Taiadablog: Gente que não tem o que fazer !!!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Gente que não tem o que fazer !!!




 

Vê se pode! O "CDDPH-SDH" aprovou hoje por unanimidade resolução que recomenda o fim do uso dos termos "autos de resistência e resistência seguida de morte nos registros policiais, boletins de ocorrência, inquéritos policiais e notícias de crime.

O documento, pelo menos, é apenas uma recomendação para dos Estados e não tem força de lei. Os termos de resistência serão substituídos por lesão corporal decorrente de intervenção policial ou homicídio decorrente de intervenção policial. Os fatos deverão ser noticiados imediatamente à Delegacia de Crimes Contra a Pessoa. Além disso, deverá ser feita perícia técnica e, para isso, o corpo não poderá ser removido do local. Como se isso fosse novidade.

Para explicar tamanha falta do que fazer, achando que mudar o que o escrivão redige depois, no distrito, vai reverter a violência, é interessante começar por explicar o que é "CDDPH-SDH". É Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Mais interessante ainda é contar quem é a ministra da pasta que contém a estrovenga: é a petista Maria do Rosário. A figura, reparem, tem aquela expressão que a boca varia com a fala mas o olhar continua o mesmo, meio aflito.

Acha que as novas expressões vão mudar a violência policial. Gente que quando vê bandido preso quer saber se a polícia não foi malvada com os coitados. A ministra espera que todos os Estados acolham a resolução para que ela se "transforme em medidas concretas". Coisa mais densa, não? Concreta...

Nenhum comentário: