Taiadablog: Julho 2009

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Auto-escola na contra-mão!!!


Se tem uma coisa que eu acho o fim da picada, é carro de Auto-escola desobedecer as regras de trânsito, andar em velocidade incompatível, estacionar em local não permitido e até mesmo andar na contra-mão de direção, como eu mesmo fui testemunha, dias atrás, quando uma moto de Auto-escola, atravessou toda a rua na contra-mão de direção e seu condutor o fez, de maneira consciente. Ele sabia exatamente o que estava fazendo!

Os erros destes profissionais, deveriam ser exemplarmente punidos e agravados com o dobro dos pontos em carteira, além de serem penalizados, também em dobro, nos aspectos pecuniários!

O que passa pela cabeça de um profissional destes, quando comete imprudencias de forma deliberada?

Influenza faz sua primeira vítima fatal no Vale do Paraíba!!!


Foi confirmada nesta data, a morte de uma mulher grávida contaminada pelo vírus Influenza A (H1N1), causador da gripe suína, a primeira em Jacareí e no Vale do Paraíba!

A.A.C.S, de 37 anos, faleceu no dia 22 de julho no Hospital Alvorada de Jacareí, após ter sido internada, dia 17 de julho, com sintomas de pneumonia. No dia seguinte ao óbito, a Vigilância à Saúde de Jacareí requisitou junto ao Hospital Alvorada, a ficha médica da paciente, sendo então coletado material para exames, que foi enviado ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Numa primeira fase, os resultados dos exames deram negativos para a ausência de contaminação pelo vírus Influenza, mas na segunda fase dos testes, confirmou-se a contaminação.

Todos os familiares da vítima passaram por observação, e não foi constatado nenhum sintoma de contaminação pelo vírus H1N1.

As autoridades sanitárias do vale do paraíba, devem unificar seus esforços e ações na prevenção ao contágio, mediante a adoção de planos emergenciais submetidos à todos os segmentos da sociedade envolvidos, fazendo gerar atitudes otimizadas, coerentes e lineares para que o pânico não se espalhe e também com vistas a evitar-se atitudes de pouco expressividade, como a prolongação do período de férias das escolas públicas e privadas, absolutamente sem contra-partidas uma vez que para tal, alega-se pretender evitar a aglomeração de pessoas num mesmo ambiente, esquecendo-se que, o jovem, sem aulas em sua escola, vai aos shoppings, e, pior, num ambiente com ar refrigerado, com exposição muito maior que na escola!

Outra situação a ser repensada, é a utilização ou não das máscaras cirúrgicas que, na opinião de grande número de profissionais da área da saúde, é ineficaz em razão de, por ser constituida de material descartável, tem duração de utilização prevista para 3 ou 4 horas, após o que, se faz necessária a troca!

Ora, ou as autoridades estimulam a população a utilizar as máscaras ou não, o que não pode é ficar nesta lenga a lenga, uns usam outros não, quem não usa critica, quem usa também, uma confusão!

Os cem anos do Regimento Ipiranga!!!


Na presença de autoridades civis, militares e eclasiásticas, O 6º BIL - Batalhão de Infantaria Leve Regimento Ipiranga de Caçapava comemorou nesta quinta-feira (30), seu 100º aniversário.

Entre os presentes o Comandante do 6º BIL, Tenente Coronel Dilson Gamarra Rodrigues, o Comandante Militar do Sudeste, General Esper, o Bispo da Diocese de Taubaté, Dom Carmo, e o prefeito de Caçapava, Carlos Vilela.

No início da solenidade, apresentação da Banda do 6º BIL, e homenagem a quatro pessoas que foram agraciadas com o título de “Cidadão Amigo do Batalhão”, pelos “bons serviços prestados”: o comandante da 3ª Cia. Da PM de Caçapava, Capitão Julio César Acioly Bastos; o presidente do Conseg de Caçapava, Kleber Eduardo Santos Lopes; o fotógrafo do 6º BIL, Crésio Correia Moraes e o diretor e proprietário do Portal AgoraVale/PindaVale, Carlos Marcelo César.

Um vídeo institucional lembrou as atividades desenvolvidas pela organização e o valor que o 6º BIL tem nas conquistas militares e civis do país6º Batalhão de Infantaria Leve Regimento Ipiranga é uma das unidades de gloriosas tradições da Infantaria Brasileira, com nome inscrito de maneira indelével na história militar do Brasil.

Criado em junho de 1908, constituído pelos 16º, 17º e 18º Batalhões, de origens históricas dos 27º, 34º e 14º BI, respectivamente, foi instalado em 22 de março de 1909 no quartel do Bairro da Soledade, em Recife, estado de Pernambuco. Transferido, em 07 de junho de 1909, para Curitiba, combateu, entre 1913-1915, os rebeldes na Campanha do Contestado, disputa territorial entre o Paraná e Santa Catarina.

Foi reorganizado, posteriormente, em 08 de fevereiro de 1918, na Avenida Ribeiro da Silva nº 28, Campos Elísios, em São Paulo. Mais tarde, foi transferido para Caçapava-SP, instalando-se na antiga Fábrica de Tecidos da Cia. Industrial Ltda., adquirida pelo Exército.

O primeiro juramento à bandeira dos recrutas, em Caçapava, realizado em 30 de junho de 1918, na associação caçapavense, teve como paraninfo Olavo Bilac, patrono do serviço militar.

O 6º BIL participou da Revolução Paulista de 1924; da Revolução constitucionalista de 1932; da Intentona Comunista de 27 de Novembro de 1935; integrou a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária na Itália durante a 2ª Guerra Mundial; foi a primeira tropa brasileira a entrar em ação, em 15 de novembro de 1944, e a unidade com maior números de jornadas em combate, entre outras.

Pela Portaria Ministerial Reservada Nº 024, de 19 de junho de 1995, foi transformado em 6º Batalhão de Infantaria Leve.

Roubo de informações pela Internet!!!

Para realizar transações financeiras e obter informações via Internet, os clientes devem conhecer os riscos a que podem estar sujeitos e quais as medidas preventivas que devem adotar para evitá-los.

As recomendações aos clientes com essa finalidade são as seguintes: Mantenha antivírus atualizado instalados no computador que utilizar para ter acesso aos serviços bancários; Troque a sua senha de acesso ao banco na Internet periodicamente; Só utilize equipamento efetivamente confiável.
Não realize operações em equipamentos públicos ou que não tenham programas antivírus atualizados nem em equipamento que não conheça. Existem programas - denominados Cavalos de Tróia - utilizados por fraudadores para capturar as informações do cliente quando digitadas no computador;

Não execute aplicações nem abra arquivos de origem desconhecida. Eles podem conter vírus, Cavalos de Tróia e outras aplicações prejudiciais, que ficam ocultas para o usuário e permitem a ação de fraudadores sobre sua conta, a partir de informações capturadas após a digitação no teclado;
Use somente provedores confiáveis. A escolha de um provedor deve levar em conta também seus mecanismos, políticas de segurança e a confiabilidade da empresa;

Cuidado com e-mails não solicitados ou de procedência desconhecida, especialmente se tiverem arquivos "atachados" (anexados).

Correspondências eletrônicas também podem trazer programas desconhecidos que oferecem diversos tipos de riscos à segurança do usuário.

É mais seguro "deletar" os e-mails não solicitados e que você não tenha absoluta certeza que procedem de fonte confiável. Tome cuidado especialmente com arquivos e endereços obtidos em salas de bate-papo (chats).
Alguns desses chats são freqüentados por hackers ;Evite sites arriscados e só faça downloads (transferência de arquivos para o seu computador) de sites que conheça e saiba que são confiáveis.

Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois geralmente incorporam melhores mecanismos de segurança. Quando for efetuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras, você pode certificar-se que está no site desejado, seja do banco ou outro qualquer, "clicando" sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece quando se entra na área de segurança do site.
O certificado de habilitação do site, concedido por um certificador internacional, aparecerá na tela, confirmando sua autenticidade, juntamente com informações sobre o nível de criptografia utilizada naquela área pelo responsável pelo site (SSL). Não insira novos certificadores no browser (programa de navegação), a menos que conheça todas as implicações decorrentes desse procedimento.

Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco. Se estiver em dúvida sobre a segurança de algum procedimento que executou, entre em contato com o banco. Prevenção é a melhor forma de segurança.
Em caso de dúvida, procure por seu banco e pergunte que medidas de proteção estão sendo tomadas quanto à segurança das transações on-line.
Os meios de comunicação estão permanentemente divulgando dicas de segurança aos usuários da Internet. Mantenha-se atento!
Fonte: Febraban

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Lei anti-fumo entra em vigor em 07 de Agôsto!!!


Entra em vigor, à partir do próximo dia 07 de agosto, a Lei Anti-Fumo, patrocinada pelo Governo do Estado, cuja abrangência, atinge bares, restaurantes e condomínios, sobrando ainda muitas dúvidas de interpretação, que, certamente, serão dirimidas aos poucos.

Uma coisa é certa, no entanto, os bares e restaurantes, além dos prédios e condomínios devem deixar bem claro aos moradores, da proibição do fumo em áreas comuns, áreas fechadas ou parcialmente fechadas de uso coletivo como escadas, elevadores, corredores e garagens!

É imprescindível que os síndicos façam assembléias nos condomínios, para orientar moradores, visitantes e funcionários, com relação ao cumprimento das novas regras, bem como os procedimentos para coibir eventuais falhas e abusos.

Devem ser fixados avisos em locais de circulação, portarias, quadros de aviso, elevadores e áreas de recreação, visando informar a todos da proibição, bem como das eventuais penalidades a serem aplicadas contra os transgressores!

Hoje tem sorteio de casas populares na Taiada!!!


A Prefeitura de Caçapava, realiza daqui a pouco, às 14h30, no Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali, o sorteio das vinte e oito casas que serão distribuídas para as primeiras famílias beneficiadas da área de risco da Vila Paraíso.

As casas foram construídas dentro do programa FINHIS – Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. Para fazer a seleção das famílias, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social fez um levantamento e estudo sócio-econômico de todas as famílias localizadas na APP (Área de Proteção Permanente) do Rio Paraíba do Sul.

O levantamento começou em 2005 e foi atualizado em novembro de 2008. O critério para a escolha das primeiras vinte e oito famílias foi a consideração das famílias com maior número de crianças, de idosos e ou deficientes. De acordo com a Administração as demais famílias também serão beneficiadas em etapas posteriores.

As casas populares foram construídas dentro do bairro em terreno doado pela Prefeitura. De acordo com a assistente social que acompanha o programa, Shirley Brito Rodrigues, houve a preocupação em não distanciar as famílias do local onde estão acostumadas. “Não queríamos que as famílias tivessem que mudar as crianças da creche e das escolas em que estão acostumadas”, disse.

Durante e após a seleção, uma série de reuniões sócio-educativas foram realizadas com as pessoas para orientá-las. Temas como economia doméstica, economia de energia, geração de renda, como se relacionar com o vizinho, criação de cooperativas foram abordados. Mesmo depois da mudança, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social vai acompanhar as famílias pelo período mínimo de nove meses.

Depois de receberem a informação sobre o número da casa em que vão morar, a próxima etapa será a mudança, que deverá acontecer no início de agosto com o apoio da Secretaria de Obras da Prefeitura. As antigas casas em situação de risco serão demolidas e a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente começará um projeto de reflorestamento da área. As famílias beneficiadas com as novas casas pagarão uma taxa simbólica por um período de três anos.

Comunicado da PMC sobre a Gripe Suína H1N1 !!!


A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação e com o apoio da Fusam - Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava e da Secretaria de Saúde – realiza uma reunião e palestra com os diretores, vices e orientadores pedagógicos das escolas municipais para discutirem as medidas a serem tomadas contra a Influenza A (H1N1).
O encontro acontece no auditório da Secretaria de Educação, às 14h desta tarde, 30 de julho.

O objetivo é preparar estes profissionais para a volta às aulas e os cuidados que devem ser tomados na escola para evitar a contaminação das crianças. Serão cerca de sessenta profissionais que assistirão à palestra ministrada pela Coordenadora de Controle de Infecção Hospitalar, Andreza Shimenes, da Fusam.
Serão exibidos filmes do Ministério da Saúde e discutidos os meios de prevenção e condutas.

Maiores informações, com a Srta. Elis Rodrigues, Assessora de Imprensa, no fone Tel.: (12) 3654-6608
Ótima providência! Sugiro que se coloque todo o pessoal da área de saúde, envolvido com o tema, principalmente nas áreas menos desenvolvidas da cidade!

Confirmados 3 casos de Gripe Suína H1N1 na Taiada!!!


Meus amigos, a coisa está começando a ficar preta na Taiada: já temos a confirmação de tres casos de Gripe Suína H1N1, em pacientes que já estão sob o controle das autoridades sanitárias do município!


É extremamente necessário, que a Secretaria de Saúde, monte um plano de emergência, para melhor informar à população quanto aos riscos e quais as medidas preventivas a serem adotadas.

O assunto está sendo razoávelmente tratado por parte da grande imprensa mas, o povão, o zé povão, não lê jornais: ele só escuta a rádio peão que está sempre ligada!

Acho que este informal canal de comunicação, tem que ser usado agora, já, antes que se perca o controle desta crise!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Motoboy na contramão!!!


Está cada dia mais dificil de se ver um motoboy (estes que fazem entregas rápidas!), dirigindo sua moto dentro dos limites impostos pela legislação!

São useiros e vezeiros de andar em alta velocidade, na contramão, e pilotando suas motos de forma agressiva e desrespeitosa com pedestres e motoristas em geral.

