Taiadablog: FAB apresenta novo avião da Esquadrilha da Fumaça !!!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

FAB apresenta novo avião da Esquadrilha da Fumaça !!!

A Força Aérea apresenta nesta terça-feira (18) o novo avião da Esquadrilha da Fumaça, que terá também uma pintura diferente baseada nas cores da bandeira do Brasil.

A Esquadrilha, que existe há 60 anos, usa nos últimos 29 anos a aeronave T-27 Tucano nas apresentações.  

Para garantir mais agilidade às acrobacias, o Tucano será substituído agora pelo A-29 Super Tucano, que é usado também pela Aeronáutica para patrulhar as fronteiras do país.

A primeira exibição pública do A-29 será em um evento fechado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), nesta terça-feira, quando haverá a troca do comandante da Esquadrilha, assumindo o cargo o tenente-coronel Marcelo Gobett Cardoso.
A Aeronáutica receberá 12 novos A-29 para a Esquadrilha da Fumaça, mas apenas 7 serão usados nas apresentações.

Os pilotos terão seis meses para se adaptarem à nova aeronave, que tem mais potência e permitirá novos tipos de acrobacias. A primeira apresentação da Esquadrilha com o novo modelo só deve ocorrer no segundo semestre de 2013.

Em 2012, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), o nome do grupo que realiza a Esquadrilha da Fumaça, quebrou o recorde de apresentações: foram 130 em 16 estados brasileiros e em quatro países da América do Sul, segundo a Aeronáutica.
Clique aqui e assista a reportagem.

Um comentário:

Nilton disse...

Lindo aviao agora sim a nossa esquadrilha vai ficar "porreta" niltinho piloto