MUSEU DO AUTOMOVEL DE CAÇAPAVA FOTOS: MARCELO CALTABIANO
Projeto do Legislativo prevê transformar a cidade do Vale em Capital Nacional do Antigomobilismo
Continua em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que torna Caçapava a Capital Nacional do Antigomobilismo. O projeto de lei 3.841, da deputada federal Aline Corrêa (PP-SP), já foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura e aguarda apenas a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A proposta é um reconhecimento à contribuição de Roberto Eduardo Lee, antigo proprietário do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas de Caçapava, para a preservação da memória automobilística do mundo, uma vez que o seu acervo continha carros históricos.
Fundado em 1963 em São Paulo, o museu reunia a coleção particular de automóveis, peças mecânicas e objetos de decoração do empresário Roberto Lee.
Transferido para Caçapava em 1964, o museu ficou alojado na Fazenda Esperança. Nele, podiam ser vistos 97 veículos, motores, miniaturas de automóveis, distintivos de clubes automotivos do mundo todo e cerca de 200 gravuras.
Com a morte de Lee --que foi assassinado em 1975--, o museu foi mantido por familiares até 1993.
Com o fechamento, os automóveis que não pertenciam a Lee foram retirados por seus proprietários. O que restou do acervo foi doado, em 2011, à Prefeitura de Caçapava pela herdeira Mariângela Matarazzo Lee. Atualmente, os veículos permanecem estacionados dentro de um galpão da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Atualmente, são 27 veículos e uma locomotiva, que foram lavados e higienizados.
Com a morte de Lee --que foi assassinado em 1975--, o museu foi mantido por familiares até 1993.
Com o fechamento, os automóveis que não pertenciam a Lee foram retirados por seus proprietários. O que restou do acervo foi doado, em 2011, à Prefeitura de Caçapava pela herdeira Mariângela Matarazzo Lee. Atualmente, os veículos permanecem estacionados dentro de um galpão da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Atualmente, são 27 veículos e uma locomotiva, que foram lavados e higienizados.
Uma das principais peças é um Tucker Torpedo, de 1948, único no país e que, na época em que foi fabricado, trazia inovações na área automobilística, como faróis que acompanhavam o volante e cintos de segurança. O seu motor original se encontra no Museu Eduardo André Matarazzo, em Bebedouro.
Além dele, destacam-se um Alfa Romeo BP-3, de 1932, usados em corridas e que, nas mãos de pilotos italianos conquistou prêmios em 1937, época em que nem havia campeonatos mundiais na categoria.
Segundo o secretário da Cultura Fabrício Correia, há planos de que ainda em 2013 seja aberto um museu em homenagem a Roberto Lee. “O grande atrativo será a história de Lee. Queremos faze-lo na Fazenda Esperança, onde era o antigo museu. E os veículos devem ser expostos na situação em que estão armazenados”, afirmou.
Em1982, o acervo exposto no museu foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) por representar amostragem tipológica de grande valia para a reconstituição dos primeiros tempos da história automobilística no Brasil.
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