Por força da legislação e por conta da fiscalização de trânsito, certamente que herdarão prejuízos financeiros advindos de multas e até mesmo pelos consertos que terá que fazer em seu veículo mas, o principal, o que de fato resolverá a questão, em caráter definitivo, seria a vital participação de quem os contrata!

Claro que, independentemente de qualquer coisa, quem contrata, responde solidáriamente, em caso de acidentes mas, seria de bom tom, que o contratante se dispusesse a somente contratar o motoboy, se o mesmo cumprisse algumas regras de convívio harmonioso com a sociedade, tipo: andar uniformizado com identificação do contratante à vista, pilotar respeitando as normas de trânsito e também aos pedestres e outros veículos, pilotar defensivamente, etc.

É claro que desta forma, os motoboys ganhariam o respeito da população, além de demonstrarem as preocupações de respeito ao próximo do contratante!

Todos só teriam a lucrar, não é?

2º Festival de Voo Livre!!!


O CPBVL (Clube Pedra do Baú de Voo Livre) estará promovendo, dias 15 e 16 de Agôsto próximos, o 2º Festival de Voo Livre da Pedra do Baú, evento em homenagem ao importante monumento natural na Serra da Mantiqueira.

A rocha está dentro do município de São Bento do Sapucaí e fica a 1950 metros de altitude acima do nível do mar, sendo uma das grandes atrações turísticas da montanha, onde são realizados campeonatos de voo livre, escaladas esportivas e passeios.


No dia 12 de agosto de 1940, os irmãos João e Antônio Teixeira de Sousa escalaram pela primeira vez Pedra do Baú, também conhecida por Complexo do Baú, composto por três formações rochosas: Bauzinho, Ana Chata e Pedra do Baú.

Os organizadores informam que haverá transporte para subida na rampa, lanche, resgate e também comercialização de uma camiseta do evento.

Ninguém respeita o PROCON!!!


Meus amigos: o PROCON vem a publico para informar de nova lei para as viagens de ônibus, visando a proteção dos direitos do consumidor.

Aquele lance de ser indenizado se a viagem atrasar, de poder devolver sua passagem caso resolva não viajar, etc. e tal!

Acho que é mais uma lei que não vai pegar pois, neste País, as empresas de transporte de passageiros e cargas estão deitando e rolando nas costas dos passageiros e nada lhes acontece, já há muito tempo!

E tem mais, se alguma lei editada pelo PROCON, viesse, de fato a trazer alguma indenização para o consumidor, ele já estaria morto há muito tempo, não é?

Acho que o PROCON tem que se preocupar mais com as leis que já existem e NÃO SÃO CUMPRIDAS pelas empresas, principalmente as do ramo de telefonia, não é?

Se as empresas não cumprem, tem que ser multadas e até mesmo fechadas, conforme a legislação! Porque não o são?


A falta que nos faz uma máquina que emite senhas!!!


A modernidade que se incorpora ao cotidiano de nossas vidas, acaba por deixar um rastro de benefícios e facilidades, dos quais não mais abrimos a mão, justamente em razão de proporcionar conforto, segurança, e praticidade, na maioria dos casos, ao contrário do que dizem os saudosistas!

Tem gente que ainda tem saudades dos controles bancários através daquela ficha amarela, onde o funcionário do banco, anotava, todos os dias, ao crédito ou débito das contas correntes!

Ou ainda também tem gente, que, com medo do computador, acaba por datilografar textos compridíssimos, na velha Remington, para a qual nem existe mais manutenção!

Ainda tem gente, que procura emprego, entregando Curriculum na portaria das fábricas, desconhecendo que esta situação, hoje em dia, é todo efetuado através da internet! Muito mais confortável e seguro!

Eu, por exemplo, reclamo, e muito, dos Correios de Caçapava, em razão de não providenciarem, de imediato, à manutenção daquela máquina que emite senhas para os clientes!

Com a máquina em funcionamento, é uma tranquilidade, pode-se esperar sentado, sem atropelos e correrias, e com o humor lá em cima, né?

Sem a máquina, tem que se esperar de pé, numa fila que constantemente é atropelada pela ansiedade dos espertalhões de sempre, o que dificulta, e muito, principalmente aos idosos, cujo atendimento preferencial, também é prejudicado!

A imagem desta máquina de senhas quebrada, não é compatível com a boa imagem que os Correios tem perante a opinião pública e acho que a nova gerente Renata Christine dos Santos(assumiu há alguns dias), poderia nos dar um agrado e providenciar a devida manutenção do equipamento, não é mesmo?

Homologação trabalhista só com reza braba!!!


Meus amigos: ao contrário do que noticiamos há algum tempo atrás, continuam as dificuldades dos empregados que necessitam fazer homologações trabalhistas no PAT de Caçapava, em razão do atendimento pelo Fiscal do Trabalho, que só atende uma vez por semana, obrigando os vários escritórios de contabilidade da cidade, a esperar até a ultima segunda feira de cada mês, para marcar as homologações dos empregados que saíram durante o mês em vigor!

Além disto, reclama-se que para marcar a homologação, os escritórios tem que mandar um representante bem cedo, para pegar a senha pois só é marcado um pequeno número de homologações, ficando as demais, para o próximo mês!

É estranho que esta situação ocorra, ainda mais quando o representante maior, o governo Federal, encontra-se nas mãos de políticos ligados ao Partido dos Trabalhadores e, justamente por isto, deveriam contentar melhor a classe, em todos os níveis! Ou estou falando abobrinha?

Esta sacanagem, acaba fazendo com que alguns empregados, levem até dois meses para sacar o FGTS e dar entrada no seguro-desemprego! Isto é inadmissível!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Indefinições da Gripe Suína H1N1 !!!


Várias entidades e escolas públicas e privadas, (inclusive aqui da Taiada), não só da região, como também da capital e de dezenas de cidades do interior paulista, estão adiando o retorno das férias escolares, com receio das implicações relacionadas à possíveis contaminações pelo vírus da Gripe Suína H1N1!

As autoridades sanitárias, encontram-se completamente perdidas, uma vez que por um lado, alardeiam que a epidemia está controlada e os números estão bem aquém dos relacionados à gripe normal mas, por outro lado, prolongam as férias das escolas estaduais e municipais, receosos da possibilidade de surgimento de focos da doença.

A população, por sua vez, segue orientações cada vez mais técnicas, encarando o uso de máscaras como "excesso de zelo", situação que, na opinião de alguns especialistas, é extremamente necessária!

Com a indefinição das autoridades, temos que apelar aos céus e à proteção divina para superarmos mais este desafio! Isto, se conseguirmos sobreviver aos desatinos políticos que se agravam, neste momento, no País!

Pasquim engana leitor


Jornal de circulação razoável de São José dos Campos e região (único na cidade) tem utilizado expedientes vergonhosos pela web, na tentativa de cativar novos assinantes!

Ao acessar o sítio do jornal e se interessar por uma reportagem, o leitor é direcionado para o Noticiário Regional que, no entanto, o leva a fazer um longo cadastramento, onde é obrigado a colocar todas as suas informações cadastrais, número de documentos, telefones, endereço, etc., com a promessa de que logo após este, será liberado o acesso ao restante da reportagem pretendida pelo leitor.

