Taiadablog: PM lança ofensiva contra perturbação do sossego !!!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PM lança ofensiva contra perturbação do sossego !!!

A Polícia Militar desencadeou uma ofensiva contra os crimes de perturbação de sossego. Os chamados ao 190 da corporação solicitando atendimentos ligados a este tipo de delito, representam hoje cerca de 40% das ocorrências atendidas pelos militares na cidade.

O trabalho, iniciado no último mês de dezembro, também terá o apoio da Polícia Civil, que registrará os termos circunstanciados em todas os atendimentos e vai instaurar inquérito quando a ocorrência exigir.
Segundo o comanda da PM, a intenção inicial é conscientizar as pessoas de que a perturbação do sossego é crime.
A mensagem será levada pelos policiais à população e aos proprietários de estabelecimentos comerciais e, em seguida, serão intensificadas as ações de fiscalização e autuações.
Durante a operação, que não tem prazo para terminar, o foco será voltado para três tipos de perturbação. São elas, os estabelecimentos que produzem barulho ou têm música e não contam com isolamento acústico adequado, os carros com som alto e os veículos utilizados em propaganda sonora, que possuem equipamentos do lado externo.
Ainda segundo o comando da PM, além de atender e fiscalizar a atuação irregular, a ofensiva deve melhorar e agilizar o atendimento prestado pela polícia em ocorrências de maior gravidade.
"No período que as viaturas estão checando e atendendo estas ocorrências de perturbação, que poderiam ser evitadas, os militares podiam estar intensificando o patrulhamento nas ruas da cidade ou atendendo com mais agilidade delitos mais graves", afirmou o comandante!

Apesar de ser considerado um crime de menor potencial ofensivo, os envolvidos nestas ocorrências terão que responder pelos atos e transtornos causados contra a sociedade.
Depois de instaurados os inquéritos policiais, as partes envolvidas serão intimadas e terão que prestar esclarecimentos na delegacia.
A Prefeitura também deve apoiar a ação, com a disponibilização de fiscais de postura. Nas ações, caberá ao executivo fiscalizar a existência de alvará de funcionamento dos estabelecimentos e autuações no caso onde a lei esteja sendo descumprida.
Para tentar regulamentar a circulação de veículos com caixas de som externas, a Prefeitura estará cadastrando empresas de propagandas que utilizam sistema de som automotivo.
O objetivo é identificar todos os comerciantes do ramo na cidade e definir regras para a atuação deles. A prefeitura estima que hoje existam doze empresas em operação.
Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, já está em elaboração um projeto para determinar em que ruas e horários os carros com som poderão circular e a fiscalização será ampliada a partir do próximo mês.
Ainda segundo ele, também será fiscalizada a altura do som emitido por estes carros. A secretaria adquiriu um decibelímetro para detectar se o som está dentro dos 80 decibéis permitidos. Quem estiver acima disso será autuado.
A prefeitura promete ainda fechar o cerco à atuação de empresas de fora da cidade, o que já é proibido! 
Tudo muito lindo! Sensacional! Um alívio para a população ordeira que necessita de descanso, paz e tranquilidade!
Acho que a autoridades estão corretíssimas em fazer tal campanha afinal, por alguns poucos desordeiros desrespeitando a lei, acabam por influir na qualidade de vida de milhares de outras pessoas, não é mesmo?

Pena que tudo isto, lamentávelmente, está acontecendo na vizinha Taubaté! Em Caçapava, há muito já passou a hora de se disciplinar o assunto.

Que sirva, no entanto, de exemplo para as autoridades caçapavenses!

4 comentários:

b disse...

Demorou!!!

Birigui disse...

Vamos esperar que este assunto contamine os políticos de Caçapava, para que possamos ter algo igual!
Soube que só não proibem estes carros de som na rua, porque um ex-vereador tem uma empresa destas e vive puxando o saco dos vereadores para que não acabem com a mamata.
Dane-se o povinho, né?

Jurandir disse...

O JC já deu uma excelente idéia contra esta maconheirada que anda com o som na estratosfera pelas ruas, atrapalhando todo mundo: revista geral e minuciosa no carro e nos ocupantes, descendo a nível de detalhaes, só para demorar bastante com o carro parado. Fora o vexame, ainda vai ficar sem som naquele período.
Quem for pego, não vai querer cair de novo, não é?

No ultimo Volume disse...

Isso Jurandir todos que andam com som alto no carro são maconheiros ? isso é o mesmo que afirmar que todos presidiarios são corinthianos alias sou a favor da ravista minuciosa porem em todos os carros ou vc acha que vai achar muita coisa alem de som dentro dos carros ? e não é vexame passar por uma revista alias hoje em dia não se pode confiar em niguem e seria excelente se a policia abordasse todos e não apenas quem está mal vestido aposto que muitos crimes seriam solucionados com maior agilidade .