Taiadablog: Henrique Rinco: o novo prefeito de Caçapava !!!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Henrique Rinco: o novo prefeito de Caçapava !!!

O prefeito eleito Henrique Rinco, em reunião com assessores nesta manhã de segunda feira, 31 de Dezembro de 2012, deliberando estratégias para começar o ano de 2013 com o pé direito!
 
 
A posse do novo prefeito, do vice prefeito Dr. Jairo Junqueira  e de todos os vereadores, ocorrerá amanhã, às 17 horas no Clube Jequitibá, estando convidada toda a população de Caçapava!

21 comentários:

Brasilino Neto disse...

Que o Prefeito Henrique Rinco, seu Vice Jairo Junqueira e todos os vereadores sejam felizes na empreitada que assumirão daqui a alguns instantes. Que Caçapava seja sempre o objetivo de seus projetos, dedicação e trabalho. Caçapava tem plenas condições de se firmar como cidade importante neste privilegiado cenário que podemos chamar de "Vale do Paraíso", pois perto das grandes capitais, boas e estruturadas cidades, consolidadas rodovias e escolas de primeira linha, praias, montanhas e industrialização.

Anônimo disse...

Que Deus ouça o Brasilino.

Nilton disse...

Meu amigo j c diga ao seu prefeito que tem um Paraence que esta torcendo por ele,atraves do taiada vou estar sempre acompahando seus passos rumo ao desenvolmento desta cidade que passei a gostar tanto quanto voce.Feliz ano novo a todos voceis.

Lito do Maria Elmira disse...

É Rinco, a partir desta data o senhor passa a ser a vidraça, aquela mesma que o senhor, em não raras vezes, deu estilingadas despropositadamente. Fui seu eleitor e estou torcendo para que tudo de certo, mas vai ver que a coisa não é tão simples quanto ser um simples falador no e do legislativo.

Maju disse...

Olha, não vejo diferença nenhuma: entra prefeito, sai prefeito, não vejo diferença. Todos são a mesma coisa. Espero que o novo prefeito Henrique Rinco vise em sua candidatura o melhor para a cidade. Abraço, JC, feliz 2013.

Piolho de Garagem disse...

Brasilino acho que você apesar de tudo está sendo muito bonzinho com o prefeito eleito. Gosto de você e do JC pra cacete, mais na minha opinião o eleito vai roer a corda antes dos quatro anos de mandato, e espero que vocês estejam do lado da população se acaso esses caras virem a fazer kaka em vossa querida cidade. Não tapem o sol com a peneira. Feliz Ano Novo a você ao JC e a todos que aqui frequentam.

Brasilino Neto disse...

Piolho de Garagem não estou e nem querendo "fazer tipo de bonzinho", pois na fase de campanha eleitoral fiz expressa manifestação em favor da candidata Maria Angélica. Porém, o desejo que acima expressei é hoje, diante da vitória do partido que ai está e dos vereadores eleitos, a que posso fazer, pois desejar ao contrário é trabalhar contra a minha Caçapava. Quanto ao que poderá acontecer, por não me ter sido dado o dom da vidência, vou aguardar. Cabe-me ainda observar que no texto inicial fiz a manifestação de sucesso ao legislativo e não somente aos executivos.

Lancellotti disse...

Brasilino, você disse bem, vamos aguardar.

Carlos Karnas disse...

No dia 16/10/12 enviei para a mídia local, artigo sobre os primeiros movimentos necessários do prefeito eleito Henrique Rinco. O artigo não foi publicado. Considero que ele continua oportuno, pois o agora prefeito de Caçapava ainda não mostrou para o que veio.

CAÇAPAVA NO CENÁRIO DAS DESCONFIANÇAS


Os primeiros movimentos do prefeito eleito de Caçapava estão tímidos. Parece ele estar indeciso e não convicto do que é preciso ser feito na administração que deverá comandar. Ao se eleger, Henrique Rinco (PSDB) foi o escolhido muito mais por contraposição ao governo de Carlos Vilela (DEM) do que ao conteúdo do seu programa de governo. Existiram, entre os demais candidatos à prefeitura de Caçapava, planos de governo muito mais consistentes ao de Henrique Rinco.

A derrota política de Carlos Vilela pode ser interpretada como resposta do eleitorado que sofreu com a sua administração prepotente, que muito camuflou dos gastos municipais e dos projetos questionáveis que executou. Também, diante da confortável cooptação e métodos servilistas que impôs na sua relação com a Câmara de Vereadores.

Os percalços poderão surpreender Henrique Rinco e seu grupo. Incômodos não estão descartados e, para a população de Caçapava, permanece a dúvida de como o futuro prefeito poderá dar soluções às surpresas que se aflorarão. Persistem jogos de interesse que podem não estar identificados com os da coletividade. Henrique Rinco, nas suas ações e interesses, não difere de Carlos Vilela.

No cenário caseiro, a atuação de Henrique Rinco, como vereador, não pode ser qualificada expressiva. Titubeou em questões polêmicas e praticou a política de varejo. Sua cultura e a língua portuguêsa não o sustentam. Empobrecem-no. Agora as suas responsabilidades são outras. No primeiro momento lançou aceno de agradecimento ao funcionalismo público e sinalizou que irá valorizar o servidor, até com melhores salários. Entretanto, Henrique Rinco não é enfático e decidido para elencar o que efetivamente irá fazer em benefício da população. Fica no genérico, no discurso inconsistente e vazio, sem conteúdo. Aqui mora o perigo. Seu discurso não convence e estabelece um posicionamento preocupante para o munícipe.

Caçapava começa a trilhar período de transformações. Está sendo beneficiada com alguns empreendimentos importantes e o território urbano está se expandindo. Tal expansão alicerça o crescimento populacional e crescentes encargos municipais. A infraestrutura física e social da cidade precisará ser revista e revitalizada. A capacidade de investimento do município não é transparente. As políticas públicas, que historicamente não fundamentaram o conforto e o bem-estar social, deverão ser revistas e implementadas com maior vigor. Henrique Rinco, diante dos desafios, estará obrigado a formar equipe de governo competente e com visão desenvolvimentista. Não poderá praticar o governo caseiro e de tutelamento acanhado como o praticado em Caçapava. Entretanto, Henrique Rinco, como homem público recente na cidade, ainda não conseguiu provar e convencer daquilo que é capaz. Ganhou a eleição, mas por contingências do momento e diante do esgotamento do eleitor, cansado de não ser atendido nas suas reivindicações básicas e já inconformado com o estilo Carlos Vilela de governar e gastar o dinheiro municipal. A população de Caçava sinaliza que merece muito mais da administração municipal, especialmente transparência e justiça social. Mas a justiça social apregoada, no momento, não é cumprida com arrojo pelo PSDB, o partido de Henrique Rinco.

A grande dúvida, muito presente, é se Henrique Rinco terá a desenvoltura de governar Caçapava como ela necessita ser governada. A população está atenta e irá cobrar, pois a atual relação de confiança ainda está longe da sedimentação.

Carlos Karnas, jornalista e escritor

Unknown disse...

Não estou te entendendo, Carlos Karnas? Como o Prefeito Rinco está indeciso? Ele ainda não chegou físicamente na Prefeitura, o que deve ocorrer nos próximos minutos e já deu um briefing aos veículos da imprensa, do que pretende e como vai chegar lá?
Acho que vc. está querendo exclusividade, não é?

Carlos Karnas disse...

Caro JC Flores. Com todo o respeito, se você não consegue ler o que foi escrito no artigo, jamais vai conseguir saber ou entender o que está dito. Muito provavelmente seja, também, o caso do novo prefeito. Enfim, fazer o quê! Depende de você, neste caso.

Unknown disse...

Prezado Carlos Karnas, acho que voce é que não me entendeu: se o seu primeiro comentário foi publicado no Taiadablog, claro que significa que entendemos ser uma crítica, por um lado, até mesmo construtiva e isto mereceu a resposta que demos em seguida, ok?
Assuntos não compreendidos pelo editor do Blog, não são publicados, de forma alguma!
à inteira disposição do amigo!

Brasilino Neto disse...

Estranha-me a posição do Blog, pois quando aparece um comentário crítico, embora respeitoso e de de critério, tal qual o caso do Carlos Karnas, de imediato vem um comentário do editor o contrapondo, tal como faz neste caso. Entendo que o editor pode opinar, mas como comentário e não como reprimenda e objeção. Louve-se, no entanto, que mesmo nestes casos, embora mantenha a ressalva em relação à postura do editor, o Taiadablog publica os artigos que lhe são enviados.

Unknown disse...

Amigo Brasilino, acho que de certa forma, a crítica do leitor Carlos Karnas, foi extremamente contundente como a sua pois revela críticas sobre algo que o Prefeito Rinco deveria fazer, antes mesmo de tomar posse no cargo, o que seria um contra-senso eis que, embora tenha ocorrido a transição municipal, certamente que os principais assuntos e a rotina decorrente, serão objetos de análise à partir de agora, já assumido o cargo e em fase de locação dos servidores municipais. O editor do Taiadablog sente-se sim, à vontade para debater com o leitor, as suas opiniões, dentro dos limites éticos e respeitosos quanto foram até agora! Apenas para lembrar, o Taiadablog só publica, assuntos que sejam perfeitamente entendidos por seu editor!

Carlos Karnas disse...

Caro Brasilino. Agradeço-lhe a leitura do meu texto postado acima, bem como o seu posicionamento diante do leve fervor que se estabeleceu com o editor deste Blog. Defendo que a postura político-administrativa do novo prefeito, Henrique Rinco, é insípida, amorfa. Homem público que chega ao posto de governar cidade deve fundamentar e qualificar todos os seus atos em respeito ao munícipe. Deve agir às claras, ser honesto e mostrar competência. Deve ter sólida diretriz e responsabilidade ao assumir posicionamentos bem antes de colocá-los em prática. Infelizmente, o perfil das últimas administrações em Caçapava – bem como o da maioria dos nossos representantes na Câmara de Vereadores – é de singular pobreza e inexpressividade. Tudo indica ser o que está estabelecido novamente. A Câmara de Vereadores, pelos nomes eleitos, parece desqualificar-se. É voz corrente esclarecida que está nas ruas da cidade. Henrique Rinco, o prefeito de agora, ainda não assumiu postura relevante e segura para determinar, com certeza, o que sua administração irá fazer, sem sombra de dúvida. Trata-se, enfim, de uma característica particular da política em Caçapava. Assim sendo, o município, com os seus representantes, pena pela falta de altivez que merece. Os primeiros atos do prefeito, em nova administração, já deveriam ser determinantes, talvez corajosos e ousados. É o que inexiste e não se vê. Algo típico do novo administrador. Os problemas que aqui vivenciamos continuarão objetos de falatórios e críticas na Praça da Bandeira e no Mercado Público. A não ser que o novo prefeito assuma compromisso efetivo para mostrar a que veio. Isso até agora não aconteceu e necessita ficar exposto publicamente. Devemos considerar tempos outros no regime democrático e a necessidade de a população reivindicar e exigir por políticas públicas exemplares, que nunca se estabeleceram em Caçapava. Eu, como cidadão, exijo administração competente e política maior para a cidade em que vivo. Bem como liberdade de expressão, como está estabelecida na nossa Constituição.

Brasilino Neto disse...

JC, para não alongar a polêmica digo simplesmente: Entendi do texto do Carlos Karnas, que tomar posição segura não significa tomar decisão, mas sim já estar preparado, desde o primeiro instante da assunção do cargo, para o exercício daquilo a que se propôs a pessoa.

Unknown disse...

Ora, caro leitor Carlos Karnas, deixei bastante claro, desde o início de seus comentários que, aceito mas não concordo com sua linha de raciocínio, quanto ao prefeito Henrique Rinco, colocando-o como "indeciso e não convicto do que é preciso ser feito na administração que deverá comandar."
Prezado leitor, se um homem consegue convencer 42% dos eleitores de uma cidade, sem gastar 1% do que gastaram os demais partidos, tendo uma campanha, sem a utilização de placas, faixas e outros adereços, lastreando seus discursos, com sinceridade e honestidade de princípios, alardeando aos quatro cantos que governará sem maracutaias, baseado tão sómente na moralidade e na legalidade de suas ações. Se este homem não sabe o que diz e nem o que vem pela frente, certamente representa o outro lado, aquele mais interessado em "armar" seu governo com dispositivos arrecadadores de verbas e numerários, disfarçados em contratos onde diminutas letras escondem as práticas delituosas que estamos acostumados a ver!
Se este homem é o indeciso que vc. se refere, prezado leitor Carlos Karmas, só tenho a lamentar e esperar que o tempo lhe dê um pouquinho mais de serenidade e o ajude a reformular o raciocínio, a bem da verdade!
Por fim, lamento que vc. tenha ficado ofendido com o tom de minhas respostas mas o faço, defendendo a causa, com extrema confiança e conhecimento da noção política e pessoal do prefeito Henrique Rinco!

marcelão disse...

Acredito que, com base em pensamentos e ideologias mostradas tanto pelo leitor Carlos Karnas , Dr. Brasilino e o nosso Blogueiro JC , e também é claro , por todos os demais que nessa matéria manifestaram suas opiniões ... é que conseguimos fazer a verdadeira democracia .
É notório o nível intelectual diferenciado do Sr. Carlos Karnas,mostrado em sua maneira de se expressar , nem preciso falar do admirado Dr. Brasilino , e também do meu amigão JC Flores .
Concordo em partes com todos, e discordo também , ... pois é , é assim que conseguimos corrigir erros , ouvindo críticas inteligentes , e criticando quando não concordamos .

Espero que pessoas inteligentes assim , contagiem a maioria , pois sabemos que a grande parte do eleitorado possui capacidades limitadas em escolher no dia do voto , muitos votam a troco de favores ou de esmolas .

sabemos que onde existem grandes poderosos ,e que para se manterem no poder , é necessário um povo idiota .

Espero que o Sr. Carlos Karnas ,continue a expressar seu pensamentos , que o Dr Brasilino continue a mostrar suas opiniões , e que o amigão JC continue com esse Blog , nesse mesmo perfil , pois é bem melhor esse tipo de críticas e debates de opiniões , do que perder tempo em ler pessoas que nada agregam a sociedade , entrarem numa discussão inteligente , se identificando ANONIMAMENTE e e fazendo pronunciamentos burros e muitas das vezes sem conteúdo .

meu ponto de vista para ser também criticado ou concordado é o seguinte ... ja estamos calejados com várias decepções na administração aqui da taiada,fica difícil acreditar sim , realmente causa dúvidas quando não sabemos qual o raciocínio que esta sendo usado pelo nosso atual Chefe do executivo , mas , é melhor ficar quieto e fazer acontecer , e não se comprometer com promessas que jamais serão concluídas .

Parabéns , pelas colocações de todos os citados , para mim é uma aula de politica !

concordando e descordando de pontos de vistas de todos !

Feliz Caçapava a Todos !

Wendel Souto disse...

Caros amigos,
Li toda essa discussão e concordo em parte com alguns e parte com outros. Não votei no Henrique Rinco, mas imagino que se a maioria votou nele, é justo que receba de nossa parte, apoio e crédito, mas confesso que estou na expectativa, pois quanto mais pedra uma pessoa joga na vidraça do outro, mais esperamos dele. Já que o Henrique jogou tanta pedra na administração do Vilela, ele vai ter que mostrar e provar que realmente estava tudo errado e que ele chegou para mudar. Estamos cansado de ver políticos usar essa estratégia de criticar tudo que o prefeito faz, mas quando assume o posto, faz a mesma coisa. Como disse antes vamos aguardar, não podemos julgá-lo antes de começar a trabalhar, só que se ele não mostrar serviço e provar que ele realmente é melhor que o antecessor, vai ficar muito feio e será muito vergonhoso.
Como político tão competente como ele quis parecer, imagino que já tenha ações imediatas para implantar, ou pelo menos deveria ter não é.
Vamos esperar e acompanhar

Brasilino Neto disse...

Wendel, você foi preciso em suas observações, que estão acordes com que o Carlos Karnas e eu manifestamos. Pois nos moldes com o hoje prefeito Henrique atuou como vereador e nas colocações na campanha política lhe impõe estar com muitas "balas na agulha" em favor de Caçapava. Louve-se-o, em minha opinião, ter imprimido na escolha de seu secretariado uma marca que a muito não vemos no Brasil, qual seja, a de convidar pessoas técnicas e competentes para seu auxílio. Tem tudo para dar certo, tal como quer o Carlos Karnas e nós, mas tem-se também que ser ter em mente que nossas expectativas são muitas.

Brasilino Neto disse...

Marcelão, obrigado pelas referências a mim e a meus artigos feitas. Não me furtei como não me furtarei em manifestar tendo, no entanto, cuidado com as colocações a serem feitas. Não tenho dúvida e nem preocupação alguma de, sabendo de alguma coisa que seja importante para Caçapava, em levar ao prefeito Henrique a informação, mesmo tendo me colocado em posição diversa na época da campanha. Ressalto que isto já se deu, tal como na oportunidade da eleição do prefeito Paulo Roitberg, a quem também não dei meu voto (e nem darei), mas como presidente do IDECA - Instituto de Desenvolvimento de Caçapava, não poupei nenhum esforço para lançar, na companhia de um grupo de colaboradores, a Pedra Fundamental do prédio do Corpo de Bombeiros no dia 14 de abril e inaugurá-lo em 16 de dezembro do mesmo ano, ou seja, oito meses e dois dias depois. Todos atribuem, erroneamente, a construção à Prefeitura local, pois como sustentado, foi com a ajuda financeira de algumas das empresas de Caçapava que isto pode se dar. Isto está assentado na placa de inauguração instalada naquele prédio de Bombeiros.