque na prática, todo e qualquer problema surgido no prédio ou no acervo continua sendo de responsabilidade exclusiva do proprietário do bem tombado! Vejam voces!
Contamos com o apoio de nossos leitores, para chegarmos ao nome do verdadeiro e legal dono do museu para que possamos continuar nosso projeto para a reabertura do MAC!

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse tal CONDEPHAAT é como marido traído, é o último a saber daquilo que deveria ser o primeiro. Mas não é para ficarmos abismados com a informação de que nada sabe, pois se trata de mais um cabide emprego deste nosso afortunado Brasil, aonde somente incompetentes apadrinhados têm emprego assegurados. CONDEPHAAT, lhe pedimos, por favor, não apareça em nossa Caçapava, fique ai mesmo onde você está, dormindo em seu berço esplêndido.

Anônimo disse...

JC, o mais impressionante de toda esta celeuma sobre o MAC é que nenhum bípede lá do setor, secção, departamento, divisão ou sei lá o quê, de Turismo da PMC, abre o bico para apoiar esta campanha do blog, né?
Eles preferem apoiar atividades mais representativas do turismo local, como os restaurantes, bares alambiques da idade!

Anônimo disse...

Relação de Bens Tombados:
.Caçapava
COLEÇÃO DE VEÍCULOS E ACESSÓRIOS DO MUSEU PAULISTA DE ANTIGUIDADES MECÂNICAS
Fazenda Esperança
Processo: 00002/71 Tomb.: Res. 50 de 13/5/82 D.O.: 21/5/82
Livro do Tombo Histórico: Inscrição nº 201, p. 52, 24/8/1982

O Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas foi fundado em 1963, quando o governo do Estado de São Paulo considerou-o de utilidade pública através do Decreto-Lei no 42.254. O Museu surgiu de uma coleção particular de automóveis e outras peças mecânicas adquiridas por Roberto Eduardo Lee, desde 1948. A partir de 1964 todo o acervo foi tranferido do galpão pertencente à S. A. Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, São Paulo, para a Fazenda Esperança.
Em 1962, a coleção particular de Roberto Lee já contava com mais de 20 veículos, muitos dos quais de grande valor histórico, tal a sua raridade. Hoje, o acervo tombado é composto de 97 veículos, motores, miniaturas de autos, distintivos de automóveis clubes de todo o mundo e cerca de 200 gravuras.
Fonte Processo de Tombamento

Anônimo disse...

Boa 78! Embora estas informações do CONDEPHAAT já estivessem em nosso poder, isto nos mostra que nosso leitor também se preocupa em pesquizar para dar uma contribuição de porte!
Continue assim, servindo de exemplo para os demais!

Anônimo disse...

Os bens tombados não mudam de de dono. Os proprietários portanto são os herdeiros. O Tombamento apenas impede ou deveria impedir) que sofram alteração ou se deteriorem. Pela lei, para restauração de um bem tombado deve haver apresentado um projeto ao CONDEPHAAT, e somente após autorização a reforma pode ser feita. Isso serve para bens móveis ou imóveis e em qualquer caso as caracteristicas originais devem ser mantidas. Um bem tombado, para ser vendido, deve ser antes oferecido à União, Estado e Município, e só depois da negativa pode ser vendido a particulares, mas continuará tombado. A aquisição publica de qualquer bem depende de documentação impecável. Este parece ser o imbroglio do MPAM: a maioria dos bens não tem documentação em ordem em face dos mais de 30 anos passados, então não podem ser vendidos, possível causa do desinteresse familiar. E o imóvel não precisa ser conservado por que não é tombado. O acervo entretanto deveria estar sendo conservado pois os donos podem responder civil e criminalmente pelo abandono.

Anônimo disse...

O MPAM ( Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas), tem como dono a filha de Roberto Lee com Maria Pia. Seu nome é Mariangela.

Só a carater de informação, ela não aceita nenhum tipo de contato relacionado ao museu.