Entretanto, esta liberação não ocorre e caso insista, o leitor é direcionado novamente para o cadastramento e não consegue nunca o acesso à reportagem pretendida!

Duas ou tres horas depois de desistir e com o cadastramento feito, o leitor recebe um telefonema, da área de assinantes do jornal, oferecendo uma assinatura do referido! Mas não explica o ocorrido com o leitor!

Esta molecagem é coisa de espertalhão, não de gente esperta! Serve para enganar trouxa e acaba criando, aos razoávelmente esclarecidos, repulsa imediata para qualquer nova tentativa de comprar ou ler o pasquim!

Cidade Crônica!!!



O colunista (Clareira Aberta) do Jornal Via Vale de Caçapava, Washington Reis, lançou recentemente seu primeiro livro intitulado Cidade Crônica, onde reúne alguns de seus melhores artigos para brindar amigos e leitores!

Ao preço de R$ 20,00, o livro está sendo vendido no Planeta Letra e no Museu do Livro!

Sou um admirador dos trabalhos do mineirim Washington, que é muito LISO nos textos e reúne os principais requisitos, para o escritor de seu nível: dom e motivação!
Vejam, por exemplo, em seu livro, dentre outras, a crônica "O Fantasma que lia postes" página 29 ou ainda "Ir de Bicicleta Até as Estrelas", na página 43! São ótimas!
O minha crônica preferida, no entanto, infelizmente não está neste livro: "O cozinheiro e o Jornalista", foi publicado no dia 26 de junho de 2009, no jornal Via Vale e trata-se de uma obra de arte do Washington!

Ao jovem escritor, nossos parabéns! Esperamos, ansiosos, pelos demais livros!

Nova fábrica da Embraer será em Portugal!!!


A Embraer comunicou nesta data, que deverá iniciar a construção de uma nova unidade industrial na cidade de Évora, Portugal.

A nova instalação deverá ter 15 mil metros quadrados, devendo ser concluída até o fim de 2011, e fabricará estruturas complexas de aeronaves e componentes em compósitos, contando com processos de produção de última geração e seguirá os conceitos de manufatura enxuta (lean manufacturing).

O investimento total estimado para a instalação, é de 48 milhões de Euros, montante já incluído, totalmente, no planejamento financeiro da empresa.

A cidade de Évora, é a capital da região do Alentejo (130 km ao sul de Lisboa), em Portugal, e desempenha papel importante como centro agrícola e de serviços, sendo sede da Universidade Estadual de Évora e o hospital distrital e incentivou o desenvolvimento do setor aeroespacial, criando um parque da Indústria Aeronáutica, onde a Embraer será a primeira empresa a se instalar!

Novo valor do Bolsa Família vai ser pago em Setembro!!!


O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que o novo valor do Bolsa Família começará a ser pago a partir de setembro. No entanto, ele não adiantou qual será o percentual de reajuste do benefício. “Até o final deste mês ou comecinho de agosto, (o índice de aumento) vai estar resolvido.”

No início de julho, já havia sido informado que o governo avalia vários cenários para conceder o reajuste. Ela disse também que o governo estuda uma política permanente de reajuste para o programa.

Atualmente, o Bolsa Família beneficia cerca de 11 milhões de famílias e a estimativa é de que chegue ao final do ano com mais de 12 milhões de famílias.
Agora só falta o govêrno reajustar também, as mensalidades dos alunos que recebem pelo PROUNI, que encontram-se defasadas há quase cinco anos!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Vinho tinto pode aumentar a libido feminina!!!


Uma pesquisa de uma universidade italiana afirma que o consumo moderado de vinho tinto pode aumentar a libido sexual feminina. O estudo da Universidade de Florença foi feito com 798 mulheres italianas entre 18 e 50 anos na região de Chianti, na Toscana.

Elas foram classificadas em três grupos conforme o hábito diário de consumo de vinho: as que consomem entre uma ou duas taças de vinho, as que não consomem vinho e as que bebem mais de duas taças.

O grupo que apresentou os maiores índices de desejo sexual foram as mulheres que consomem uma ou duas taças de vinho por dia, segundo a pesquisa

As mulheres - todas consideradas sexualmente saudáveis - responderam questionários com 19 perguntas sobre sexualidade. Os questionários medem o índice FSFI (Female Sexual Function Index, em inglês), uma medida usada em outros estudos científicos sobre sexualidade feminina.

O grupo que apresentou os maiores índices de desejo sexual, de acordo com as respostas dos questionários, foram as mulheres que consomem uma ou duas taças de vinho por dia, e os estudos sugerem potencialmente uma correlação entre o consumo de vinho tinto e melhor sexualidade!
Fonte: BBC

Informações sobre Lavoisier!!!


Meus amigos: estou absolutamente impressionado com a grande quantidade de emails que estamos recebendo com relação ao ocorrido com o Sr. Lavoisier Pereira de Morais, preso em abril passado, na cidade de Juazeiro do Norte!

Gente de todo o País, de norte a sul, leste a oeste, tem dado testemunho de que o citado cidadão é pessoa de bem e pode ter sido enganado por terceiros, que o colocaram na raiz de caso de estelionato, que o jogou nas teias da justiça!

Nosso interesse no assunto, é meramente informativo, enquanto procuramos citar uma pessoa que conviveu em Caçapava por algum tempo, onde comercializava pneus, numa loja na Av. Brasil.

Estamos, inclusive, tentando contatos com as autoridades policiais daquela cidade, com vistas a descobrir maiores detalhes do assunto, para melhor informar nossos leitores!

Pedimos aos nossos leitores, que nos ajudem a descobrir novas informações sobre o assunto, colocanmo-nos à disposição, inclusive para receber o Sr. Lavoisier em nosso blog, para que o mesmo preste quaisquer esclarecimentos relacionados.

A revolta dos alunos de escolas públicas!!!


Estamos de volta!

Recebemos a informação de uma professora, que encontra-se revoltada em razão de presenciar, diariamente, a atuação de alguns de seus colegas, maus profissionais, que sabedores que o Estado não desconta-lhe as horas de faltas sem justificativas, aproveitam para prestar serviços em estabelecimentos particulares, faturando salários dos dois lados, o que, além de provocar danos ao ano letivo e ao processo de ensinamento dos alunos, acaba por provocar danos financeiros aos cofres do Estado!

Tal prática, de não se descontar as faltas injustificadas dos professores, é uma indecência para toda a classe, nivelando bons e maus profissionais, com irreversíveis prejuízos para todos os lados!

Isto tudo, vejam vocês, sem contarmos que as escolas estaduais, em sua grande maioria, como vemos constantemente na TV, estão em péssimas condições de manutenção, telhados com goteiras, vidros quebrados, carteiras escolares danificadas, o que nos leva a considerar que os seus alunos, são os verdadeiros heróis de toda esta história porque, além de enfrentarem a classe dos professores, com toda esta história de corporativismo, ainda tem que enfrentar os maus políticos, aqueles que comprar material de quinta para a escolas e depois as deixam ao Deus dará!

Gostaríamos de ver aqui manifestada, a opinião do Sindicato dos Professores, principalmente em relação ao assunto das faltas!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Ônibus executivo vai parar dia 27!!!


Com a paralização de duas faixas da Av. Paulista , rumo Consolação, populares realizaram um protesto, debaixo de chuva, contra a restrição de veículos fretados em São Paulo, que deve ocorrer à partir do dia 27 de Julho próximo!

Ônibus, microônibus e vans que fazem transporte fretado não poderão mais circular numa área de 70 quilômetros quadrados, a partir da região da Sé, sendo obrigados a parar em um dos 14 pontos que ficam nos limites da zona de restrição, e os passageiros devem concluir o restante do trajeto de metrô, trem ou de ônibus metropolitano.

O Sindicato das Empresas de Fretamento do Vale do Paraíba informou que cerca de 40 ônibus, os populares "Executivos", fazem o trajeto diariamente da região para São Paulo e que as novas regras vão prejudicar empresas e passageiros.

Prefeito de Taubaté é cassado de novo!!!

Prefeito Roberto Peixoto

O Prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, e sua Vice Vera Saba, tiveram seus mandatos cassados, pela segunda vez em 30 dias, pela Justiça Eleitoral, acusados de não declarar doação recebida de empresários, no valor de R$ 130 mil Reais, para a campanha!

Visando evitar tumultos na administração da cidade, ele só deixará o cargo, após o julgamento final da ação!
Vice Prefeita Vera Saba

Peixoto já tinha sido cassado no mês passado, acusado de oferecer terrenos em troca de votos na eleição passada, estando até hoje no cargo dado à liminar que suspende temporáriamente a decisão!

Os advogados do Prefeito Roberto Peixoto e da Vice Vera Sabba, negam as acusações e informam que vão recorrer da decisão da Justiça Eleitoral.Caso Peixoto seja mesmo condenado em última instância, quem assume a prefeitura é o segundo colocado na eleição, Padre Afonso Lobato, do Partido Verde.

Máscara cirúrgica protege contra H1N1!!!



Já estamos observando aqui na Taiada, a exemplo de outras cidades, pessoas circulando pelas ruas com máscaras cirurgicas, visando proteger-se de eventual contágio pelo vírus da Gripe Suína!

Não se pode dizer que é uma exagero por parte dos taiadas, uma vez que a contaminação, com o referido vírus, só faz crescer, aumentando também, e proporcionalmente, o número de vítimas fatais!

Recomenda-se à população utilizar os meios de proteção divulgados pelas autoridades sanitárias e lavar sempre as mãos com sabão ou desinfetante.

Quaisquer anormalidades, tipo febre ou tosse constante, dirigir-se ao Posto de Saúde ou hospital da cidade!
Enquanto isto, a Secretaria de Saúde da PMC, neca!

Cuidados com as gripes!!!


CD pirata por 5 "Real"!!!


Coisas que eu gostaria de um dia entender: existe uma gritaria medonha em razão da venda aberta de CDs pirata para todos os lados, através de marreteiros, que enchem nossas praças e mercados com suas indefectíveis banquinhas!

Eles, por incrível que possa parecer, vendem uma cópia pirata do último filme lançado ontem nos EUA, por R$ 5,00, frustando o comércio legal e provocando a ira de artistas e cantores com alegações de prejuízos financeiros sem conta!

No entanto, todas as cidades estão abarrotadas de barraquinhas que vendem CD pirata, nas barbas das autoridades e nada acontece!

Basta ver na feira junto ao Mercado Municipal, aos sábados e também nos domingos, além das imediações da Igreja Matriz de São João Batista! Tá cheio de barracas!

Outra coisa: também vendem programas de computador piratas!
Fica-nos claro, que este trabalho de formiguinha, acaba alimentando um outro mercado muito mais rentável, também ilegal e proveitoso, não é mesmo?

Fotos que marcaram o mundo!!!

Uma das fotos que impressionam!


Vejam, no link abaixo, um rol de fotos que marcaram o mundo nos últimos tempos. São realmente impressionantes e nos levam à profunda reflexão!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Dentuça, gorducha e sem teto!!!


Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e companhia terão de procurar uma casa nova. Depois de 16 anos ocupando uma área de 9 000 metros quadrados no Shopping Eldorado, em São Paulo, o Parque da Mônica terá de deixar o local. Os administradores não quiseram renovar o contrato e pediram a saída imediata do parque!

Depois de negociações com Mauricio de Sousa, estabeleceram que a desocupação será feita no início do próximo ano. O Eldorado alega mudança no perfil de seus frequentadores e falta de investimentos dos proprietários no parque para pedir a saída da Turma da Mônica.

Já Mauricio de Sousa apela para o sentimentalismo com mensagens no Twitter lembrando dos bons momentos do parque e tenta na Justiça uma decisão para permanecer no local por mais tempo.

O Shopping Eldorado não podia escolher uma hora pior que esta, só para atrapalhar as comemorações dos 50 anos do grande Mauricio!

Beldades dos anos 60/70!!!

Normalistas do Colégio Caçapavense nos anos 60/70
clique na foto para ampliar


Aproveitando que abri meu baú de fotos antigas, mostro-lhes agora, foto das beldades do Colégio Caçapavense nos anos 60/70.
Não importa a altura de cada uma delas mas a saia de todas sempre tem o mesmo comprimento!
Que fofas!!!
(Professoras Julieta Pacheco e Dona Zélia Lara Ramalho)

Turminha braba!!!

Foto tirada no dia do casamento do Lacava (Papai Noel)
clique para ampliar






Nossas homenagens à esta turminha que não nos deixa esquecer os tempos bons de outrora. Acho que deveriam reunir todos, novamente!
Está quase todo mundo aí!

Todo mundo quer ir a Campos do Jordão!!!


Campos do Jordão vai receber hoje e até o dia 28 de julho, a Carreta da Saúde para o atendimento de pacientes pré-agendados, atendendo à exames e procedimentos do SUS (Sistema Único de Saúde), com serviços gratuitos à população e aos turistas.

Seria bastante interessante se a Carreta da Saúde, pudesse atender os moradores de Campos do Jordão, FORA da temporada, não é mesmo? Porque o turista que sobe a serra, não precisam de atendimento do SUS, concordam?

É impressionante o que estes funcionários públicos inventam para ir a Campos do Jordão na temporada, por conta da gata: é fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas, da Carreta da Saúde, Vigilância Sanitária (estadual), Fiscalização de Combustíveis, ANP, PROCON-SP, etc. e tal.

Tudo isto em plena temporada, com diárias pagas pelo estado!

Acabou a temporada, babau! Não fica ninguém prá contar a história!

Manutenção do Trem Bala será em São José!!!


A oficina de manutenção e operação do Trem Bala, que vai ligar as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, será em São José dos Campos.

A notícia foi confirmada ontem pelo prefeito Eduardo Cury, em entrevista a Radio Bandeirantes.

O investimento deve atrair empresas prestadoras de serviços e pode gerar milhares de empregos diretos e indiretos em toda a região.

A Fanfarra do Prof. Raif Mafuz!!!


No domingo, dia 26 próximo, ocorrerá, à partir das 8 horas da manhã, em Jambeiro, o 2º Concurso de Fanfarras e Bandas, cuja classificação, contará como fase eliminatória do Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas.

Patrocinado pela Prefeitura Municipal de Jambeiro e OCIFABAN (ONG Cultural de Incentivo as Fanfarras e Bandas), o concurso contará com cerca de 25 fanfarras e bandas do Vale do Paraíba!

Esta beleza de concurso, nos faz lembrar dos bons tempos em que o Prof. Raif Mafuz era Diretor de nossa escola, na época Escola Estadual Machado de Assis e, como aficcionado pela música e hinos das fanfarras, acabou por dotar nossa escola, da maior fanfarra do Vale do Paraíba, que chegou a ganhar dois ou três campeonatos estaduais, com muito brilho!

Fui um dos ilustres participantes desta fanfarra, corneteiro em fá maior, e até hoje me orgulho daqueles tempos em que, para se entrar na escola, o aluno tinha que passar pelo crivo do diretor Raif, que fiscalizava, à entrada, o corte de cabelo e detalhes do uniforme!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Curso para Criadores de Equinos


A prefeitura de Caçapava, em parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural, oferecem nos dias 3 a 8 de agosto, o curso gratuito de Casqueamento e Ferrageamento de Equinos.

O curso é destinado a produtores, criadores e trabalhadores rurais, voltados diretamente para o trato destes animais, e será ministrado pelo treinador de cavalos Hamilton Bezerra de Lima.

As aulas ocorrerão no Rancho Canto Verde, das 8 às 17 horas e as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, à Rua Marechal Eduardo Sócrates, 254 – Vila Dr. Rosalvo, e estarão disponíveis quinze vagas no total aos participantes!

Curso para Gestantes no Cine Vogue!!!


A prefeitura de Caçapava, em parceria com a Cooperativa Médica do município e com a Câmara Municipal, oferecem um curso gratuito para gestantes, a ser realizado no próximo dia 11 de agosto.

O curso acontece no Cine Vogue, das 18h30 às 21 horas, sendo ministrado pela equipe da Cooperativa Médica e terá sorteio de brindes entre as participantes.

Ao todo são oitenta vagas, com direito a acompanhante, e as inscrições podem ser feitas na Câmara Municipal, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

Paguem prá ver!!!


Joaninhas não têm orelhas!!!

Não precisa ser agressivo!!!


Meus amigos: temos publicado algumas postagens, relacionadas com a classe política (vereadores, Prefeito Municipal e Secretários), além de outras personalidades locais que, muito embora, no entender de nosso blog, estejam devendo à população, não podem e não devem ser alvo de agressividades gratuitas, palavreados chulos e de baixo calão e até mesmo indevidas acusações não comprovadas, como as que temos recebido de alguns de nossos leitores anônimos.

É facílimo acusar sem provas e isto nos reservamos o direito de não fazer e este é o principal motivo de não publicarmos emails como os que recebemos hoje, relacionados à postagem sobre o Secretário Fabrício!

Peço aos anônimos que sempre nos acompanham, que evitem acusações deste nível pois, invariávelmente, seus comentários, submetidos todos à prévia aprovação, serão descartados, de imediato.

Secretário de Cultura da Taiada tem 3 empregos políticos!!!



Notícia veiculada em jornal regional, dá conta de que o secretário de Cultura de Caçapava, Fabrício Correia (PSC), acumula atualmente pelo menos outros dois empregos fora da prefeitura, ambos de natureza política.

Desde 2007, o jornalista responde -e recebe- pelo cargo de diretor técnico do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira).

Há três meses, ele passou a atuar também como assessor do deputado federal pastor Roberto Alves (PTB), de quem recebe pagamentos por meio de pessoa jurídica.

terça-feira, 21 de julho de 2009

O domínio da droga e da violência!!!

Voltamos, novamente, a falar do mal que as drogas estão causando à sociedade, chegando às raias do absurdo, quando vimos aquelas chocantes imagens da região da Luz no centro de São Paulo, abarrotada de usuários e traficantes, sem quaisquer reações por parte das autoridades!

É incrível que na capital do estado locomotiva do Brasil, o mais avançado, o mais industrializado, o mais rico, enfrente uma situação deste nível, sem que haja, pelo menos, o comprometimento das autoridades políticas em efetuar estudos para sanar esta situação lamentável!

Isto, que hoje ocorre na Luz em São Paulo, é mais do que uma imagem chocante para nós interioranos, é um aviso claro, que indica reais possibilidade desta lamentável situação, ocorrer aqui na Taiada, em São José dos Campos ou Aparecida, caso nada seja feito agora!
Temos que mudar a mente das autoridades que, já desistiram de lutar há muito tempo, no combate às drogas, dessestimulados até mesmo por falta de empenho da sociedade que, se de um lado cobra providências das autoridades, por outro lado não apóia o endurecimento das leis e regras que regulam o convívio harmônico da sociedade!

Acho que ainda dá tempo de se adotar um plano emergencial de combate ABSOLUTO às drogas, ao contrabando de armas, e à violência de um modo geral!

Penso que, quando se fala em contrabando de armas e drogas, se fala também no Paraguay, que é por onde ocorrem, através da Ponte da Amizade e das travessias de barcos à noite, quase toda a movimentação da bandidagem, segundo a Polícia.

Tenho por mim que está na hora das autoridades fecharem por completo a Ponte da Amizade e aumentarem a fiscalização noturna no lado de Itaipu, afinal de contas porque e para que 40.000 brasileiros atravessam aquele raio de ponte todos os dias?

40 anos de Embraer!!!

Phenom 300 experimental

Ao completar 40 anos da fundação, a Embraer promoveu nesta terça-feira, 21, em São José dos Campos, reunião festiva para apresentar as novidades no setor de aviação executiva, ocasião em que foram confirmadas a entrega de 800 mini-jatos Phenom 100/300 e 1000 unidades do jato Legacy 450/500, nos próximos 10 anos!

Durante o encontro, o vice-presidente de aviação executiva, Luiz Carlos Afonso, apresentou à imprensa um Phenom 300 experimental e uma maquete em tamanho natural da aeronave Embraer Legacy 500!
Como parte das comemorações oficiais pelos seus 40 anos, a Embraer realizará uma exposição itinerante que conta a história da indústria aeronáutica no país.
Maquete Legacy 500
A mostra será exibida em feiras, espaços públicos e unidades da empresa, com início previsto para esta sexta-feira, 24, no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
A exposição segue em terras fluminenses até o dia 26 e, de 30 de julho a 16 de agosto estará em São José dos Campos, nos shoppings Center Vale (30 a 9) e Vale Sul (10 a 16).

Campanha Nacional do Não à Reeleição!!!


Recebi email de assíduo leitor de nosso blog, dando conta do início de campanha, de caráter nacional, objetivando propagar a valorização do voto nas próximas eleições, mediante a NÃO REELEIÇÃO, com vistas a depurar o quadro atual de políticos, bastante debilitados pela desenfreada roubalheira aos cofres da nação, além de dificultar, ao máximo, as possibilidades de armações de esquemas paralelos hoje fartamente utilizados pelos políticos, visando sua perpetuação no poder!

É claro que esta campanha, representa a PENÚLTIMA tentativa de se enquadrar a politicalha nos ditames da lei! Depois disto, só nos resta orar e pedir a Deus para que a pouca vergonha instalada na política atual, seja completamente eliminada!

Vade retro!!!

GRIPE SUÍNA: O que voce precisa saber para prevenir!!!

O que é:
Uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza A - chamado tecnicamente de H1N1 - um vírius que já circula pelo mundo há algum tempo, por sinal. A Gripe Suína, na verdade, é causada por uma “nova versão” do H1N1 que possui material genético de vírus humanos, de aves e de suínos, incluindo elementos de suínos da Europa e da Ásia.

Quais são os sintomas? Quando eu fico cabreiro?
. Se você tiver febre alta de repente (maior que 38 graus) e tosse, podendo estes sintomas estarem acompanhados de: dificuldade respiratória, muita dor de cabeça, dor muscular e nas articulaçõess;
. Se você apresentar estes sintomas até 10 dias depois de contato com áreas afetadas pela doença (por enquanto não temos casos confirmados no Brasil);
. Se você apresentar estes sintomas depois de contato próximo, nos últimos 10 dias, com uma pessoa classificada como caso suspeito de contaminação.

Como esta doença é transmitida?
É transmitida do mesmo jeito que uma gripe, de pessoa para pessoa, principalmente pela tosse, pelo espirro, ou por secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas podem aparecer de 3 a 7 dias após o contato com o vírus e sua transmissão acontece, principalmente, em ambientes fechados (ônibus, metrô, escritórios com sistema de ar-condicionado central, etc.)

Existe tratamento para a Influenza Suína?
Sim, existe. Tem um remédio indicado pela Organização Mundial de Saúde que será usado, caso seja preciso. O Ministério da Saúde aconselha que nenhum medicamento seja administrado sem orientação médica.

Posso comer carne de porco e derivados?
Sem problemas! Mande ver na feijoada de quarta e no toicinho do sábado. A Organização Mundial de Saúde Animal e o Ministério da Agricultura não relataram nenhum caso de Influenza Suína transmitida pela ingestão de carne de porco.

Dicas de Prevenção:
. Lave bem as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer e antes de colocar os dedos nos olhos, na boca e no nariz.
. Evite colocar os dedos nos olhos, na boca ou no nariz depois de tocar em superfícies por aí (mesas, cadeiras, canos e alças de ônibus, balcões, etc.)
. Use lenços de papel (descartáveis).
. Ao tossir ou espirrar, proteja a boca e o nariz com um lenço de papel
. Em caso de suspeita ou confirmação da doença, não saia de casa no período de transmissão (até 5 dias após o início dos sintomas)
. Evite aglomerações e ambientes fechados
. Sempre que possível, mantenha os ambientes domésticos ventilados e recebendo a luz do sol. Estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes transmissores das doenças respiratórias
. Alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividades físicas são hábitos saudáveis que mantém boa a sua resistência e ajudam a manter a sua saúde
Para terminar, duas perguntas bastante frequentes que não estão neste comunicado:

1. Gripe Suína mata?
Pode matar, sim. Mas só se o doente não receber assistência médica ou se houverem outros problemas de saúde que compliquem o caso. Portanto, ao perceber os sintomas de uma gripe forte, daquelas que dão febre repentina e dores no corpo, vá para o hospital.

2. É pra ligar o botão do pânico?
Nãããao, não, não. Menos! Ainda não existe nenhum caso confirmado no Brasil. E, caso exista, lembre-se que nem todo mundo pega uma gripe. E que esta daí, mesmo sendo forte, tem cura. É feio, mas é gripe. E se você seguir as dicas de higiene deste post, dificilmente vai pegar!

Sites da PMC e da Câmara desatualizados!!!


Em pleno Século 21, onde as comunicações avançam a cada dia, ainda conseguimos encontrar pessoas que "não mexem com computadores", preferindo render-se à cadernetinhas ou a pequenas agendas onde guardam suas informações de modo arcaico e pouco civilizado.

À estes, resta-nos alertar para o futuro que breve estará aqui pois visualizamos que daqui a quatro ou cinco anos, a pessoa que não entender o mínimo de informática, tipo ligar o computador, utilizar um aplicativo de texto, ou navegar na internet, não saberá ver as horas no relógio pois a tendência e a evolução deste e de outros equipamentos não darão margem para que o analfabeto tecnológico possa acompanhar!

Basta ver hoje, o quão racional e equilibrada é nossa vida em relação aos computadores! Pode-se mesmo consultar seu banco, pagar uma conta, transferir dinheiro, fazer um curso de nível superior, projetar alguma coisa com eficiência e custos reduzidos, rezar, conversar online com parentes e amigos que estão longe, pesquisar qualquer tipo de informação, enfim é um universo inteiramente novo, não politizado, não controlado por leis normais, e disponível para todos, com vistas a beneficiar o homem!

Pois é, dentro deste universo é que encontramos os sítios da Prefeitura e da Câmara Municipal de Caçapava!

Poderiam, e podem, fazer muito mais pelo eleitor e pelo contribuinte, disponibilizando informações pela internet, para facilitar consultas, mas não o fazem, talvez com receio de que o "bicho tecnológico" consiga decifrar suas verdadeiras intenções, não é?

O sítio da PMC, não é atualizado deste o dia 25 de Maio deste ano e o da Câmara Municipal, apesar de ter sofrido reformulações gráficas, muito pouco fez em nome do eleitor!

É um deboche que tem preço, que será pago na época das eleições! Tenham certeza!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Bebidas quentes para os dias gelados deste inverno!!!

As quedas de temperatura, às vezes bruscas, típicas dessa época do ano, sugerem alguma criatividade na escolha das bebidas. Mesmo para quem não gosta ou não tem hábito de consumir bebidas alcoólicas, um toque ainda que delicado de algum destilado, pode ajudar a estimular o organismo e combater o frio.

Nos paises e regiões frias, o cardápio de coquetéis de inverno costuma ser bem variado. Entre nós, os mais usados e conhecidos são aqueles à base de chás e café, e inclusive alguns baseados em leite e derivados (creme de leite, condensado, nata).

A dosagem de álcool pode variar, de acordo com os hábitos e gostos de cada um, mas duas colheres de sopa de destilado para entre 250 e 300 ml de demais ingredientes é suficiente para o toque de sabor e efeito térmico desejáveis.

Essa é a receita básica para os coquetéis criativos, onde você pode misturar o chá de sua preferência, ou o café, com uma dose da bebida alcoólica disponível. É bom lembrar, entretanto, As misturas mais adequadas são aquelas em que os sabores tem afinidades entre si, como por exemplo os chás cítricos (laranja, limão e outros) com o Cointreau e licores da mesma família; os chás pretos combinam muito bem com o whisky e com o conhaque, mas reagem mal às bebidas doces; os chás de ervas só terão o sabor preservado com uma dose de conhaque ou de aguardente de boa procedência, em muito pequena quantidade (uma colher de sopa, por exemplo). Os chás à base de frutas vão sempre combinar bem com os licores que lhes forem mais familiares, sendo que os de laranja são uma espécie de “coringa”, que vai bem com todos. E a cachaça com mel.

Algumas receitas:
Chá-curaçao – Duas doses de chá preto bem forte e quente, uma dose de curaçao (pode ser substituído por “orange triple”) e duas colheres de sopa de leite condensado. Na versão fria, o chá é gelado e vai acompanhado de duas pedras de gelo.
Chá de Eva – Um litro de chá preto, cinco colheres de açúcar e uma dose (seis colheres de sopa) de Calvados (para cinco pessoas).
Chá Escocês – Meio litro de chá preto bem quente, quatro colheres de sopa de açúcar, quatro doses de whisky, meio pote de creme de leite fresco e noz moscada. Dá para quatro doses, e o açúcar deve ir primeiro, no fundo da xícara, seguido do whisky, do chá quente, e finalmente do creme batido, salpicado com a noz moscada.
Chá mexicano – Três colheres de açúcar, 3 colheres de grenadine ou licor de sua preferência, ½ dose de tequila e meio litro de chá (pode ser quente ou frio, e nesse último caso, pode ser acompanhado de duas pedras de gelo).
Café com licor – O café pode ser forte, médio ou fraco, ao gosto do consumidor, e os licores mais adequados para a mistura são o Cointreau, o Curaçao e o Creme de Cacau, sendo compatível com outras bebidas doces.
Café Royal – É o tradicional cafezinho, com uma dose proporcional de conhaque. Na falta desse, o whisky pode ser um bom substituto.
Café espumoso – ½ litro de café forte e frio, ½ litro de sorvete de creme, uma colher de sopa de angostura. Bata tudo no liquidificador e sirva em copos altos.
Café com chocolate e conhaque – Duas e ½ xícaras de chocolate quente feito com leite, 1 xícara de café quente e forte, ¼ de xícara de conhaque, uma colher de sopa de açúcar, ½ xícara de creme chantilly batido. Misture os ingredientes e sirva em canecas (quatro porções) enfeitadas com o chantilly.
Leite queimado – Receita muito conhecida, usada inclusive na medicina popular, essa aquece e ajuda na recuperação dos estados gripais: quatro colheres de açúcar derretido como calda, um copo de leite e uma dose de conhaque. É importante ter cuidado de não se expor ao frio, após a bebida.
Vinho quente – Duas xícaras de açúcar, 1 pau de canela, 12 cravos, 1 e ½ livro de vinho tinto suave, ½ xícara de suco de limão, 1 e ½ xícaras de suco de laranja e duas xícaras de água. Junte o vinho com o açúcar, a canela e os cravos e leve ao fogo até levantar fervura, cozinhe por cinco minutos, coe e junte o vinho coado ao suco de limão, ao de laranja e à água. Leve ao fogo e deixe ferver novamente por cinco minutos.
Vinho quente com mel – Uma garrafa de vinho tinto, ½ kg de mel, 1 colher de chá de gengibre, uma de canela e outra de cravo, todos moídos, uma colher da chá de essência de baunilha. Misture os ingredientes e leve ao fogo, mexendo lentamente, e dando por pronto antes de ferver.

É isto aí! Vale tudo prá escapar deste frio congelante!

8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente!!!


No dia 24 de julho, próxima sexta-feira será realizada em Caçapava a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Casa da Criança, das 8h às 17h, sob o tema “Construindo diretrizes da política e do plano decenal”.

A Conferência é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social em parceria com o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e é realizada a cada dois anos.

Entre os temas que serão discutidos estão: a promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdades; a proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; o fortalecimento de sistemas de garantia de direitos; a participação de crianças e adolescentes nos espaços de cidadania e gestão da política.

A apresentação destes temas será feita pela assistente social e palestrante Mônica Maria Nunes da Trindade Siqueira. Todos os temas discutidos serão apresentados em documento e levados para a conferência estadual, prevista para 9 e 11 de setembro e em fase posterior para a conferência nacional.

Participam do evento as assistentes sociais do município, diretores de escolas, poder judiciário, câmara e sociedade civil envolvida em trabalhos de assistência às crianças e adolescentes. A conferência é aberta a quem queira participar e dar sugestões.

Maiores informações, com a Elis Rodrigues, Assessora de Imprensa da PMC, no 3654-6608!

SMS o Telefone dos jovens!!!


O sonho acalentado durante muitos anos pelas operadoras de telefonia parece, enfim, estar se tornando realidade: aumentar consideravelmente o tráfego de dados via telefone celular que, hoje, raramente passa dos 10% da receita das empresas.

O SMS (Short Message Service, mais conhecido como torpedo) já é a forma de comunicação preferida dos jovens de muitos países, e no Brasil o fenômeno só cresce.É até fácil de entender: o SMS é mais fácil, menos invasivo e mais barato que as ligações de voz!

Toda essa facilidade faz com que os usuários busquem cada vez mais as mensagens de texto, incentivados inclusive pelas empresas desenvolvedoras de software, que já criaram versões de programas de comunicação instantânea (como MSN Messenger, GTalk, Yahoo! Messenger, etc) que rodam diretamente nos celulares, a fim de competir com a ferramenta de envio de SMS que já vem sendo oferecida pelas operadoras.

Em ambos os casos as empresas de telefonia lucram – e muito – uma vez que tais programas tiram partido das redes de telefonia para que as mensagens possam chegar ao destino final.

Afinal, quais são os riscos inerentes ao uso do SMS entre os jovens? Segundo psicólogos e psicanalistas ouvidos pelo jornal americano, o uso excessivo de SMS em celulares pode acarretar ansiedade, queda no rendimento escolar, estresse, insônia e distração, principalmente quando em ambiente escolar. De todos os problemas, a ansiedade é a mais preocupante, segundo estes mesmos especialistas.

É que quando envia uma mensagem, o jovem fica constantemente na expectativa de um retorno, que seja o mais rápido possível. Caso contrário, sente que está sendo rejeitado.

O último tópico é especialmente relevante porque as escolas já mostram preocupação como uso do celular em sala de aula. Muitas chegaram a proibir a entrada dos aparelhos, mas poucas conseguem de fato abolir o uso do celular pelos alunos.