A Polícia Militar desencadeou uma ofensiva contra os crimes de perturbação de sossego. Os chamados ao 190 da corporação solicitando atendimentos ligados a este tipo de delito, representam hoje cerca de 40% das ocorrências atendidas pelos militares na cidade.
O trabalho, iniciado no último mês de dezembro, também terá o apoio da Polícia Civil, que registrará os termos circunstanciados em todas os atendimentos e vai instaurar inquérito quando a ocorrência exigir.
Segundo o comanda da PM, a intenção inicial é conscientizar as pessoas de que a perturbação do sossego é crime.
A mensagem será levada pelos policiais à população e aos proprietários de estabelecimentos comerciais e, em seguida, serão intensificadas as ações de fiscalização e autuações.
Durante a operação, que não tem prazo para terminar, o foco será voltado para três tipos de perturbação. São elas, os estabelecimentos que produzem barulho ou têm música e não contam com isolamento acústico adequado, os carros com som alto e os veículos utilizados em propaganda sonora, que possuem equipamentos do lado externo.
Ainda segundo o comando da PM, além de atender e fiscalizar a atuação irregular, a ofensiva deve melhorar e agilizar o atendimento prestado pela polícia em ocorrências de maior gravidade.
"No período que as viaturas estão checando e atendendo estas ocorrências de perturbação, que poderiam ser evitadas, os militares podiam estar intensificando o patrulhamento nas ruas da cidade ou atendendo com mais agilidade delitos mais graves", afirmou o comandante!
Apesar de ser considerado um crime de menor potencial ofensivo, os envolvidos nestas ocorrências terão que responder pelos atos e transtornos causados contra a sociedade.
Apesar de ser considerado um crime de menor potencial ofensivo, os envolvidos nestas ocorrências terão que responder pelos atos e transtornos causados contra a sociedade.
Depois de instaurados os inquéritos policiais, as partes envolvidas serão intimadas e terão que prestar esclarecimentos na delegacia.
A Prefeitura também deve apoiar a ação, com a disponibilização de fiscais de postura. Nas ações, caberá ao executivo fiscalizar a existência de alvará de funcionamento dos estabelecimentos e autuações no caso onde a lei esteja sendo descumprida.
Para tentar regulamentar a circulação de veículos com caixas de som externas, a Prefeitura estará cadastrando empresas de propagandas que utilizam sistema de som automotivo.
Para tentar regulamentar a circulação de veículos com caixas de som externas, a Prefeitura estará cadastrando empresas de propagandas que utilizam sistema de som automotivo.
O objetivo é identificar todos os comerciantes do ramo na cidade e definir regras para a atuação deles. A prefeitura estima que hoje existam doze empresas em operação.
Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, já está em elaboração um projeto para determinar em que ruas e horários os carros com som poderão circular e a fiscalização será ampliada a partir do próximo mês.
Ainda segundo ele, também será fiscalizada a altura do som emitido por estes carros. A secretaria adquiriu um decibelímetro para detectar se o som está dentro dos 80 decibéis permitidos. Quem estiver acima disso será autuado.
A prefeitura promete ainda fechar o cerco à atuação de empresas de fora da cidade, o que já é proibido!
A prefeitura promete ainda fechar o cerco à atuação de empresas de fora da cidade, o que já é proibido!
Tudo muito lindo! Sensacional! Um alívio para a população ordeira que necessita de descanso, paz e tranquilidade!
Acho que a autoridades estão corretíssimas em fazer tal campanha afinal, por alguns poucos desordeiros desrespeitando a lei, acabam por influir na qualidade de vida de milhares de outras pessoas, não é mesmo?
Pena que tudo isto, lamentávelmente, está acontecendo na vizinha Taubaté! Em Caçapava, há muito já passou a hora de se disciplinar o assunto.
Que sirva, no entanto, de exemplo para as autoridades caçapavenses!
4 comentários:
Demorou!!!
Vamos esperar que este assunto contamine os políticos de Caçapava, para que possamos ter algo igual!
Soube que só não proibem estes carros de som na rua, porque um ex-vereador tem uma empresa destas e vive puxando o saco dos vereadores para que não acabem com a mamata.
Dane-se o povinho, né?
O JC já deu uma excelente idéia contra esta maconheirada que anda com o som na estratosfera pelas ruas, atrapalhando todo mundo: revista geral e minuciosa no carro e nos ocupantes, descendo a nível de detalhaes, só para demorar bastante com o carro parado. Fora o vexame, ainda vai ficar sem som naquele período.
Quem for pego, não vai querer cair de novo, não é?
Isso Jurandir todos que andam com som alto no carro são maconheiros ? isso é o mesmo que afirmar que todos presidiarios são corinthianos alias sou a favor da ravista minuciosa porem em todos os carros ou vc acha que vai achar muita coisa alem de som dentro dos carros ? e não é vexame passar por uma revista alias hoje em dia não se pode confiar em niguem e seria excelente se a policia abordasse todos e não apenas quem está mal vestido aposto que muitos crimes seriam solucionados com maior agilidade .
Postar um comentário