Taiadablog: Meio ambiente e saúde pública em grave risco!!!!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Meio ambiente e saúde pública em grave risco!!!!

Abaixo, publicamos carta que foi enviada à ONG EcoVital, na pessoa de seu presidente sr. Carlos Ventura:

"Estou lhe enviando esta, para que, dentro de suas possibilidades e também da ONG que você brilhantemente conduz, nos auxilie a divulgar, ao máximo, nossas preocupações para com o meio ambiente em nossa cidade, particularmente nos casos em que o poder público municipal, por força do custo político representado, não toma nenhuma providência, acabando por expor os munícipes, à graves doenças!

O assunto em questão, é a interdição da Cadeia Pública de Caçapava, onde, um amontoado de presas disputa palmo a palmo, o espaço para suas necessidades básicas, em meio à tão volumosa e excedente população carcerária!

Ali, descobriu-se, já há algum tempo, um grande vazamento de esgotos, que ultrapassaram os muros e acabaram por vazar para as calçadas em torno da Cadeia, forçando o poder público à, num gesto absurdo de incompetência para tratar do assunto, colocar tapumes obstruindo as calçadas ao trânsito de pedestres e tentando esconder o esgoto a céu aberto, situação esta que vai de encontro a qualquer norma de saúde pública, ainda mais nos dias atuais!

Um absurdo! Um abuso, uma cidade como a nossa, ser obrigada, em razão da incompetência da autoridade pública, a conviver com esgotos a céu aberto no centro da cidade e, pior, ao lado do Mercado Municipal, distante cerca de 3 metros de uma banca que vende, abate e limpa peixes para seus clientes, com grandes chances de contaminação!

Nosso blog já tocou no assunto em várias oportunidades, sem que quaisquer providências fossem tomadas mas, nos últimos dias, foi publicado no site da PMC, uma reportagem sobre a Semana de Combate à Dengue, ocasião em que a Coordenadora de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Martins Moreira falou que: “As pessoas têm que se conscientizar da importância da mobilização e do trabalho dos agentes de saúde e abrir suas portas para a vistoria. A ação preventiva é o único meio de evitar a doença”.

Acho que esta opinião da Coordenadora, por si só, nos dá uma dimensão da irresponsabilidade para o trato do problema: além de nada fazer para resolver o assunto, como por exemplo, em conjunto com a Vigilância Sanitária, INTERDITAR, a Cadeia Pública de Caçapava, ainda tenta jogar a responsabilidade de mobilização no combate ao mosquito da Dengue, nas mãos da população!

Necessitamos iniciar uma grande ação popular, visando chamar estes maus políticos à justiça pelo não cumprimento de suas atribuições funcionais, previstas na legislação municipal e estadual, além de sensibilizar as autoridades maiores, para a interdição da Cadeia e a consequente manutenção e/ou desativação completa do prédio!

Agradecemos qualquer ajuda sua e da EcoVital, pedindo-lhe, se possível, repassar esta mensagem à seus colaboradores e amigos.

Muito obrigado e grande abraço!

Jcflores
criticandoataiada@bol.com.br

OS.: Como o assunto é de utilidade pública, esclareço que publicaremos esta missiva, em forma de post em nosso blog www.criticandoataiada.blogspot.com "


2 comentários:

Anônimo disse...

Cadê a Vigilancia, o Ministério público, os vereadores, sei lá quem seja para tomar providências contra este esgoto! Temos que fazer barulho.

Anônimo disse...

Meus amigos, cadê a Sra. Secretaria de Saúde - que ia todo dia num programa de rádio de nossa cidade - e dizia que saúde de Caçapava é uma maravilha?
S U M I U ... também, a eleição já passou,né! E o pior, que ela deixou um número de celular para as pessoas entrar em contato, mas nunca ninguém atende... Isso é vergonhoso...até quando Sr. Prefeito?
PS: Não se esqueçam dos veículos alugados pela prefeitura!!!