Taiadablog: Escritora membro da Academia Caçapavense de Letras concorre ao Prêmio Governador do Estado para a Cultura !!!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Escritora membro da Academia Caçapavense de Letras concorre ao Prêmio Governador do Estado para a Cultura !!!


A escritora Anna Maria Martins, membro da Academia Caçapavense de Letras, é uma das finalistas ao Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2011, que contemplará artistas e atividades culturais realizadas no período entre janeiro de 2011 e 15 de dezembro de 2011.

O prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e foi criado na década de 50 com o objetivo de estimular e aperfeiçoar as artes em São Paulo.

Anna Maria Martins mora em São Paulo e tem familiares em Caçapava. Ela é também membro da Academia Paulista de Letras. A escritora concorre na categoria Destaque Cultural pelo Conjunto da Obra.

A modalidade Destaque Cultural contempla uma personalidade, de qualquer expressão artística, pelo conjunto de sua obra.

Além do Destaque Cultural, as modalidades que concorrem ao prêmio são Artes Visuais, Cinema, Circo, Dança, Inclusão Cultural, Música e Teatro. Todas serão contempladas nas categorias Júri e Voto Popular.

Até o dia 23 de janeiro de 2012, o público poderá votar nos seus favoritos e ajudar a definir os vencedores da categoria Voto Popular. Para votar, bastar acessar o link:
http://www.cultura.sp.gov.br/StaticFiles/PremioGovernador2011/index.htm

Anna Maria Martins nasceu em São Paulo (capital). É viúva do escritor e acadêmico Luís Martins.

Autora de inúmeros livros, já recebeu importantes prêmios literários, entre eles o Jabuti, revelação de autor; Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, pelo livro “A Trilogia do Emparedado e Outros Contos” (1973); além do Prêmio INL (Instituto Nacional do Livro) pelo livro de contos “Katmandu “ (1984).

Anna Maria é vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE) e tem extenso trabalho prestado à cultura no Estado de São Paulo. Entre outras atividades, dirigiu a Oficina da Palavra - Casa Mário de Andrade (abril 1991 a janeiro 1995) desenvolvendo projetos de fomento à leitura e à escrita; trabalhou como consultora na Ferrovia Paulista - FEPASA - na área de Restauração e Recuperação do Patrimônio Histórico (1996-1999) e participou de vários júris literários e programas das Secretarias de Cultura do Estado e do Município de São Paulo. Fez depoimentos em escolas e bibliotecas nacionais e em universidades norte-americanas.

Em Caçapava, ministrou palestra em escolas por meio do projeto O Autor vai à Escola, desenvolvido pela Academia Caçapavense de Letras, e participou de conferências de cultura e eventos culturais diversos.
A escritora iniciou-se nas letras como tradutora e publicou seus primeiros contos no Suplemento Literário de O Estado de São Paulo. Seus contos figuram nas antologias: “Livro dos Transportes”, organizada por Dinah Silveira de Queiroz; “O Conto da Mulher Brasileira”, organizada por Edla van Steen; “Pelo Telefone”, edição especial da TELESP organizada por Julieta de Godoy Ladeira e Ricardo Ramos; “História de Amor Infeliz”, organizada por Esdras do Nascimento; “Espelho Mágico”, organizada por Julieta de Godoy Ladeira; “Onze contistas em campo”, organizada por Flávio Moreira da Costa, entre outros volumes.

Além de narrativas que integram antologias, seus contos foram publicados em suplementos literários, revistas e house-organs. Escreveu também resenhas literárias para o Jornal da Tarde e Suplemento Cultura de O Estado de São Paulo.

Certamente conta com nossos votos e torcida para que seja uma das premiadas!

2 comentários:

Clovis disse...

Caçapava tem toda essa cultura, ganhamos prêrmios. Ótimo. Porém, só temos na administração da nossa cidade, boçais, vigaristas e a fina flor da ignorância. Nossos premiados precisam começar a reagir, mostrar que amam Caçapava. Precisamos mudar a política de Caçapava com urgência. Nosos intelectuais e bem formados precisam assumir. Que não fiquem parados. Caçapava está ficando muito ruim...

Brasilino Neto disse...

É com a maior satisfação que acessei o endereço e dei meu voto à Escritora Ana Maria Martins, e o fiz não por companheirismo e com ela ladear na Academia Caçapavense de Letras, mas sim por saber o que ela representa e a importância que tem no meio cultural e na literatura.