Taiadablog: Tucker Torpedo é a última estrela do MAC

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Tucker Torpedo é a última estrela do MAC


Remanescente de uma pequena frota de 51 veículos construídos por Preston Tucker nos Estados Unidos entre 1945 e 1949, encontra-se, infelizmente se acabando, no Museu do Automóvel de Caçapava este raríssimo exemplar de uma revolução na engenharia de veículos da época: o Tucker Torpedo!

O carro tinha diversas inovações, como o design aerodinâmico desenvolvido pela indústria da aviação, além de apresentar segurança muito avançada para a época, com cintos de segurança e compartimento deformável dos passageiros. O pára-brisas do Tucker Torpedo também recebeu uma atenção especial: ficava encaixado sobre uma espuma de borracha, fazendo com que ele saltasse para fora do carro em caso de colisão. Este carro também possui um farol central que se move acompanhando a direção do volante para iluminar nas curvas.

Para se ter idéia de como Preston Tucker se preocupava com a segurança dos passageiros, as maçanetas internas do veículo ficavam para dentro das portas para evitar que seus ocupantes se machucassem em caso de acidente. O interior do carro era todo acolchoado, inclusive o painel e o retrovisor interno, era de plástico flexível.

O Tucker Torpedo também tinha um sistema de suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas e era um carro com motor de 6 cilindros horizontais de 5,8 litro (9,6 litros na primeira versão), o mesmo usado no helicóptero Bell, dotado de uma potência de 150cv, capaz de atingir 190 km/h.

Os cilindros do Torpedo, em 1947, já eram alimentados por injeção de gasolina! Enfim, o Tucker Torpedo seria o carro dos sonhos de todos os americanos, por um preço que grande parte deles poderia pagar: apenas US$ 2.450,00.

O exemplar de Caçapava, encontra-se sem o motor Franklin original, que foi emprestado ao Museu do Automóvel de Bebedouro anos atrás, não sendo devolvido por motivos desconhecidos.

Carro chefe da frota atual do Museu do Automóvel de Caçapava, sua saída da cidade inviabilizaria, de vez, quaisquer tentativas de reativação do MAC!

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse carro tem que ser retirado daí o quanto antes e devidamente restaurado. Permancer abandonado nesse museu fará com que o carro seja perdido para sempre.
Espero que quem conseguiu retirar (e salvar)aqueles carros recentemente consiga tambpem tirar o Tucker em breve.

Unknown disse...

Infelizmente, mas infelizmente mesmo, tenho que concordar com o anônimo aí em cima! Esta jóia que é o Tucker Torpedo, único no País e um dos dois únicos fora dos Estados Unidos (o outro está no Japão) vai se acabar por completo se ficar por aqui, sem quaisquer perspectivas de restauro.
Espero que algum empresário deste País, consiga, um dia, adotá-lo, restaurá-lo e colocá-lo em exibição para que o mundo possa ver esta maravilha tecnológica!

Unknown disse...

amigos de caçapava ....vamos nos unir em busca da salvaçao do museu do auto movel de caçapava...ele eh um grande fato historico de nossa cidade vamos brigar por ele e nao deixar ele sai de nossa cidade....des de jah muito obrigado

Guilherme disse...

Gente eu assiti um video desse homem, ele lutou contra todas as barreiras, mais como seu carro seia muito barato quebrando as outras consecionaria, levantaram falso testemunho contra ele !! e um dos 51 carros dele está ai, dessa forma ?? só o Brasileiro não da valor ou que tem, só o Brasil e o Japão tem meu Deus que mundo é esse

Anônimo disse...

Does anyone know if the Tucker is still in Caçapava? We have heard in the U.S. that the car was recently smuggled out of Brazil. We hope this is not true and hope that this car will be restored so that everyone in Caçapava can enjoy it!

Unknown disse...

Prezado Mike:
Obrigado por ter entrado em contato.
Nosso projeto de reabertura do MAC foi completamente frustrado, em razão da inabilidade dos políticos caçapavenses, particularmente o atual prefeito e seus assessores que, ao tratar do assunto com a proprietária do Museu, (que se encontrava decidida a doar as instalações e veículos (estes, em comodato) para a cidade), o fizeram de forma amadora, desrespeitosamente, chegando mesmo a ofender a proprietária da Museu, que, em função disto, não quer mais falar do assunto com ninguém!
O veículo Tucker, ou que dele resta, ainda se encontra nas instalações do MAC aqui em Caçapava e não pode nem ao menos ser visto, uma vez que o administrador do prédio onde se encontram os veículos, lacrou todas as portas com tijolos e cimento, com a intenção de evitar furtos e roubos que estavam acontecendo.
Quanto à nossa luta pela reabertura do MAC, infelizmente, dado aos acontecimentos e às dificuldades de contatar a proprietária, resolvemos dar um tempo para, num que futuro (esperemos breve), possamos retornar ao assunto e reabrir o MAC.
Agradeço seu interesse e esperamos ter atendido suas dúvidas!
Abraços.

vanderlei disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.