Taiadablog: De Pequim a Cantão !!!

sábado, 29 de dezembro de 2012

De Pequim a Cantão !!!




 

Enquanto no Brasil se completam tres anos do lançamento da idéia do Trem Bala SP-Rio, sem que absolutamente nada tenha saído do papel, e com certeza, nem vai sair, os 2.298 Km da linha de trem mais rápida do mundo, ligando Pequim à metrópole de Cantão no sul do país, foram percorridos em 7 horas e 59 minutos pela composição que fez a viagem inaugural. 

É menos da metade das mais de vinte horas que demoram os mais rápidos trens convencionais, que circulam numa linha paralela.

Os trens passam por seis províncias nas quais vivem cerca de 600 milhões de pessoas - quase a metade da população nacional -, e agora o próximo desafio é a linha Zhengzhou-Xuzhou, que fará a ligação direta entre as ferrovias Pequim-Cantão e Pequim-Xangai.

Circularão a cada dia pela nova linha, cobrindo parcial ou totalmente o trajeto, 155 trens. Os bilhetes custarão 700 ou 800 iuanes (R$ 229 ou R$ 262) para a classe turística, ou o dobro nos vagões de luxo, neste caso um preço muito alto e pouco competitivo em relação ao dos aviões.

Recentemente foi inaugurada outra importante linha, entre Pequim e Harbin (vizinha à Rússia), a primeira do planeta na qual os trens-bala circulam por montanha, que unida à abertura da Pequim-Cantão faz com que os viajantes na China possam viajar do extremo norte ao sul do país em alta velocidade.

Nenhum comentário: