Taiadablog: Queima de fogos prejudica humanos e animais !!!

sábado, 29 de dezembro de 2012

Queima de fogos prejudica humanos e animais !!!

O aparelho auditivo de uma criança se forma ainda na vida intrauterina. Apesar disso, as conexões do ouvido com o cérebro vão se estabelecendo gradualmente. 
 
Assim, mesmo ouvindo bem, uma criança com cerca de um ano ainda não sabe interpretar os sons que chegam até ela. Por isso mesmo, às vezes, toma sustos com ruídos que nem são tão altos assim.

E se isso acontece e é muito natural que a criança também se mostre irritada ou com medo ao ouvir sons repentinos e altos, como os que resultam da queima de fogos típica das festas de fim de ano.

Mais do que assustar, um ruído desse tipo pode lesionar os ouvidos, prejudicando a audição em diferentes níveis, dependendo do quanto seu filho estiver próximo da fonte geradora do som. Além da perda auditiva, a criança pode permanecer escutando um zumbido por um longo tempo se for exposta a um som intenso.
 
A poluição sonora causada pelos fogos de artifício, incomodam também aos cães e gatos, pássaros, pessoas idosas e doentes, além de terem se transformado numa das principais causas de dano ambiental dos tempos de hoje!
 
Entendo que a gravidade do assunto é de tal monta, que deveria ser incluida na pauta dos grandes foruns mundiais que tentam reverter os danos ambientais causados pelo homem!
 
É claro que uma campanha de esclarecimentos em relação ao problema, ajudaria e muito a minimizar e, com sorte, até acabar com o problema e isto já tem sido objeto de muita ação nas redes sociais!

Nenhum comentário: