Taiadablog: Santa Catarina está desmanchando!!!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Santa Catarina está desmanchando!!!


Meus amigos: extrapolando um pouco o caráter informativo de assuntos da taiada que adquirimos nestes poucos meses de atividades, estou escrevendo esta postagem, ainda um tanto emocionado, com as realmente trágicas notícias que recebemos do estado de Santa Catarina! As enchentes ali ocorridas, representam um acidente ambiental de grande porte, que deixou milhares de famílias desabrigadas, sem as mínimas condições de retornarem às suas casas!

Segundo informações da Defesa Civil daquele estado, algumas áreas e localidades por onde ocorreram as maiores movimentações de terra, talvez não mais possam receber as famílias que por ali moravam, dado às instabilidades geológicas ainda em mapeamento!

Isto é assombroso! Jamais, em toda a minha vida, ouvi um notícia tão chocante!

E olhem que eu também passei pela grande enchente e deslizamentos na cidade de Caraguatatuba, em 1967, ocasião em que, em meus 18 anos, pude constatar, in loco, a violência e a força da natureza, que destruiram grande parte da cidade, particularmente às nas proximidades das montanhas, ainda que o rio de lama tenha chegado até mesmo às regiões centrais da cidade!

O povo de Santa Catarina sofre com estas terríveis enchentes e infelizmente, ainda sofrerá por algum tempo, em vista da reconstrução de suas casas demorar ainda mais alguns meses, o que é lastimável.

O desabrigado é transferido para instalações provisórias (escolas, quadras de esportes, igrejas, etc.), sem privacidade, com infraestrutura precária, enfim é uma situação bastante sofrida e humilhante pois ficam todos à mercê de doações e favores.

Nós também podemos ajudar, na medida do possível, mediante doações em dinheiro, nos bancos e contas abaixo:

Caixa Econômica Federal - agência 1877; operação 006; conta 80.000-8

Banco do Brasil - agência 3582-3; conta corrente 80.000-7

Besc - agência 068-0; conta corrente 80.000-0

Bradesco - agência 0348-4; conta corrente 160.000-1

Itaú - Agência 0289, conta corrente 69971-2

O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil e o CNPJ é 04.426.883/0001-57.

A Defesa Civil de Santa Catarina ressalta que não envia mensagens eletrônicas com pedidos de auxílio. As contas oficiais para depósito são as acima publicadas e também em vários sites.

As empresas que fazem doações podem requerer a isenção do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), utilizando o código CFOP na nota fiscal 5910. Também deve constar em complemento: "Doação para Defesa Civil do Estado de Santa Catarina".

Outro tipo de ajuda, deve ser verificado junto às entidades beneficientes em nossa cidade e também junto à Defesa Civil.

Que Deus, em sua infinita sabedoria, lhes dê o conforto, a paz e a esperança de dias melhores!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela iniciativa JC! De fato eu também estou chocado com as imagens e depoimentos dos desabrigados. Parece que um tsunami passou por Santa Catarina e acabou com tudo. O povo é heróico e fala em renascer das cinzas mas a gente vê que é complicado e dificil isto acontecer. Demanda meses, talvez anos até que as casas sejam cosntruídas e a infraestrutura restabelecida, não é?
Deus os ajude. Eu também vou colaborar com um depósito em dinheiro nos bancos conveniados. Além disto, certamento estarei rezando por todos os catarinenses e demais povos que estão sofrendo com as águas!