Taiadablog: Os cem anos do Regimento Ipiranga!!!

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Os cem anos do Regimento Ipiranga!!!


Na presença de autoridades civis, militares e eclasiásticas, O 6º BIL - Batalhão de Infantaria Leve Regimento Ipiranga de Caçapava comemorou nesta quinta-feira (30), seu 100º aniversário.

Entre os presentes o Comandante do 6º BIL, Tenente Coronel Dilson Gamarra Rodrigues, o Comandante Militar do Sudeste, General Esper, o Bispo da Diocese de Taubaté, Dom Carmo, e o prefeito de Caçapava, Carlos Vilela.

No início da solenidade, apresentação da Banda do 6º BIL, e homenagem a quatro pessoas que foram agraciadas com o título de “Cidadão Amigo do Batalhão”, pelos “bons serviços prestados”: o comandante da 3ª Cia. Da PM de Caçapava, Capitão Julio César Acioly Bastos; o presidente do Conseg de Caçapava, Kleber Eduardo Santos Lopes; o fotógrafo do 6º BIL, Crésio Correia Moraes e o diretor e proprietário do Portal AgoraVale/PindaVale, Carlos Marcelo César.

Um vídeo institucional lembrou as atividades desenvolvidas pela organização e o valor que o 6º BIL tem nas conquistas militares e civis do país6º Batalhão de Infantaria Leve Regimento Ipiranga é uma das unidades de gloriosas tradições da Infantaria Brasileira, com nome inscrito de maneira indelével na história militar do Brasil.

Criado em junho de 1908, constituído pelos 16º, 17º e 18º Batalhões, de origens históricas dos 27º, 34º e 14º BI, respectivamente, foi instalado em 22 de março de 1909 no quartel do Bairro da Soledade, em Recife, estado de Pernambuco. Transferido, em 07 de junho de 1909, para Curitiba, combateu, entre 1913-1915, os rebeldes na Campanha do Contestado, disputa territorial entre o Paraná e Santa Catarina.

Foi reorganizado, posteriormente, em 08 de fevereiro de 1918, na Avenida Ribeiro da Silva nº 28, Campos Elísios, em São Paulo. Mais tarde, foi transferido para Caçapava-SP, instalando-se na antiga Fábrica de Tecidos da Cia. Industrial Ltda., adquirida pelo Exército.

O primeiro juramento à bandeira dos recrutas, em Caçapava, realizado em 30 de junho de 1918, na associação caçapavense, teve como paraninfo Olavo Bilac, patrono do serviço militar.

O 6º BIL participou da Revolução Paulista de 1924; da Revolução constitucionalista de 1932; da Intentona Comunista de 27 de Novembro de 1935; integrou a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária na Itália durante a 2ª Guerra Mundial; foi a primeira tropa brasileira a entrar em ação, em 15 de novembro de 1944, e a unidade com maior números de jornadas em combate, entre outras.

Pela Portaria Ministerial Reservada Nº 024, de 19 de junho de 1995, foi transformado em 6º Batalhão de Infantaria Leve.

Nenhum comentário: