Taiadablog: Esgotos a céu aberto no centro 2!!!!!!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Esgotos a céu aberto no centro 2!!!!!!


“É o órgão responsável por gerenciar implementar a política de saúde da administração pública municipal, desenvolvendo ações coordenadas que atendam tanto na prevenção de doenças, quanto na promoção e desenvolvimento da saúde. Elabora, coordena e acompanha a execução de programas específicos.”
Estas são as finalidades institucionais da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Caçapava, constantes do site da Prefeitura Municipal de Caçapava.
Custa-nos, portanto, acreditar que, o órgão encarregado de elaborar, executar e fiscalizar, planos e programas de prevenção de doenças e manutenção da saúde pública, não consiga, não queira, ou ainda não possa, interferir na situação dramática em que se encontra a Cadeia Pública no centro da cidade, casa dos horrores em que se encontram detidas cerca de 140 prisioneiras, em local onde cabem somente, menos da metade deste número.
O vazamento de esgotos a céu aberto, além de todas as particularidades negativas que expõe, em seus aspectos de saúde pública, principalmente por se situar na região central da cidade, são ainda agravados por se encontrarem na vizinhança do Mercado Municipal, onde é grande o conglomerado de pessoas e trabalhadores.(Veja nosso post de 14 Out 08 a respeito)
A menos de 3 metros da muralha interditada, existe uma barraca de feirantes que vendem e manipulam peixes ao ar livre, o que, por si só dá uma idéia do grotesco da situação!
Aliás, gostaria muitíssimo de saber, de quem foi a brilhante idéia de se esconder o visível vazamento de esgotos, mediante a colocação de tapumes interditando as calçadas ao longo da Cadeia Pública.
É inadmissível que a Vigilância Sanitária do município não tome a providência máxima de interdição daquele prédio, a bem da saúde pública.
Entendemos que caso esta providência de interdição da Cadeia Pública, não seja tomada imediatamente, não se faz necessária mais nenhuma campanha de vacinação e/ou prevenção de saúde pública em Caçapava!

5 comentários:

Anônimo disse...

A vigilância sanitária de Caçapava só serve para interditar buteco com banheiro sujo!!

Anônimo disse...

Os esgotos a ceu aberto podem levar a uma série de doenças que são transmitidas pela ingestão acidental de ovos de vermes presentes na água ou pelo contato com a água contaminada. A doença mais conhecida no Brasil é a esquistossomose (mais conhecida como barriga d'água). Quando adulto, o verme do esquitossomo vive nas veias do intestino do homem e que as vezes acaba contaminando a água. Cada ovo produz uma larva que se aloja em caramujos (de água doce) para se desenvolverem de novo, do caramujo sai larvas de outro tipo, na água, essas larvas podem penetrar na pele humana, causando inchaço ou coceira. As larvas chegam no intestino humano através do sangue e assim o ciclo se perpetua.
EXISTEM VÁRIAS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA DE ESGOTOS (SERVIDAS)COMO:
Cólera
Infecção intestinal
Leptospirose
Amebíase
Giardíase
Algumas destas, podem levar a pessoa à morte.
É um absurdo inominável nossa cidade ter uma "lingua negra" como esta, em sua região central.Em minha opinião, deve haver uma intervenção da Justiça, caso a Prefeitura não tome as devidas providências.

Anônimo disse...

Quando será que a população será respeitada? Isso não pode ser nem um absurdo e sim um descaso muito grande. Temos que nos mobilizar.

Anônimo disse...

Cadê nossos vereadores, autoridades, cadê todo mundo, nesta hora, heim?

Anônimo disse...

JC, tenho conhecimento que meses atras foi requerida pelo Ministério Público local a interdição da Cadeia Pública, no entanto, não sei qual foi o resultado.
Assim, o primeiro passo já foi dado, agora resta a Prefeitura Municipal fazer a sua parte acompanhando o requerimento apresentado pelo MP e pressionando o Governo Estadual já que este tambem tem sua parcela de culpa.