Taiadablog: Apagão foi maior !!!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Apagão foi maior !!!




 

Minimizado pelas autoridades logo que aconteceu no sábado à noite, o apagão foi bem mais extenso, não se restringindo a partes dos estados de São Palou e Rio de Janeiro. Foram atingidos seis estados, também Minas Gerais, Mato Grosso, Acre e Rondônia. Só em SP e RJ ficaram sem luz mais de 2,7 milhões de pessoas, por cerca de meia hora. O tempo chegou a duas horas em outras regiões.

Aqui em Caçapava, por sorte, tivemos apenas uma interrupção na madrugada de domingo, de cerca de duas horas e outra, entre 06,30 e 07.45 da manhã do domingo, quase comprometendo a transmissão do jogaço entre Corinthians e Chelsea!

O problema foi causado por uma pane na hidrelétrica de Itumbiara, em Goiás, propriedade de Furnas. Desligou 8.800 megawatts, a metade deles na região sudeste. Foi o sexto blecaute desde setembro, no momento que o governo Dilma tenta abaixar o preço da luz reformando os contratos antecipadamente, para remunerar menos as concessionárias, com indenizações que boa parte delas não pode aceitar sem comprometer investimento.

O sistema gerador de energia no Brasil está pelas tampas, e as novas usinas projetadas estão basicamente paradas por processos envolvendo ongues, índios, bagres e tuiuiús. Se a estiagem continuar, vem mais apagão. As usinas termoelétricas estão funcionando, na base do petróleo e carvão, como alternativa para atender a demanda!

Nenhum comentário: