Taiadablog: O fim das sacolas plásticas!!!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O fim das sacolas plásticas!!!


Amigos: gostaria de iniciar agora, e daqui para a frente, uma grande campanha de esclarecimentos (mais uma), à população, com relação à utilização de sacolas plásticas iguais as fornecidas pelos supermercados!

Sempre que se inicia uma campanha deste nível, a responsabilidade final sobre a contaminação do meio ambiente com estas sacolas plásticas, que levam centenas de anos para serem dissolvidas junto aos elementos da natureza, acaba recaindo sobre o usuário, comprador dos produtos em lojas e supermercados que, por sua vez, se eximem do ônus que tal ação provoca, pressionados pela necessidade de comercialização de seus produtos em embalagens práticas, simples, e de baixo custo!

A utilização de sacolas plásticas dentro destes parâmetros, acabam por gerar uma síndrome de Thoern onde os usuários não deixam de usar as sacolas plásticas recolherem lixo por falta de opção e o comércio em geral, não deixa de produzi-las e entrega-las aos usuários, com receios de prejudicar suas vendas.

Dentro deste clima, jamais conseguiremos sanar o principal: eliminar e/ou reduzir ao máximo a utilização de sacolas plásticas no transporte e na comercialização de produtos.

Acho que, em primeiro plano, o usuário tem que ter uma alternativa prática que substitua a sacola plástica, correto? Este portanto, deve ser o principal objeto das pesquisas e estudos variados com vistas à eliminação do problema.

É claro que a solução, apesar de se iniciar com, não deve ser caseira, doméstica, para nossa comunidade. Deve ser pensada de forma grande, que possa transformar cidades, regiões e até mesmo países!

Pode parecer um tanto pretensioso de nossa parte, mas alguém tem que fazer algo, o mais rápido possível, não é mesmo?

Porque não começar por esta campanha? Acho que toda a sociedade taiada deve se envolver neste projeto, sem medo de se expor. Qualquer idéia poderá ser analisada. Escreva-nos e mande-nos suas idéias para o email: criticandoataiada@bol.com.br

5 comentários:

Anônimo disse...

Poxa!!!!Como fica? Peço a sacola grande ou nem peço a Sacola?
Decida-se.

Anônimo disse...

Acho que uma das alternativas atuais, seria voce ter uma ou mais sacolas de pano para o transporte de compras de supermercado. Agora quanto ao lixo, acho que as latas reutilizáveis de antigamente, poderiam ser uma opção não é?

Anônimo disse...

outro dia postaram neste blog que o supermercado não dava sacola plastica a vontade,era só para quem pedia, isto já é um meio de não utilizar tantas sacolas plásticas, agora colocam novamente para dar fim nas sacolas plásticas, não entendo o que o povo quer, é para brigar com o supermercado pela sacola ou é para não utilizar a sacola?

Anônimo disse...

O anônimo último, acho que não entendeu exatamente o espírito da coisa. O Supermercado não estava entregando sacolas de PLÁSTICO! Pleitea-se, hoje em dia, a distribuição de sacolas DE PANO!!!!Entendeu???!!!

Anônimo disse...

Para quem vai ao Supermercado de carro, as mercadorias deverão ser transportadas em caixas de papelão. Para que vai a pé, devem ser transportadas em sacolas de pano. O lixo residencial, se não tiver outro jeito, deve ser disponibilizdo para coleta em latas, como antigamente.