Taiadablog: SMS o Telefone dos jovens!!!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

SMS o Telefone dos jovens!!!


O sonho acalentado durante muitos anos pelas operadoras de telefonia parece, enfim, estar se tornando realidade: aumentar consideravelmente o tráfego de dados via telefone celular que, hoje, raramente passa dos 10% da receita das empresas.

O SMS (Short Message Service, mais conhecido como torpedo) já é a forma de comunicação preferida dos jovens de muitos países, e no Brasil o fenômeno só cresce.É até fácil de entender: o SMS é mais fácil, menos invasivo e mais barato que as ligações de voz!

Toda essa facilidade faz com que os usuários busquem cada vez mais as mensagens de texto, incentivados inclusive pelas empresas desenvolvedoras de software, que já criaram versões de programas de comunicação instantânea (como MSN Messenger, GTalk, Yahoo! Messenger, etc) que rodam diretamente nos celulares, a fim de competir com a ferramenta de envio de SMS que já vem sendo oferecida pelas operadoras.

Em ambos os casos as empresas de telefonia lucram – e muito – uma vez que tais programas tiram partido das redes de telefonia para que as mensagens possam chegar ao destino final.

Afinal, quais são os riscos inerentes ao uso do SMS entre os jovens? Segundo psicólogos e psicanalistas ouvidos pelo jornal americano, o uso excessivo de SMS em celulares pode acarretar ansiedade, queda no rendimento escolar, estresse, insônia e distração, principalmente quando em ambiente escolar. De todos os problemas, a ansiedade é a mais preocupante, segundo estes mesmos especialistas.

É que quando envia uma mensagem, o jovem fica constantemente na expectativa de um retorno, que seja o mais rápido possível. Caso contrário, sente que está sendo rejeitado.

O último tópico é especialmente relevante porque as escolas já mostram preocupação como uso do celular em sala de aula. Muitas chegaram a proibir a entrada dos aparelhos, mas poucas conseguem de fato abolir o uso do celular pelos alunos.

Nenhum comentário: