Taiadablog: O planeta vivo!!!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O planeta vivo!!!


O planeta Terra abriga uma enorme quantidade e variedade de organismos vivos – talvez incontáveis milhões de espécies. Muitos deles, que se proliferam no solo, no ar e na água, são pequenos demais para serem vistos a olho nu.
Por exemplo, constatou-se que apenas 1 grama de terra contém 10 mil espécies de bactérias, sem mencionar todos os micróbios. Algumas espécies foram encontradas até um pouco mais de 3 quilômetros abaixo no solo.

O ar também está repleto de vida – e não estamos falando apenas de pássaros, morcegos e insetos. Dependendo da época do ano, ele também fica cheio de pólem e outros esporos, bem como de sementes e, em algumas regiões, de milhares de tipos de micróbrios. “Com isso, a diversidade de micróbios no ar equipara-se à encontrada no solo” diz a revista Scientific American.

E o que dizer dos oceanos? Eles continuam sendo um grande mistério, porque para estudar suas profundezas é preciso em geral uma tecnologia muito cara. Até recifes de coral, que são relativamente de fácil acesso e bem estudados podem abrigar milhões de espécies ainda desconhecidas.

Mas temos certeza de uma coisa: a biodiversidade da Terra é tão grande que a vida realmente muda a composição química do planeta, em especial da biosfera – a parte da Terra onde existe vida. Nos oceanos, por exemplo, o carbonato de cálcio presente em conchas e corais contribui para a estabilidade química da água, aindo “quase do mesmo modo que um antiácido no estômago”, disse um relatório da Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera, dos EUA.

As plantas e os fitoplânctons – algas unicelulares encontradas perto da superfície de lagos e oceanos – ajudam a regular os níveis de dióxido de carbono e oxigênio na água e no ar.

No solo, bactérias e fungos trabalham como decompositores, fornecendo nutrientes inorgânicos às plantas. De fato, é apropriado que a Terra seja chamada de planeta vivo!

No entanto, a vida terrestre não existiria se não fosse por fatores extremamente exatos, alguns dos quais não eram compreendidos de modo pleno antes do século 20. Esses fatores incluem:
1 – A localização da Terra no sistema solar e na Via-Láctea, bem com sua órbita, inclinação, velocidade de rotação e também o fato de possuir uma lua;
2 – Uma atmosfera e um campo magnético que funcionam como escudos;
3 – Abundância de água;
4 – Ciclos naturais que reabastecem e limpam a biosfera.
Fonte: WatchTower

Um comentário:

Anônimo disse...

Nosso blog também é cultura! Estaremos empenhados na divulgação de assuntos relacionados à preservação do meio ambiente, além de outros assuntos relacionados.
Estes artigos provém de várias fontes, sólidas e com respaldo na área científica.
Esperamos que gostem. Se tiverem alguma sugestão de assunto para produzirmos, entre em contato jcflorescpv@bol.com.br ou criticandoataiada@bol.com.br