Taiadablog: Turminha da Pesada!!!

domingo, 9 de novembro de 2008

Turminha da Pesada!!!



Meus amigos: estamos iniciando uma grande coleta de dados, com vistas a identificar o perfil de pessoas que marcaram época em nossa cidade, com a finalidade de, além de render nossas homenagens, e poder proporcionar um registro documental confiável, (atualmente inexistente!), matar saudades de épocas distantes!

Alguns nomes me vêem à cabeça, tipo: Jocemir (Negrão), Nilo Sapateiro, Ditinho dos Anjos, Nicolau (Mágico), Nego Norley, enfim, pessoas que renderam histórias até hoje contadas pelos saudosistas!

Escreva-nos e conte-nos qualquer detalhe e/ou história em relação à estes e/ou proponha um outro nome para fazer parte deste grande levantamento.

Mande-nos em email: criticandoataiada@bol.com.br/

3 comentários:

Anônimo disse...

Não se pode deixar de lembrar do grande Comandante Antonio Augusto Sobral, nascido em Caçapava e criado, depois dos 16 anos em São Paulo, piloto da antiga VARIG, que conheci em minha primeira viagem internacional, quando obtive permissão para conhecer a cabine de pilotagem do Boeing 707. O mesmo perguntou de onde eu era e, ao responder, acabei por conhecer esta figura!
Depois de formado e já trabalhando em linhas internacionais, manteve residência na Taiada por alguns anos e seu local predileto, nos intervalos das viagens pelo mundo, era um boteco que tinha perto do Mercado Municipal (quase em frente ao varejão), onde ele fazia questão de esquecer sua condição de Comandante Master da VARIG, para tomar uma cachacinha com os bebuns de sempre, com havaianas no pé. Tomamos algumas cervejas no boteco citado em algumas ocasiões, sendo que em uma delas o apresentei à outras duas figuras marcantes de Caçapava: O Otto Relojoeiro e o Vantuir Alvarenga. Quando lhes falei da profissão do Comandante, à principio não acreditaram e Antonio não fazia a menor questão de que acreditassem, mas ficaram surpresos e encantados quando viram sua documentação funcional! No Boteco, ninguém jamais desconfiou de sua verdadeira identidade! Perdemos o contato há alguns anos e da última vez que nos falamos, encontrava-se em vias de aposentadoria e falava que iria residir no litoral da região nordeste. Tentei procurá-lo junto à VARIG mas a empresa, na época, estava passando pelas turbulências que todos já sabem e não deu. Quem sabe mais prá frente, não é?

Anônimo disse...

O Nilo Sapateiro, viveu em Caçapava nos idos dos anos 60, residente na Vera Cruz onde tinha uma oficina de consertos de calçados. De estatura elevada, possuía físico avantajado e vivia arrumando brigas e confusões por toda a cidade.
Era capaz de enfrentar brigas com várias pessoas ao mesmo tempo e era muito temido na cidade.
Na época de carnaval, saia de casa fantasiado de Tarzan, com minúsculo (para a época) shortinho com imitação de pele de onça, quase com as vergonhas prá fora, e colocava seu filho pequeno, nu, em cima dos ombros e saia pelas ruas.
Quem ousaria desacatar este gigante mal encarado.
Morou por vários anos em Caçapava e em seus últimos tempos por aqui, converteu-se à igreja evangélica, e chegou a atuar como pastor da referida. Não tenho mais notícias do mesmo desde então.

Anônimo disse...

O anônimo fez um bom relato do Nilo Sapateiro. Só faltou falar alguma coisa de sua morte, ocorrida numa briga em sua sapataria em São Caetano do Sul para onde mudou-se.
Seu desafeto pegou uma daquelas facas de cortar couro do sapateiro e matou-o.