Taiadablog: GRIPE SUÍNA: O que voce precisa saber para prevenir!!!

terça-feira, 21 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA: O que voce precisa saber para prevenir!!!

O que é:
Uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza A - chamado tecnicamente de H1N1 - um vírius que já circula pelo mundo há algum tempo, por sinal. A Gripe Suína, na verdade, é causada por uma “nova versão” do H1N1 que possui material genético de vírus humanos, de aves e de suínos, incluindo elementos de suínos da Europa e da Ásia.

Quais são os sintomas? Quando eu fico cabreiro?
. Se você tiver febre alta de repente (maior que 38 graus) e tosse, podendo estes sintomas estarem acompanhados de: dificuldade respiratória, muita dor de cabeça, dor muscular e nas articulaçõess;
. Se você apresentar estes sintomas até 10 dias depois de contato com áreas afetadas pela doença (por enquanto não temos casos confirmados no Brasil);
. Se você apresentar estes sintomas depois de contato próximo, nos últimos 10 dias, com uma pessoa classificada como caso suspeito de contaminação.

Como esta doença é transmitida?
É transmitida do mesmo jeito que uma gripe, de pessoa para pessoa, principalmente pela tosse, pelo espirro, ou por secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas podem aparecer de 3 a 7 dias após o contato com o vírus e sua transmissão acontece, principalmente, em ambientes fechados (ônibus, metrô, escritórios com sistema de ar-condicionado central, etc.)

Existe tratamento para a Influenza Suína?
Sim, existe. Tem um remédio indicado pela Organização Mundial de Saúde que será usado, caso seja preciso. O Ministério da Saúde aconselha que nenhum medicamento seja administrado sem orientação médica.

Posso comer carne de porco e derivados?
Sem problemas! Mande ver na feijoada de quarta e no toicinho do sábado. A Organização Mundial de Saúde Animal e o Ministério da Agricultura não relataram nenhum caso de Influenza Suína transmitida pela ingestão de carne de porco.

Dicas de Prevenção:
. Lave bem as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer e antes de colocar os dedos nos olhos, na boca e no nariz.
. Evite colocar os dedos nos olhos, na boca ou no nariz depois de tocar em superfícies por aí (mesas, cadeiras, canos e alças de ônibus, balcões, etc.)
. Use lenços de papel (descartáveis).
. Ao tossir ou espirrar, proteja a boca e o nariz com um lenço de papel
. Em caso de suspeita ou confirmação da doença, não saia de casa no período de transmissão (até 5 dias após o início dos sintomas)
. Evite aglomerações e ambientes fechados
. Sempre que possível, mantenha os ambientes domésticos ventilados e recebendo a luz do sol. Estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes transmissores das doenças respiratórias
. Alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividades físicas são hábitos saudáveis que mantém boa a sua resistência e ajudam a manter a sua saúde
Para terminar, duas perguntas bastante frequentes que não estão neste comunicado:

1. Gripe Suína mata?
Pode matar, sim. Mas só se o doente não receber assistência médica ou se houverem outros problemas de saúde que compliquem o caso. Portanto, ao perceber os sintomas de uma gripe forte, daquelas que dão febre repentina e dores no corpo, vá para o hospital.

2. É pra ligar o botão do pânico?
Nãããao, não, não. Menos! Ainda não existe nenhum caso confirmado no Brasil. E, caso exista, lembre-se que nem todo mundo pega uma gripe. E que esta daí, mesmo sendo forte, tem cura. É feio, mas é gripe. E se você seguir as dicas de higiene deste post, dificilmente vai pegar!

5 comentários:

Cidadão Preocupado disse...

Gostaria de saber QUANDO é que a Secretaria de Saúde de Caçapava vai se movimentar no sentido de melhor informar à população, sobre a gripe suína e também montar esquemas de informações na Rodoviária e até mesmo na Praça da Bandeira?

Ligeirinho disse...

Acho que as autoridades estão esperando aparecer o primeiro caçapavense contaminado, para depois correr, né mesmo?

Anônimo disse...

Como o nosso amigo ligeirinho comentou ai nao vai aparecer ja apareceu e plo que fiquei sabendo j tem 3 caso aqui!!

Anônimo disse...

Pelo seu comentario ligeirinho nao estao esperando, pois ouvi comentario que ja esta com 3 casos de gripe suina aqui!!!

Anônimo disse...

assim como tudo no mundo caçapava é o ultimo lugar que a gripe suina quer chegar..