Taiadablog: Moralização da Sala dos Advogados!!!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Moralização da Sala dos Advogados!!!



Senhores: estive no Forum de nossa cidade, em duas oportunidades na semana passada, procurando a Sala dos Advogados, com a finalidade de tirar cópia de documentação.

Em ambas as ocasiões, constatei a presença do mesmo grupo de 3 ou 4 pessoas (certamente advogados pois engravatados estavam!), aparentemente sem quaisquer ocupação profissional, às gargalhadas, contando piadas de baixo nível, incompatíveis com o local, constrangendo de forma absoluta, a funcionária da OAB que ali trabalha!

Ora, não sou Advogado e nem tão pouco bacharel em Direito, mas a situação incomodou-me profundamente, visto perceber o flagrante desrespeito à funcionária acima citada, e também aos demais usuários daquele pequeno e insalubre (fumaça de cigarros, etc.) local.

Entendo, e tenho certeza, que o local foi criado pela OAB, como forma de apoio e infra-estrutura aos srs. Advogados, no exercício de suas atividades junto à Comarca, e não para ser utilizado como local de chacrinha e área de lazer para advogados sem clientes que, constrangendo as pessoas como o fazem, acabam desvirtuando a nobre conceituação objeto da criação do local, além de impedir e atrapalhar o trabalho daqueles que encaram sua profissão com seriedade!

Não conhecendo pessoalmente o grupelho contador de piadas, ofereço-me, caso necessário, para descrevê-los, minuciosamente, com a finalidade de que sejam tomadas urgentes medidas saneadoras e regularizadoras das atividades no ambiente da Sala dos Advogados!

26 comentários:

Anônimo disse...

E eu, como advogado, vou contestar o que ?

Anônimo disse...

E o pior é que sempre são as mesmas caras! Além de nada fazerem, ainda atrapalham! Agora, o lamentável é a presença de pai e filho, ambos advogados, no meio dos contadores de piada! É o fim da picada!!
Saudades das medidas moralizadoras impostas por um ex-presidente da OAB, que acabou expulsando, da Sala dos Advogados, um cartorário da cidade, em virtude do mesmo não possuir diploma de nivel superior em Direito e por estar tentado fazer da Sala dos Advogados, esta bagunça que aí está.

Anônimo disse...

É por essas e outras que os advogados não têm mais o respeito que tinham.

Anônimo disse...

Tambem sou advogado e ficou extremamente constrangido frente a situações como essa.
Tem advogado que é mais facil você achá-lo na sala da OAB do que no próprio escritório.
As vezes é mais facil utilizar o Salão do Júri ou mesmo o balcão dos cartórios para algumas atividades como remontar um processo, preencher uma guia, etc, por falta de espaço na Sala.
É uma pena, pois deveríamos ser o exemplo para aquelas pessoas que ali aguardam suas audiencias, já que nós seremos seus representantes frente ao Judiciário.

Anônimo disse...

Com a palavra o Exmo.Sr. Presidente da 85a. Susecção da Ordem dos Advogados do Brasil. Sem mais comentários.

Anônimo disse...

É verdade mesmo. Isso sem contar que um determinado advogado, que milita na Comarca, usando de uma parafernália eletrônica, como celular multimídia, notebook etc. utiliza aquele minusculo balcão, no interior da sala da OAB, para digitar alguma coisa, ou simular,só para ostentar seu poderio, ao passo que deveria utilizar seu escritório, que acredito seja próximo ao Forum.

Anônimo disse...

A culpa disto é dos próprios advogados que, por corporativismo puro, deixaram de punir aos maus profissionais, além de não exigirem maior rigor nas faculdades em relação ao nível dos cursos de Direito e também na exigência de cada vez mais elaboradas as matérias para os exames de habilitação profissional da OAB.
Quem pariu, que balangue!

Anônimo disse...

Com a palavra o Presidente da Comissão de Ética e Disciplina da OAB/caçapava, Dr. Glauco Spinelli Januzi!

Anônimo disse...

Bom, eu gostaria de postar um esclarecimento, em nome da Classe dos Advogados, que certamente, ao lerem, concordarão comigo. A Sala de xerox da OAB é para uso dos Advogados. Existem salas de OABs em SP q se localizam até no sub solo, como é o caso da Justiça Federal de SP, pq é exatamente para nao haver contato entre as pessoas do público e os Advogados. Ali é uma sala restrita, podendo o Advogado tomar café, usar o computador, conversar com o colega sim. E se for perguntar para cada funcionária (o) da OAB em qual local preferem estar trabalhando, a resposta é que entre a Justiça do Trabalho e a Sala do Fórum, esta última é a preferência, por haver mais trabalho, mais pessoas e por conseguinte, as horas trabalhadas são mais interessantes do que ficar parado sem qualquer barulho na sala da OAB, da Justiça do Trabalho.
E os bons advogados não trabalham apenas nos escritórios. Os bons advogados trabalham em todos os lugares que houver necessidade de atender cliente, até no meio da rua ou numa festa. Garanto que todos os Advogados já passaram por isto: darem consultas gratuitas ou "informações", em locais q não são os escritórios.

Sobre os colegas que estavam na sala, conversando, muito me admira que sejam só em número de 4, porque na realidade, em Caçapava, TODOS os Advogados (as) são amigos entre si. Não há rixa, todos são unidos, pode eventualmente ter estes episódios de piadas, como foi flagrado pelo " postador ", mas o que importa, é que a Classe é toda unida e feliz. E, ninguém deixa de lado o profissionalismo.

Abraços.

Anônimo disse...

Acho que o anônimo que diz que os Advogados de Caçapava são unidos e felizes e que o episódio narrado pelo postador não corresponde à realidade, deveria agendar algumas visitas à Sala dos Advogados para se constatar "in loco" a veracidade das informações do blog. Não sei agora, depois da situação ter sido levado ao conhecimento público mas, constatei, pessoalmente, e em inúmeras ocasiões, à verdadeiras competições de piadas sujas e imorais naquele local. E tem mais, não concordo também com o referido anônimo, quando diz que a classe está unida e feliz! Não está não, prezado doutor! O senhor apenas imagina. Na prática, a teoria é outra!

Anônimo disse...

É caro anônimo, explica , mas não justifica! Será que a classe é unida mesmo?

Anônimo disse...

Quero dizer ao 'anonimo' que defendeu a classe que eu não dei e nem lhe darei procuração para me defender, pois infelizmente a afirmação do blog é tristemente verdadeira.

Anônimo disse...

Faça-se cumprir o que está escrito na porta da referida sala: "USO EXCLUSIVO DE ADVOGADOS" assim evita-se que penetras façam uso indevido do local. Se é que me faço entender......

Anônimo disse...

Essa vai para o desinformado que além de escrever o sobrenome errado do dr Glauco Spinelli Jannuzzi (são 2 n(s) e 2 z(s) ), não sabe o que se passa dentro da própria instituição.

Por conta da eleição municipal, o referido doutor afastou-se da Comissão de Ètica e Disciplina, nomeando interinamente o doutor André Luis Valério Simão!!!!!

Anônimo disse...

É impressionante a preocupação de determinadas leitores deste blog, com a grafia correta do nome das pessoas não é mesmo?
Novesfora a grafia, vc. não opinou, anônimo, sobre o principal assunto levantado que é a moralização da Sala do Advogado no Forum!
Este sim, é que é o assunto do momento.

Anônimo disse...

O colega que disse que a classe é unida que me desculpe. Advogado NÃO DEVE EM HIPÓTESE ALGUMA DAR CONSULTA DE GRAÇA, E MUITO MENOS NA RUA !!!!

Graças a esses profissionais que que a classe não é respeitada como, v.g., a dos médicos.

Anônimo disse...

O xerox da OAB tem preço menor do que os existentes por ai, por ser uma vantagem exclusiva destinados aos advogados. Não deve ser usado por outras pessoas, que não sejam os profissionais referidos.

Anônimo disse...

Este lugar é um verdadeiro INFERNO!! Nem o CAPETA pára lá!! Falo isso com conhecimento de causa (de quem já ficou lá por um tempo) e graças a Deus não estou mais lá! Isso não pode ser denunciado no Conselho de Ética da OAB Caçapava, pois serão julgados por eles mesmos (acredito que algum membro desse "conselho de ética" faça parte dessa corja). VAMOS DENUNCIAR PRO CONSELHO DE ÉTICA FEDERAL DA OAB ESSA VERGONHA!!!

Anônimo disse...

Pois é, último anônimo, cujo nome tem iniciais " D. E " ... rsrsrs... Eu acabei vendo seu post e discordo.

Na verdade, discordo desde o princípio, porque a SALA DOS ADVOGADOS como o próprio nome diz, é DOS ADVOGADOS!!!!!!!

Como bem frisaram alguns colegas, o preço do xerox é mais em conta do que dos demais locais, existem advogados amigos sim, entre si... há mta união sim, porque sou prova disto. Inclusive qdo um dos advogados ficou doente, com um sério problema de saúde, vários colegas tentaram ajudá-lo...

Existe amizade que são comprovadas em dia de palestras, em reuniões, etc. Claro que não pode dizer que é 100% assim, mas o bom é que tem mais da metade dos Advogados de Caçapava que se dão mto bem.

Além disto, é engraçado. Se falam que tem amizade entre os advogados, isto é motivo para denunciá-los? Que coisa estranha...

Piadas em local de serviço? Nossa... então, nem se fale...

Já trabalhei em outros setores que não são da Advocacia, que existiam mtos piadistas... comentários de novela, de futebol, de namorados... Isto é inerente do ser humano.

Nos EUA, existe um estúdio de animação de filmes em 3-D, que os funcionários que ali trabalham, parece mais um parque de diversão... tem até clubes, piscinas, que eles podem revesar a jornada de trab. com divertimento.

E isto é recomendado... Trata-se do estúdio que faz os melhores desenhos em 3-D, extremamente premiados.

O mesmo acontece com empresas de Sites de internet, Microsoft, algumas revistas, etc...

E não pense que ficam só nisto: fabricas tem piadistas, hospital tem piadista, dentro da política tb tem... rs... Em todos os lugares... pessoas felizes são assim: trabalham e se divertem ao mesmo tempo.

O que não pode é deixar de trabalhar , porque sem advogado, medicos, não tem como ficar, né verdade??? A não ser que a pessoa estude 5 anos, preste o exame da OAB, passe, monte escritório e atue em causa própria depois...



Abraços.

Anônimo disse...

MEU AMIGO NÃO SE TRATA DE MATÉRIA ÉTICA A SER TRATADA POR QUALQUER CONSELHO DE ÉTICA QUE SEJA. É UMA QUESTÃO DE ORDEM PESSOAL. CADA UM DEVE TER EM SEU INTIMO O LIMITE DO ULTRAJÁVEL E DO RIDÍCULO. A ORDEM NÃO EXERCE ATIVIDADE POLICIALESCA!!!!
EDUCAÇÃO E BONS COSTUMES VÊM DE BERÇO.

Anônimo disse...

Numa fábrica, num ambiente de trabalho normal, os piadistas entram nas listas das áreas de Recursos Humanos para substituição pois representam pouca produtividade e contaminam as demais atividades.
De se falar que quando um colega ficou doente, outros procuraram ajudar, isto não indica que a classe está "unida e feliz" como querem alguns. É inerente do ser humano, de qualquer ser humano, prestar ajudar humanitária à outrém.
Não se justifica, em hipótese nenhuma, a chacrinha que ocorre na Sala dos Advogados, diáriamente! Lugar de palhaço é no circo, não é mesmo?

Anônimo disse...

Por qual motivo será que o presidente da 85ª Subsecção não se manifesta?? (será porque ele é o piadista "MOR"??)....e o nosso presidente do conselho de ética?? oq tem a dizer sobre isso??

Anônimo disse...

É, JC esse comentário pegou fogo....
Mais tem cada debiloide mandando comentário, tomara que não seja da classe, estão falando até de médicos.... Não consegui entender, o comentário do blog falou somente de advogados. E se consegui entender, falou sobre um grupo que fica aqui no forum próximo ao estadinho falndo bobagem, será que lá é o espaço adequado?
Numca vi médico fazendo o mesmo....

Anônimo disse...

E povinho..., preocupado com piadas. A OAB é orgão público? Não, os advogados são pagos com o dinheiro do povo? Não. Assunto inteligente não? Discutir a vida das pessoas enquando o Dantas reina no STF, nenhuma fábrica vem pra Caçapava, a bolsa família está sendo distribuída a rodo. Se as pessoas soubessem como são feitas as salsichas, as leis e alguns acórdãos(lalau e cia) entenderiam o que eu quero dizer.

Anônimo disse...

concordo com o blog, a sala da oab parece um "bar", onde se fica á vontade para falar bobagens...advogado serio que fica de plantao lá é uma tortura.vá contar piadas em seu escritorio,ou no circo que tem mais publico.dê-se o respeito para poder exigir depois!!!!

Anônimo disse...

Só falta a chopeira!Lamentável essa sala........só por Deus para aguentar esses "Doutores(as)" plantados lá coçando e metendo o pau todo dia!