Taiadablog: Mamute !!!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Mamute !!!





A Petrobras é um mamute mal gerenciado, que se tivesse sido privatizada dez anos atrás seria hoje muitas vezes maior e melhor. Apesar de todo oba-oba enaltecendo o cabidão de emprego petista, a empresa perdeu para uma cervejaria o lugar de maior do país no valor em bolsa.

A atual presidente Graça Foster justifica dizendo entender que "as ações da Ambev têm um valor justo. E as da Petrobras têm um valor injusto. Esse valor é consequência da insatisfação dos nossos investidores conosco." Ora vejam, quer dizer que que a culpa é dos investidores, e não dos gestores...

E admitiu que a defasagem no preço da gasolina é de 6%, falando que a importação do combustível cresceu 56% este mês, para 178 mil barris por dia. Pois é. E o papo de suficiência na produção? Ora, é de petróleo bruto, que não temos refinarias para torná-lo gasolina e diesel. Tudo bem. E vai aumentar o preço da gasolina, "a defasagem já é de 6%". No preço da gasolina mais cara e mais vagabunda do mundo.

Planos? Graça disse que "No primeiro semestre de 2013, vamos apresentar o plano de negócio de gestão 2013-2017. Não tem projeto novo e não terá. E uma consequência desse plano já é o programa de gás onshore. Evidente que no ano que vem não tem nenhum investimento onshore. Já estamos no limite da financiabilidade do plano." No limite? Que gestão é essa?

É assim, na palavra da presidente da companhia: "Temos uma grande importação de gasolina e diesel e não repassamos para o preço. As margens estão comprimidas. A nossa produção caiu profundamente nos três primeiros trimestres deste ano por atraso das 14 sondas de perfuração e nós tivemos paradas. Aconteceu número relevante de poços secos. Teve ainda o câmbio, que afeta o resultado financeiro da companhia. Isso deixa o investidor aborrecido com a Petrobras. Não adianta tapar o sol com a peneira. O importante é reconhecer, aceitar e definir quais as ações para se recuperar. O mercado (danado) quer ver óleo produzido e previsibilidade no realinhamento de preços. O governo é o controlador. É o dono da Petrobras. Ponto. A ingerência do governo, como é dita, eu não chamo de ingerência, chamo de gerência." Verdade. E ruim!

4 comentários:

Anônimo disse...

PT PT PT....
PARA RÁ TCHIM, BUM!
PT PT PT....
PARA RÁ TCHIM, BUM!
PT PT PT....
PARA RÁ TCHIM, BUM!

... E ASSIM A PETROBRÁS FOI AFUNDANDO, AFUNDANDO, AFUNDANDO...

ALGUÉM CONSEGUIRÁ SALVÁ-LA?

NÃO PERCAM AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES EM 2.014! MAS DESTA VEZ, VOTEM PELA NAÇÃO BRASILEIRA E NÃO PARA OS INTERESSES DOS PARTIDOS E POLÍTICOS-GÂNGSTERES!


Anônimo disse...

Cada de um nós, mesmo aqueles “que não gostam de política”, tem uma “chamazinha ideológica” no coração. Se o assunto é política, futebol ou religião... é batata! Começa a discussão e surgem as chamas amarelas e as chamas azuis. As amarelas liberando gases com fuligem e as azuis liberando gás "limpo", sem fuligem. As amarelas produzindo menor energia, resultante da combustão incompleta e, consequentemente, desperdiçando o combustível da Nação. As azuis produzindo maior energia, combustão completa e otimizando o combustível da Nação. Por isso, e entre outros motivos, que a Petrobrás - 'influenciada' pelos ideólogos da "chama amarela", vem amargando prejuízos e até regredindo em áreas técnicas, pagando mais de 1 bilhão de dólares que custou apenas 42,5 milhões de dólares à empresa que levou a Petrobrás no bico (e a Dilma só ficou brava com o Gabrielli, na frente dos demais participantes de uma renião...), ações despencando nas Bolsas - E A CULPA É INVESTIDORES? - Portanto, essa presidenta quer enfiar em nossas cacholas e contar com a nossa inteligente compreensão e concordância: "A CULPA NÃO É DOS GESTORES DA PETROBRÁS E NEM DO GOVERNO PT!!!"

Como já dizia aquele velhinho, folclórico e maltrapilho cidadão caçapavense, que ficava falando sozinho e sentadinho no seu banco preferido, na Praça da Matriz: "Em rio povoado por piranhas, se jacaré nadar de barriga pra baixo terá a sua chama ideológica apagada pra sempre".

Que maldade, judiação faziam com aquele velho, gesticulando e falando sozinho... Não demora muito e apareciam alguns moleques da "chama amarela" para provocar e acabar com a paz do velho, gritando, "Gabiru, Gabiru!...", e davam risadas quando ele começava a proferir palavrões, "*#$!%... seu moleque 13 *#@ fiodap...!" e saia correndo atrás dele, tentando pegar pelo menos um da "chama amarela". Que maldade, que judiação... isso não se faz nem com o "seu" Garanhuns da Rose, uma figura nada maltrapilha ou folclórica, mas da combustão incompleta, chama amarela e tremendamente expelidora de fuligem!

Por isso e outras coisas mais, que não discuto política, futebol e religião!... hehehehe... rsrsrsrs...

Nilton disse...

Concordo a privatisacao e o canal mais proximo para o cresimento







Miriaklos disse...

Infelizmente teremos que aguentar essa maldita empresa ainda por muito tempo, posto que não temos também nenhum maldito politico que tenha coragem de propor sua privatização, que seria o único caminho de nos livrar desta doença maligna. Criemos vergonha e não abasteçamos em nenhum posto BR e assim, quem sabe podemos dar inicio a uma guerra que beneficiará a todos. Eu já ha anos faço isto. Ao menos este penduricalho chamado petrobras distribuidora irá pra casa do chapéu.