Taiadablog: Sacolas plásticas proibidas, no Carrefour!!!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Sacolas plásticas proibidas, no Carrefour!!!


Dentro dos próximos quatro anos, o Grupo Carrefour irá acabar de vez, com a utilização de sacolas plásticas em sua rede de lojas pelo Brasil.

A bela iniciativa, será anunciada no próximo dia 15, na Loja Carrefour de Piracicaba, e contará com a presença do Ministro do Meio Ambiente, que louvará a atitude do Grupo, que envolverá todas as suas marcas (Carrefour, Atacadão e Dia)!

Para compensar eventuais impactos negativos da medida, em relação aos consumidores, (que utilizam as sacolas principalmente como saco de lixo), o Carrefour oferecerá opções para o transporte das compras, como sacolas retornáveis, vendidas a preços de custo, e caixas de papelão, utilizadas nas lojas.

O Grupo, em conjunto com a Basf, desenvolveu uma sacola plástica com capacidade de até dez quilos, feita de material bioplástico 100% degradável, absorvido pela natureza em até 18 semanas, ao contrário da sacola plástica comum, que leva até 300 anos para se decompor!

Trata-se, certamente, da mais impactante medida de nível nacional envolvendo uma empresa deste porte, e que certamente, será seguida por outras, o que, por si só, representa um avanço sem precedentes na luta por melhorias ambientais!

Esperemos que este ótimo exemplo, seja seguido por muitas outras empresas, independentemente de seu tamanho.

Acho também que seria prudente, a busca por alternativas igualmente otimizadas, para resolver o problema do armazenamento e descarte do lixo doméstico das residências para os caminhões das coletoras, não é mesmo?

Lembramos também, que esta iniciativa do Grupo Carrefour, segue um critério já disciplinado por nossa cidade, quando incorporou um belo projeto elaborado pelo vereador Henrique Rinco, transformando-o em lei municipal no ano de 2009!

De parabéns o vereador, por sua visão antecipada, da resolução de um dos mais graves problemas que afetam o meio ambiente, em todo o mundo!

Nenhum comentário: