Taiadablog: Vamos voltar à era das latas de lixo???

terça-feira, 7 de julho de 2009

Vamos voltar à era das latas de lixo???

Depois de mais um susto da Telefônica, com esta droga de Speedy que parece um vagalume, estamos retornando às postagens, até quando, só Deus sabe!

Ultimamente se tem falado muito, particularmente entre os ambientalistas, na eliminação das sacolas plásticas utilizadas há várias décadas pela população, calculando-se que até 1 trilhão de sacolas plásticas s]ao produzidas em todo o mundo, anualmente!

Grande parte delas, ainda vai continuar por mais de 300 anos, em algum lugar do planeta, voando ao vento, entupindo esgotos e bueiros e causando enchentes!

São encontradas até mesmo no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos mortos por sufocamento!

Várias redes de supermercados do Brasil e do mundo já estão sugerindo o uso de caixas de papelão e colocando à venda, sacolas de pano ou de plástico duráveis, para o transporte de mercadorias.

Agora, vejam bem, sou até mesmo favorável à substituição das sacolas plásticas conforme dito acima mas, práticamente, como vai se resolver o problema do lixo doméstico, que está intrinsicamente ligado?

Vamos voltar às antigas e colocar o lixo em latas retornáveis, as quais o lixeiro derrama o lixo no caminhão e devolve a lata? É claro que este assunto também tem que ser resolvido, não é?

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma solução seria acondicionar o lixo doméstico em sacolas de papel. Podem ser feitas através da reutilização de papel impresso com tinta, ou papelão, ou qualquer outro tipo de papel. Gasta menos água, gasta menos energia, é eficiente tanto quanto o plástico e o mais importante: é altamente biodegradável. Demora no máximo seis meses para ser digerido pelo meio ambiente.
Fonte(s):
Aluno de Engenharia Ambiental - UCB Universidade Católica de Brasília