Taiadablog: novembro 2008

domingo, 30 de novembro de 2008

Santa Catarina está desmanchando!!! 2



Amigos: complementando nossa postagem anterior, infomamos que as doações de roupas, utensilios, água, comida, etc., poderão ser feitas junto ao Quartel do Corpo de Bombeiros de Caçapava, na Vila Antonio Augusto.

Doações em dinheiro, podem ser efetuadas conforme nosso post anterior.

Acho que a Defesa Civil da PMC, está demorando um pouquinho para "acordar" e disponibilizar, também, um ou vários postos, para o recebimento de doações, afinal de contas, o povo taiada é solidário nestas horas mas, não tem como tomar ações independentes, não é mesmo?

A situação em Santa Catarina, encontra-se estabilizada, no pior, ou seja, depois que caiu tudo e não tem nada mais para cair, agora resta o heroísmo de sobreviver num local devastado como aquele!

As necessidades, principalmente de alimentos, são enormes, visto que existem cêrca de 80 mil desabrigados, que precisam de, no mínimo, alimentação normal (almoço e janta) todos os dias, para garantir a saúde e pensar na reconstrução.

Além da alimentação, dos utensilios, móveis das roupas e agazalhos, é muito importante que os catarinenses, de um modo geral, recebam todo o nosso calor humano e solidariedade para que possam recuperar a estabilidade emocional!

Vamos colaborar gente!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Santa Catarina está desmanchando!!!


Meus amigos: extrapolando um pouco o caráter informativo de assuntos da taiada que adquirimos nestes poucos meses de atividades, estou escrevendo esta postagem, ainda um tanto emocionado, com as realmente trágicas notícias que recebemos do estado de Santa Catarina! As enchentes ali ocorridas, representam um acidente ambiental de grande porte, que deixou milhares de famílias desabrigadas, sem as mínimas condições de retornarem às suas casas!

Segundo informações da Defesa Civil daquele estado, algumas áreas e localidades por onde ocorreram as maiores movimentações de terra, talvez não mais possam receber as famílias que por ali moravam, dado às instabilidades geológicas ainda em mapeamento!

Isto é assombroso! Jamais, em toda a minha vida, ouvi um notícia tão chocante!

E olhem que eu também passei pela grande enchente e deslizamentos na cidade de Caraguatatuba, em 1967, ocasião em que, em meus 18 anos, pude constatar, in loco, a violência e a força da natureza, que destruiram grande parte da cidade, particularmente às nas proximidades das montanhas, ainda que o rio de lama tenha chegado até mesmo às regiões centrais da cidade!

O povo de Santa Catarina sofre com estas terríveis enchentes e infelizmente, ainda sofrerá por algum tempo, em vista da reconstrução de suas casas demorar ainda mais alguns meses, o que é lastimável.

O desabrigado é transferido para instalações provisórias (escolas, quadras de esportes, igrejas, etc.), sem privacidade, com infraestrutura precária, enfim é uma situação bastante sofrida e humilhante pois ficam todos à mercê de doações e favores.

Nós também podemos ajudar, na medida do possível, mediante doações em dinheiro, nos bancos e contas abaixo:

Caixa Econômica Federal - agência 1877; operação 006; conta 80.000-8

Banco do Brasil - agência 3582-3; conta corrente 80.000-7

Besc - agência 068-0; conta corrente 80.000-0

Bradesco - agência 0348-4; conta corrente 160.000-1

Itaú - Agência 0289, conta corrente 69971-2

O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil e o CNPJ é 04.426.883/0001-57.

A Defesa Civil de Santa Catarina ressalta que não envia mensagens eletrônicas com pedidos de auxílio. As contas oficiais para depósito são as acima publicadas e também em vários sites.

As empresas que fazem doações podem requerer a isenção do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), utilizando o código CFOP na nota fiscal 5910. Também deve constar em complemento: "Doação para Defesa Civil do Estado de Santa Catarina".

Outro tipo de ajuda, deve ser verificado junto às entidades beneficientes em nossa cidade e também junto à Defesa Civil.

Que Deus, em sua infinita sabedoria, lhes dê o conforto, a paz e a esperança de dias melhores!

Mão e contra-mão: o que é isto???


Amigos: é preciso que se faça uma explicação em relação ao título desta postagem, uma vez que pode parecer bastante piegas, esta coisa de agua mole em pedra dura, entendem?

Mas, a indagação que parte do título, é claro que tem ver com a falta de policiamento de trânsito que hoje não existe em Caçapava.

Os marronzinhos, já se foram há muito tempo. E estes que aí estão, os Guardas Municipais de Caçapava - GMCs, ainda não definiram, ou pelo menos ainda não externaram à população, quais as finalidades de sua existência.

O que devemos fazer? Recorrer a quem? Por enquanto, são apenas as motos e as bicicletas que invadem, diuturnamente, à contra mão de direção em qualquer lugar da cidade mas, em breve, caso não ocorram medidas punitivas duras, serão os carros, os caminhões e os ônibus, para completar esta situação de completo abandono ao cumprimento das leis, não é?

Tem que se começar a disciplinar à partir das infrações leves, como por exemplo, aquela campanha para apreender bicicletas trafegando em locais não permitidos. Isto foi muito legal, embora só tenham sido feitas as apreenssões, em um único dia, o que acaba por reduzir a eficácia da pena.

Logo depois, deve-se iniciar uma campanha de esclarecimentos à população, particularmente aos motoqueiros e bicicleteiros, useiros e vezeiros de andar na contramão, sobre os riscos e os custos de tal procedimento.

Como uma opção para tratamento exemplar, sugiro que os GMCs fiquem à espreita perto dos reestaurantes delivery, principalmente aquele na Rua Cap. Carlos de Moura e também na Praça da Bandeira e calçadões.

Meio ambiente e saúde pública em grave risco!!!!

Abaixo, publicamos carta que foi enviada à ONG EcoVital, na pessoa de seu presidente sr. Carlos Ventura:

"Estou lhe enviando esta, para que, dentro de suas possibilidades e também da ONG que você brilhantemente conduz, nos auxilie a divulgar, ao máximo, nossas preocupações para com o meio ambiente em nossa cidade, particularmente nos casos em que o poder público municipal, por força do custo político representado, não toma nenhuma providência, acabando por expor os munícipes, à graves doenças!

O assunto em questão, é a interdição da Cadeia Pública de Caçapava, onde, um amontoado de presas disputa palmo a palmo, o espaço para suas necessidades básicas, em meio à tão volumosa e excedente população carcerária!

Ali, descobriu-se, já há algum tempo, um grande vazamento de esgotos, que ultrapassaram os muros e acabaram por vazar para as calçadas em torno da Cadeia, forçando o poder público à, num gesto absurdo de incompetência para tratar do assunto, colocar tapumes obstruindo as calçadas ao trânsito de pedestres e tentando esconder o esgoto a céu aberto, situação esta que vai de encontro a qualquer norma de saúde pública, ainda mais nos dias atuais!

Um absurdo! Um abuso, uma cidade como a nossa, ser obrigada, em razão da incompetência da autoridade pública, a conviver com esgotos a céu aberto no centro da cidade e, pior, ao lado do Mercado Municipal, distante cerca de 3 metros de uma banca que vende, abate e limpa peixes para seus clientes, com grandes chances de contaminação!

Nosso blog já tocou no assunto em várias oportunidades, sem que quaisquer providências fossem tomadas mas, nos últimos dias, foi publicado no site da PMC, uma reportagem sobre a Semana de Combate à Dengue, ocasião em que a Coordenadora de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Martins Moreira falou que: “As pessoas têm que se conscientizar da importância da mobilização e do trabalho dos agentes de saúde e abrir suas portas para a vistoria. A ação preventiva é o único meio de evitar a doença”.

Acho que esta opinião da Coordenadora, por si só, nos dá uma dimensão da irresponsabilidade para o trato do problema: além de nada fazer para resolver o assunto, como por exemplo, em conjunto com a Vigilância Sanitária, INTERDITAR, a Cadeia Pública de Caçapava, ainda tenta jogar a responsabilidade de mobilização no combate ao mosquito da Dengue, nas mãos da população!

Necessitamos iniciar uma grande ação popular, visando chamar estes maus políticos à justiça pelo não cumprimento de suas atribuições funcionais, previstas na legislação municipal e estadual, além de sensibilizar as autoridades maiores, para a interdição da Cadeia e a consequente manutenção e/ou desativação completa do prédio!

Agradecemos qualquer ajuda sua e da EcoVital, pedindo-lhe, se possível, repassar esta mensagem à seus colaboradores e amigos.

Muito obrigado e grande abraço!

Jcflores
criticandoataiada@bol.com.br

OS.: Como o assunto é de utilidade pública, esclareço que publicaremos esta missiva, em forma de post em nosso blog www.criticandoataiada.blogspot.com "


Não vou mais falar do pasquim craquento!!! 3


Hoje é sexta-feira, todo mundo animado para o final de semana, coisa e tal, e também é dia da gente meter o pau no pasquim craquento, né?

Desta vez, ficou fácil fazer o jornal pois, com a morte da grande mestra Dona Cidô, o pasquim deitou e rolou: publicou e republicou o necrólogo, colocou fotos do velório, da missa, do cortejo, dos GMCs conduzindo o caixão, etc e tal, até o sepultamento.

Não sei se isto é correto ou não mas, em minha opinião, acho até mesmo um desrespeito ao falecido e à seus familiares.

Elegante e ético, seria dar a notícia com o destaque proporcional à importância do falecido no contexto, acompanhada de um foto do mesmo em vida. Só! Nada de faturamentos extraordinários em cima do caso.

Além desta triste notícia, uma sequenciazinha muito das semvergonhas de notícias idem, o pseudo-erudita delirando, como sempre, crimes prá todo lado e a falta, a inestimável falta do grande Edmilson Viana Moura (é por sua causa que ainda leio o pasquim!)

Ah! tem uma coisa interessante, na página 13, onde aparece, com o título "Flagrante" uma fotografia, (não vamos publicar porque não é de domínio público) do Nildo Barbosa, bastante interessante: três Guardas Municipais, ao lado de suas respectivas motos, ao lado de uma patrulha da Polícia Militar, estacionados na rua.

Que beleza, é disto que falamos à toda hora! Os GMCs estão toda hora formando grupinhos e concentram vários homens (e mulheres) e viaturas em um só local! E pior, junto com a PM!

É claro que o patrulhamento deve ser feito em dupla mas não em trio, em quadruplo, em quintuplo e até mesmo sextuplo, como já presenciamos.

Viaturas paradas como as da foto, nos dão uma boa idéia do porque a bandidagem tá comendo solta na cidade!

Vejam voces, como são opostas as visões do pasquim craquento (publicaram a foto só para encher linguiça, ou tem outro motivo?) e a de nosso blog, com uma visão mais crítica, mais elaborada, cobradora da correta aplicação dos recursos públicos e na defesa dos interesses do munícipe!

Cadê o Plano Diretor!!! 2




“Acho que nossa cidade cresceu bastante, e de forma desordenada, nos últimos anos. Prá ter certeza disto, basta voce vir ao centro da cidade nos dias de sábado! É um inferno! Um mar de gente e carros prá todo lado! Não se consegue andar direito nos calçadões! E é fila prá todo lado: nas lotéricas, nos caixas eletrônicos, e até mesmo nas lojas! Será que não passou da hora de nossa cidade ter uma política SÉRIA, um Plano Diretor que realmente atenda às necessidades do município? Porque não se iniciar agora, um plano de descentralização do comércio para outras regiões da cidade, com vistas, inclusive, a proporcionar melhorias estruturais nos bairros e distribuir melhor o trânsito, heim? Não é nenhuma novidade que nossa vizinha São José dos Campos, efetuou um planejamento estratégico de longo prazo para a cidade, há trinta anos atrás e cumpriu-o, integralmente, ressalvadas as adaptações relacionadas à evolução de máquinas e equipamentos que ocorreram no período. Acho que o problema de nossa cidade é PLANEJAMENTO! Vamos lá, senhores vereadores! Vamos pensar em coisas mais sérias!”

Sob o título “Cadê o Plano Diretor”, o taiadablog publicou a postagem acima no dia 06 Set 08, numa tentativa de alertar os srs. Vereadores, para a necessidade de debates melhor elaborados, onde fossem levados em consideração, não só os aspectos imediatos da manutenção das características do município mas, e principalmente, a necessidade de se implantar, já, bases e regras seguras para uso no futuro, com vistas a evitar o caos urbano!

O assunto não despertou qualquer interesse e fico a pensar: qual a necessidade então, de se ter, à disposição dos srs. Vereadores, uma assessoria de planejamento e políticas urbanas? Ou melhor, o que este cargo representa para a estrutura funcional da Câmara Municipal de Caçapava? Quais são suas atribuições, responsabilidades, etc.? Como e por quem foi criado este cargo? À quem é subordinado?

São indagações no mínimo curiosas pois entende-se que deve haver uma contra-partida para todas as funções existentes, não é?

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Futebol de Salão no Pronto-Socorro!!!


Atendendo ao pleito de um de nossos mais assiduos leitores, o Rodrigo, (Rodriguinhocpv) expomos abaixo suas brilhantes colocações que indicam os seguintes problemas: "O nosso Prefeito Municipal está reformando a quadra de esporte na Vila Menino Jesus, localizada ao lado do Pronto Atendimento (Pronto Socorro).
Agora, gostaria de entender duas coisas: 1) é melhor reformar uma quadra ou ampliar um Pronto Socorro que deveria atender a população de toda aquela região? ; 2) e a Lei do Silêncio próximo a Pronto Socorro e Hospitais será obedecida pelos esportista, como ficam os pacientes que ali serão atendidos?

Muito oportunos seus questionamentos Rodrigo, pois denotam que a Vila Menino Jesus necessita, urgentemente, de um representante que possa pressionar o poder público, com o aval dos moradores daquela área. Inclusive, acho que o sr. Prefeito já poderia estar pensando numa solução otimizada, com a instalação de sub-prefeituras nos bairros onde ocorrem as maiores necessidades e carencias do municipio.

Em relação às sua colocações, entendo que o principal fornecedor de "feed back" para instruir o planejamento municipal, além dos números, (por ex., o volume de atendimentos dos moradores da Vila Menino Jesus, em outros PSs da cidade, etc.), é o próprio povo, não é mesmo? Agora é claro que todo o caudal de obras alavancado pelo planejamento municipal, encontra-se intrínsicamente ligado às necessidades políticas do sr. Prefeito e à ele cabe, em decisão final, priorizar esta ou outra obra afinal, o ônus, por êrro de avaliação, é do próprio!
Agora, quanto à proximidade da quadra de esportes da Unidade de Pronto Atendimento, entendo sim, que fere à Lei do Silêncio e devem ser tomadas algumas providências práticas que eliminem ou minimizem, aos níveis legais, a emissão dos ruídos.
Entendo ainda, que ocorreu alguma falha do Departamento de Obras da PMC, que não atentou para situação tão importante, e também não apresentou alternativas securas e concretas!

Previsões Climáticas!!!


À partir desta data, acrescentamos em nosso blog, mais um serviço aos nossos leitores de Caçapava, Taubaté e São José dos Campos, mediante a linkagem do site da CLIMATEMPO, que nos fornecerá serviços de previsão do tempo do dia atual e dos três dias subsequentes, utilizando, inclusives recursos de multimídia, à critério dos usuários.

Esperamos, com isto, proporcionar ao nosso leitor, um serviço de qualidade e cuja utilidade prática é indiscutível, não é?

A empresa CLIMATEMPO, representa o que há de melhor nos serviços de previsão do tempo, utilizando toda uma parafernália de informações, satélites e estudos avançados, com vistas a proporcionar um altíssimo índice de credibilidade em suas previsões!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

À Mestra, todo o meu carinho!!!



Amigos: estamos comunicando, com muito pesar, a morte de nossa (e particularmente minha) querida Professôra Dona Cidô.


Nascida na cidade mineira de Paraisópolis, formada pela PUC (Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras da Pontífica Universidade Católica) de São Paulo. Foi professora na Escola Ministro Moura Resende à partir de 1951. Por ter prestado inúmeros serviços à comunidade, recebeu várias homenagens públicas, dentre as quais: * Título de Personalidade do Ano e o Troféu Juca Resende em 1975;* Diploma de Cidadã Caçapavense conferido pela Câmara Municipal;* Homenagem da Prefeitura de Caçapava e SECER em relação ao Projeto Bandeira no ano de 1993;* Troféu Olívia Alegri, no dia Internacional da Mulher no ano de 1997;* Diploma de Mérito Cultural pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer no ano de 2005;* Diploma de Honra ao Mérito pela Prefeitura Municipal e pelo Centro de Convivência da 3º idade "Viva a Vida" no ano de 2006. Padecia de problemas de saúde que se agravaram nos últimos dias. Seu velório está sendo realizado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Caçapava, e o enterro será realizado amanhã, dia 27 Nov 08, às 09,00 horas, no Cemitério Municipal.

Nossas condolências aos familiares e amigos!

Contatos por este mundão!!!!


Meus amigos publicamos abaixo, uma relação das cidades que fizeram contatos, comprovados com nosso blog, detendo-se em nossas páginas por um mínimo de 3 minutos:


No estado de São Paulo
Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, São José dos Campos, Jacareí, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Guarulhos, São Paulo, São Bernardo, São Caetano do Sul, Ribeirão Preto, Bebedouro, Sertãozinho, Campinas, Santo André.

No estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, Volta Redonda.

No estado do Paraná
Curitiba.

No estado de Santa Catarina
Florianópolis, Chapecó.

No estado do Rio Grande do Sul
Pôrto Alegre e Santa Maria.

No estado de Rondônia
Pôrto Velho.

No exterior
Salt Lake City, Utah, USA
Denver, Colorado, USA
New Jersey, New Jersia, USA
Saint Louis, Missouri, USA
Boston, Massachusetts, USA
Leiria, Distrito de Leiria, Portugal
Dortmund, Germany

Frankfurt, Germany

EstrasBourg, Germany

Cologne, Nordrhein-Westfalen, Germany
Saint Louis, Missouri, USA
Toronto, Canadá
Porto, Portugal
Jyvskyl, Western Finland, Finland
Memphis, Tennesse, USA
Waverly Hall, Georgia, USA

São, aproximadamente 7.000 visitas às páginas de nosso blog, número este que consideramos dentro de nossas crescentes expectativas!

Muito obrigado e continuem contando conosco!


Juiz de Direito caçapavense!!!


No dia 20 pp., em solenidade no Tribunal de Justiça do Paraná, em Curitiba, assumiu, como Juiz de Direito da comarca de Nova Esperança no estado do Paraná, o caçapavense Oswaldo Soares Neto (29 anos), filho de nosso amigo e também advogado Jorge Oswaldo Soares.

Formado pela UNITAU, o Dr. Oswaldo foi o Secretário de Justiça e Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Caçapava.

Na foto, o Dr. Oswaldo, acompanhado das colegas juízas Helênika de Souza Pinto Sperotto e Kleia Bortolotti, na cerimônia de posse.

Ficamos realmente impressionados com esta nova classe de juízes, todos bastante novos e certamente com disposição para enfrentar, com firmeza, as agruras do judiciário brasileiro!

Nossos parabéns aos novos juízes!

Artista Caçapavense no MAC!!!


Descobrimos, com a ajuda da Ana Teixeira, os trabalhos de Egídio Rocci, ambos caçapavenses e também artistas plásticos, um em letras (Conto Histórias de Amor...) e outro em artes visuais!
Impressionante o trabalho do Egídio, que é exposto pelo Brasil afora e também pelo exterior, mostrando um lado inusual das artes, reunindo materiais e objetos dos mais variados, que acabam por formar um conjunto que proporcionam imagens estáveis e com riqueza de interpretações!
Por onde passa, Egídio tem recebido os maiores elogios da crítica especializada e também do público.
Seus trabalhos poderão ser visitados em: http://www.centopeia.net/galeria/galerias/egidio/index.htm
E também em dezenas de páginas listadas no google!
Agradeço a preciosa ajuda da Ana Teixeira para localizar-mos o Egídio. Infelizmente, nossa pequena caçapava ainda não dispõe de uma galeria à altura dos seus belos trabalhos mas, estamos estudando algumas possibilidades para inícios de 2009, ok?
Será mais um dos artistas caçapavenses, listados em nosso blog, convidado a participar, futuramente, da "exposição de trabalhos de artistas caçapavenses"
Meus parabéns ao Egídio pelo belíssimo trabalho!!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Eu quero o meu mosquito da Dengue!!!


"De acordo com a Coordenadora do Controle de Vetores da Secretaria, Denise Martins Moreira, apesar de Caçapava nunca ter registrado nenhum caso autóctone da doença, toda ação é necessária porque ainda existem vários criadouros do mosquito.
As pessoas têm que se conscientizar da importância da mobilização e do trabalho dos agentes de saúde e abrir suas portas para a vistoria. A ação preventiva é o único meio de evitar a doença”.

Sim senhor, foi isto mesmo aí encima que ela falou, de acordo com informação no site da PMC, em relação à Semana de Combate à Dengue!

Eu acho que ela poderia aproveitar toda esta coragem, e interditar, junto com a Vigilância Sanitária, ao prédio da Cadeia Feminina, no centro da cidade, à qual, com toda certeza, deve conter um antro de mosquitos da dengue, além de outras pestes nocivas ao ser humano o que, certamente, representará um belo exemplo de mobilização e trabalho dos srs. agentes!
Chega de lero-lero, aquele lugar é uma belo exemplo que os políticos nos dão: só discursos da boca prá fora e nada de ação! Danem-se os moradores daquela área, expostos diretamente às doenças, e também aos demais moradores da cidade, por tabela!

Marronzinho Multando todo mundo!!!


Assim sem mais nem menos, como quem não quer nada, observei, nesta manhã de segunda feira, a um GMC multando os veículos estacionados na praça da Bandeira!

Já estava na hora, né? E as ruas e avenidas, ficarão ao Deus dará, como sempre?

Vamos tomar providências rápidas, tá?

Barulheira dos infernos!!!


Tem uma área de Caçapava, que se transformou, já há alguns meses, na mais barulhenta da cidade, onde dia e noite, os índices de barulho ultrapassam, em muito, à qualquer medição ambiental que se possa imaginar.

Aliás isto parece ser obra de amadores: a pessoa leva um pé na bunda da fábrica onde trabalha, levanta o FGTS, pensa em montar um negocio para ficar rico, monta um boteco de quinta categoria, taca o som no último volume, e dane-se quem estiver por perto!

Mas, voltando ao assunto: a área a que me refiro, situa-se entre a monumental igreja da Av. da Saudade (ela própria uma barulhenta dos demônios!), subindo a rua em direção ao centro, até uma empresa que vende peças de motos ali na Rua D.Pedro I.

De noite, são os botecos, com carros em cima da calçada (cadê fiscais de trânsito?) e de dia, a zoeira vem de uma academia de ginástica situada ao lado da Padaria.

Isto tudo desafia a nossa inteligência! Será que não existe ninguém nesta cidade, que consiga mostrar para o cidadão que existem leis a serem cumpridas??!!

Até aos 00,40 horas desta segunda feira, o som de um daqueles botecos ainda estava lá, desafiando nossos ouvidos e as autoridades.

Resta-nos tão sómente, apelar para DEUS! Que aliás, depois de algumas orações, deve ter sido responsável pelo fechamento (e tomara que não abra jamais!), de um boteco pertencente à torcida organizada naquelas imediações!

Telefonia da Morte!!!


Recebemos e estamos apresentando a vc. nosso leitor, email do prezado Carlos Ventura, da EcoVital, com considerações sobre a torre de telefonia celular da Av. Cel. Acântara. Endossamos todas as afirmações do mesmo e manifestamos nosso integral apoio à causa:


"Prezados,Estamos ha anos solicitando a retirada da TORRE DE TELEFONIA na Av. Cel. Alcântara, que ameaça a vida dos moradores pelo PERIGO DA QUEDA (caiu uma recentemente em Cachoeira Paulista). Como não ENCONTRAMOS APOIO da prefeitura local, nem percebemos uma AÇÃO DEFINITIVA para que isso aconteça, IREMOS PARALISAR O TRÂNSITO NAQUELE TRECHO, chamando a atenção das nossas autoridades para a situação ridícula dos caçapavenses que CHEGARAM BEM ANTES no local e construíram suas casas. Gostariamos, antes de realizar a MANIFESTAÇÃO PACÍFICA E DE DIREITO, de receber apoio da nossa gente. Podemos contar com você? Envie-nos e.mail de adesão e marcaremos a data. Obrigado. TUDO EM FAVOR DA VIDA. CHEGA DE INDIFERENÇA.Carlos Ventura"


os emails de confirmação de participação podem ser enviados diretamente ao blog ou para ecovital@hotmail.com

domingo, 23 de novembro de 2008

Coisas que eu gostaria de entender!!!


Tem duas coisas na vida, que eu gostaria de um dia poder entender! Uma delas refere-se ao campeonato de andarilhos, que ocorre o tempo todo, pelo menos no que temos a informação! O atleta (?!) andou 55 km noutro dia e saiu até nos pasquins locais. Eu caminho todos os dias, poucos quilometros é verdade, mas o faço todos os dias, e até agora, ainda não saí em nenhum jornaleco! Depois outra: se caminho todos os dias, cêrca de 7 quilometros, e o faço por saúde e não por qualquer outro motivo, postulo então, meu lugar no ranking dos Andarilhos pois caminho cêrca de 50 quilometros por semana!

A segunda coisa que gostaria de entender, é este lance de Academia Caçapavense de Letras! Quais suas finalidades, seu regulamento, como é feita a definição de um acadêmico taiada, enfim, gostaria de saber mais sobre o assunto pois, pelo que vi, poucos são os merecedores, de fato, da titulação acadêmia citada! Gostaria ainda de saber de onde vêm os recursos financeiros!

Prestem bem atenção: tenho o maior respeito por todos. Só acho que nem todos têm características pessoais, artísticas e ou acadêmicas para tal!

A academia taiada está na internet? Peço sua ajuda para localizar o site!

Projeto Ressoar na Moçota!!!


Fiquei impressionado pela repercusão do evento denominado "Ressoar", patrocinado pelo Instituto Ressoar da Rede Record de Televisão, ocorrido no início deste mês, no Parque Ecológico da Moçota, na Vila Menino Jesus!

O evento constou de um Festival de Música, recheado de atendimentos variados à população, tipo: pressão arterial, testes de glicemia, exames oftalmológicos, dentistas, corte de cabelo, limpeza de pele, maquiagens, etc.

Ocorreu ainda a apresentação de bandas com variedade de estilos musicais, além da cantora Sula Miranda, que deu uma palinha!

Registramos, com prazer, a presença da linda e simpática apresentadora da TV Record Cris Flores, que comandou o espetáculo!

Agora, o mais bonito de tudo isto é; este evento NÃO ocorreu na Praça da Bandeira!!! Graças a Deus!!!

Acho o Parque da Moçota um local mais conveniente para este tipo de evento. Tem muito mais espaço, estacionamento, etc.

Cate o cocô de seu cachorrinho!!!


Se tem uma coisa que me incomoda e muito, é a atuação de gente folgada, que invade os espaços alheios ou de uso comum sem o menor constrangimento, como se fosse a coisa mais natural do mundo!

Tem uns moradores do Edifício Valéria, bem aqui na Praça da Bandeira, egocêntricos de primeira grandeza, que, todos os santos dias, levam seus cachorrinhos para fazer sujeira na praça, e não catam os dejetos, deixando-os expostos para que crianças que ali vão brincar, acabem por se contaminar com doenças de gravidade já há muito anunciadas!

Este assunto já vem de longo tempo e gostaria de dizer que, se estas pessoas não tomarem as devidas providências de catar o cocô de seus bichinhos, já à partir da próxima semana,estaremos publicando a foto dos peludos em plena ação. Quinze dias depois, caso não sejam tomadas as devidas providências, estaremos publicando as fotos dos peludos e de seus respectivos donos!

Por enquanto, vou mandar uma foto de nosso falecido (Cachorro Cagão) artista predileto, constante em outra postagem!

Preço baixo, Venda alta!!! É por aí mesmo!!!


Senhores comerciantes e amigos: estamos próximos ao final do ano e, certamente, a Associação Comercial de Caçapava deverá apresentar novamente, aquela baboseira de rena com cara de veado, Papai Noel com os olhos esbugalhados, desenhados em pórticos que ninguém enxerga, na entrada dos calçadões!

Não está na hora destes manés arrumarem coisa melhor, que chame de fato a atenção da clientela? Que façam as vendas crescerem em volume expressivos?

Porque não uma campanha de descontos premiados?! Será que não tem nenhuma cabeça pensante dentro da ACIC, mas ki saco!

Outra coisa que não dá mais aguentar, é o lojista colocar som em volume ensurdecedor, numa tentativa de deixar o cliente "bilolado" prá que ele gaste bastante (será isto que os comerciantes fazem e querem?)

Os calçadões ficam parecendo uma Torre de Babel!

Vamos agir com seriedade!

PM x GMC: quem é quem???


Acho que seria muito bom, se as autoridades chegassem a um acordo (se é que ainda não chegaram!) e criassem uma campanha de informação à população, esclarecendo quais são as funções exatas tanto da Polícia Militar quanto da Guarda Municipal de Caçapava, não é mesmo?

O bandido, todos nós sabemos quem é mas, é aquela história: cachorro de dois donos, acaba morrendo de fome!

A gente chama um que diz que é caso para o outro e o outro diz que é para o um. Enquanto isto a bandidagem vai bem, obrigado!

Presenciei, na quinta feira passada, um carro trafegando na contra-mão de direção, que se encontrou, frente a frente com um carro da PM que estava passando, e não aconteceu nada! O carro continuou na contra mão e a patrulha da PM foi-se embora!

Acho que dado às peculiaridades que o crime vem apresentando em todo o País e, sem exceção, em nossa cidade, melhor seria se as duas polícias trabalhassem integradas, tanto no trânsito (quem é que cuida do trânsito, afinal?) quanto, e principalmente, na repressão de ilegalidades habituais de quaisquer níveis.

Entorno da Praça fechado para o Papai Noel!!!



Como nos referimos em postagem anterior, está ficando realmente insuportável a circulação de pessoas e carros no centro da cidade aos sábados, ocasião em que todo mundo vai às compras e o nosso comércio encontra-se, quase que 100%, nesta citada área! Imaginem agora, final de ano, como é que vai ficar então, não é mesmo?

Quem não tem paciência, vai comprar em Taubaté e São José dos Campos. Faz anos que isto acontece e ninguém toma providências.

Agora vejam o que Taubaté fez: "Para evitar o caos provocado pela concentração de pedestres e o tráfego intenso de veículos, algumas das principais ruas da região central deverão ser interditadas durante o mês de dezembro. A meta é disciplinar o acesso de veículos e garantir a segurança dos pedestres durante as compras de final de ano."

Nossa cidade sempre sai atrás né? Não está na hora de se fechar o entorno da Praça da Bandeira para veículos? Pelo menos neste final de ano?

O ideal seria fechar o entorno definitivamente mas, segundo as más línguas, tem um comerciante na Praça que "não deixa" porque acha que será prejudicado nas vendas! Comerciante forte este, não?

sábado, 22 de novembro de 2008

Não vou mais falar do pasquim craquento 2!!!


Acho que o amigo Edmilson V. Moura, devia pegar o seu Balaio e cair fora do pasquim craquento, enquanto é tempo pois, o brilhantismo de suas colocações muito bem sacadas, acabam por perder um pouco de visibilidade, em razão do pequeno número de leitores !

Sua coluna desta semana, é uma verdadeira lição aos comerciantes e industriais brasileiros, particularmente aqueles dos interiores, à quem os reflexos desta monstruosa crise gerada por sacanagens americanas, dificilmente irá atingir!

Meus parabéns, prezado Edmilson, por mais esta grande sacada!

Agora quanto à coluna Túnel do Tempo, está cada dia melhor: muito boa a lembrança do Seu Rosário, figura carimbadíssima da sociedade e da política local!

Quanto aos charreteiros, mais uma belíssima lembrança, e devo aproveitar a oportunidade para desculpar-me com todos eles pois, em minha juventude (entre 16 e 19 anos), em muitas ocasiões "emprestávámos" deliberamente, seus cavalos (caçados à exaustão, ali no Figueirão do Jardim São José) para, devidamente paramentados com summers jackets coloridos, marcar presença nos bailes na AAC ou no Jequitibá!
Meus parabéns ao grande Edmilson!!!

Não vou mais falar do pasquim craquento!!!


Coluna Cotidiano: uma josta, coisa de milico!

Coluna Economia: outra josta!

Painel: mais uma josta bem grande. Fala de tudo menos da taiada!

Comentando: josta de elefante. O homem tá babando!

Voltarei: O cara tá voando!

O resto: tá uma droga só! Tem muito mais propaganda que notícias! Alô autoridades!

sobra alguma coisa: é claro que sim mas, para não contaminar, falaremos disto no próximo post!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Dia da Consciência Branca!!!



É no mínimo preocupante que exista um Dia da Consciência Negra e não exista um dia da Consciência Branca, não é mesmo?

Não pelo fato deste dia ter sido contemplado, como é o caso, com leis e diretrizes específicas para assegurar benefícios à raça negra, fazendo, por exemplo, com que seus integrantes sejam beneficiados com cotas para universidades e escolas, independentemente de seu conhecimento escolar e nível de saber, prejudicando, consequentemente, toda uma geração de brasileiros, que podem ser disponibilizados ao mercado de trabalho sem os requisitos mínimos de conhecimento técnico e profissional!

O racismo é uma questão difícil de se enfrentar em nosso País, dado à miscigenação e às características históricas da formação do povo, representado por grande incidência de negros, pardos, e indigenas cuja convivência, até hoje, superou quaisquer expectativas em relação à conflitos raciais, embora se aproximem de realidades opostas, decorrentes, estas sim, da absoluta falta de uma política definida em relação ao status de cada uma delas.

É claro que o racismo existe, e vai continuar existindo ainda por muito tempo. Agora, quanto a se dedicar um dia para que o celebrem, para mim é o cúmulo! Principalmente por se incentivar pseudas diferenças que estas tão celebradas etnias jamais tiveram!

E depois outra, a consciência branca, assim como a negra, a indígena e a parda, também tem sua história repleta de eventos críticos, mudanças geopolíticas e outras transformações de porte (consciência ecológica, liberação feminina, defesa do consumidor, etc,) que modificaram a conceituação estrutural da sociedade mas, nem por isto, lhe foi dedicado um dia, para que comemorasse tal fato, talvez até mesmo pela falta de poderoso lobby político e social, que turbinasse uma idéia tão segregadora.

Entendo que o principal papel da autoridade no País, é reforçar a escola pública, fazê-la voltar a ser o que era, valorizá-la e este sim, será o verdadeiro diferenciador entre todos os brasileiros!

O racismo mais forte, o mais evidenciado, o mais crítico, e o que mais malefícios causa para a sociedade, é aquele que defende cotas nas universidades e escolas, aquele que cria expedientes e lobbys para valorizar sua raça, aquele que prega que existe o racismo e exerce-o com rigor.

Tenho recebido várias queixas de leitores de nosso blog, reclamando que esta idéia de se destacar uma raça da conceituação de sociedade integrada, constitue-se na pior das formas de racismo existentes!

E tenho que concordar com eles afinal, sou daqueles que buscam por uma sociedade justa, equilibrada e coesa, sem qualquer tipo de preconceito!

A quebra do PSDB em Caçapava!!!


Iniciaremos, à partir de agora, à uma avaliação do quadro da política partidária em Caçapava, partindo de seu histórico de médio prazo para os dias de hoje, onde, na visão de pelo menos dois integrantes dos partidos em pauta, que fornecerão os detalhes para a formação do ponto de vista e outras considerações de nossos leitores!

Iniciaremos pois, com o PSDB Partido da Social Democracia Brasileira, do qual recebemos, de assíduos leitores de nosso blog, informações relacionadas às últimas eleições municipais, especificamente em relação ao partido que, há bem pouco tempo atrás, detinha os dois maiores cargos do País, qual sejam, a Presidência da República e o governo de São Paulo, ambos vindos de reeleição, o que possibilitou sua consolidação estrutural em Brasília e São Paulo, além de se externar por outros estados aliados, o que, pelo menos em tese, deveria possibilitar garantias absolutas de longo tempo de governo tucano, o que acabou não ocorrendo.

Em nossa cidade, o fato é que o partido, advindo de históricas disputas internas, aventurou-se, nas eleições deste ano, numa candidatura sabidamente desfavorável, onde o candidato a prefeito notabilizou-se pelos altos índices de rejeição, além de já ter demonstrado, em eleição anterior, ser muito ruim de voto pois, candidato a vereador, não se aproximou sequer da ínfima possibilidade de suplência.

Alie-se a isto, a participação de um candidato a vice-prefeito, absolutamente desconhecido na cidade, e até mesmo na vila onde mora, e temos o quadro perfeito para ilustrar a integral derrocada do partido na Taiada!

Sucumbiu, o PSDB-CPV, às atribuladas administrações, controladas, com unhas e dentes, mentiras e até mesmo violências explícitas, por grupelho liderados (sem discussão!) por um de seus fundadores, cujas manobras eram inegociáveis em relação aos demais filiados, os quais constrangidos, até mesmo em razão das inevitáveis explosões pessoais do referido, acabavam por concordar com tudo, garantindo-lhes ainda mais autonomia!

Contaminado pela síndrome da vaidade pessoal recolhida, o grupelho citado chegou ao ponto de excluir dois membros do partido, que divergiam de sua truculência, colocando-os para fora, mediante a grosseira falsificação de uma ata (datilografada, ao contrário de todas as demais, devidamente subscritas em livro apropriado) onde, em gravíssimo erro de interpretação dos regulamentos internos, acabaram por expor as deslavadas mentiras que favoreciam, inclusive a própria expulsão (dentro dos regulamentos) dos trogloditas e seu líder!

Neste momento, o partido começou a desminliguir-se, mediante, em primeiro plano, o desmonte do grupelho agitador, e em paralelo, com a saída, à pedidos, de alguns filiados de ótimo nível, contaminados pelo excesso de discussões, brigas internas, e agressividades desnecessárias!

Claro que tudo isto, todas estas manobras, estas falcatruas, a agressividade e as mentiras, representam hoje, lembranças de épocas ruins da política local, cujos efeitos são bastante evidenciados atualmente, até mesmo pela ineficácia da atual executiva e diretório, que perderam grande parte dos filiados qualificados, representativos de expectativas políticas ousadas, como seja a de, pelo menos, ganhar uma eleição majoritária na cidade!

O renascimento do PSDB-CPV, não depende somente de alguns dos filiados remanescentes, que ainda acreditam!

Tem que passar por inequívoca e completa transformação, talvez a ponto de se revalidar todas as filiações em vigor até os dias de hoje!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Este é o meu preferido!!!






Mini-Cooper 2007
É um carrinho perfeito. Ágil, brabo, ótimo espaço para o motorista e acompanhante, razoávelmente econômico para um carro de seu desempenho, muito estável, inclusive em pistas com neve e gelo!
Por volta do final dos anos 80, passei uns 4 meses, flanando pela Europa (Elizabeth Hardeen Circuit), e tive o prazer de alugar um coupé por cêrca de 10 dias. Até hoje tenho ótimos sonhos com este veículo!
Tem mais: um novinho custa os olhos da cara, tá?
Ah! Quase esqueci: tem ESTILO!

Carro antigo 5!!!

Chevrolet BelAir 1953.
Esta barca verdinha, em minha modesta opinião, foi um dos melhores carros já fabricados no mundo. Quando a gente freiava, a frente quase batia no chão. Uma delícia!!!

Carro antigo 4!!!

Citroens. Havia um prémio de U$ 1 milhão para quem capotasse um carro destes, em situações normais! Câmbio na coluna de direção. As rodas da frente eram ligeiramente viradas para fora.

Carro antigo 3!!!

Cadillack 1935 - Também estava no Museu do Automóvel em Caçapava!

Carro antigo 2!!!

Packard 1928 - Estava no Museu do Automóvel de Caçapava. Agora sumiu!!!

Carro antigo 1!!!

Esta barca é uma Cadillac 1972. Elvis Presley tinha um igual!

Moto com sirene na contramão!!!


Temos recebido informações de nossos leitores, residentes em áreas bastante distintas entre si, dando conta de que uma determinada empresa (será mesmo empresa ou é mais uma gambiarra?) de segurança, anda atrapalhando o sono das pessoas, mediante a utilização de motos com uma pequena sirene, semelhante à dos carros de polícia, à qual, em tom bastante elevado, bem acima dos limites legais, chega mesmo a irritar as pessoas que tem que levantar cedo para o trabalho!

De nosso leitor da Rua 14 de Abril, vem a informação, de que o motoqueiro entra pela contra-mão da rua, todos os dias por volta das 22,45 Hs., vai até o meio da rua, manobra e volta pelo mesmo caminho que entrou, com a moto apitando o tempo todo. Ele faz este trajeto ilegal, de forma mais natural possível, desviando-se de carros que trafegam corretamente em sua mão de direção, certamente não se dando conta de faz algo errado! (Será que é devidamente habilitado?)

É claro que este lance da moto apitar, está relacionado à mostrar serviço para quem pagou, lógico, mas será que não existe uma maneira mais sensata e que não prejudique o sono de tanta gente? Ou então que troque esta sirene por algo menos agressivo, não é?

Tudo isto, tirante o fato da moto entrar na contra mão da rua, todos os dias, de segundas às segundas e ninguém, mas ninguém mesmo, fazer alguma coisa! Qual é a autoridade que dará um basta nisto?

Um sereia nas piscinas do mundo!!!


Seguindo os passos de jovens campeões nos esportes, nossas homenagens à nadadora joseense Fabíola Maolina, que vai quebrando recordes pelo mundo afora, mostrando toda sua simpatia e profissionalismo, além de servir como belo exemplo de vida para os iniciante nos esportes! (Na foto, a nadadora à direita)

Nossas homenagens, portanto, a ela e a todos os caçapavenses esportistas.

Baita Incêndio na cidade!!!







Amigos: na manhã de ontem, registramos a ocorrência de um incêndio de proporções razoáveis, no Supermercado Videira, ali na Vera Cruz, proximidades do Postão.

Por muita sorte, o Quartel do Corpo de Bombeiros está situado a cerca de 100 metros do prédio sinistrado e os soldados, com sua habitual competência, conseguiram, em pouco tempo, debelar as chamas. Não houve feridos e o prédio encontra-se interditado, até o resultado da perícia.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008


Está tudo no mesmo saco! O CREA-SP e o CREA-CPV pertencem à um mesmo universo genealógico, que se inicia na boa formação e no cumprimento de seu dispositivo legal e também das leis que regem as movimentações de pessoas e empresas, no Brasil, e acabam na bola, ou na gorjeta, ou no troquinho, e outros tantos nomes quanto vcs. possam imaginar!!!

Apesar de todas as nossas denuncias no blog, denuncias online junto ao CREA-SP em duas ocasiões distintas, não houve meios de se obrigar a Construtora Marcondes Cesar a cumprir as leis em nossa cidade.

Está começando assim, já desafiando as autoridades constituídas e o povo da cidade. Onde é que vai parar?
Voce cidadão, com toda sinceridade, depois de ler o nosso blog, compraria um apartamento ou casa, ou qualquer outra coisa, que tivesse alguma coisa que ver com a Construtora Marcondes Cesar, sem quaisquer receios???
Pois é! Pense bem, pois se esta empresa já quer começar em Caçapava, sacaneando todo mundo, imagine o tipo de prédio que ela deverá construir, não é???

O nosso Museu do Automóvel!!!


No site da PMC consta o item Lazer e Turismo no destaque, sem qualquer ligação com outro órgão e na descrição das Secretarias, aparece a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer! Não sei se este Lazer, tem a ver com o outro Lazer (do Turismo) mas, segue aqui a nossa sugestão para ambos, e até mesmo para o representante maior de nossa cidade:

O abandonado Museu do Automóvel que existiu em Caçapava anos atrás, já morreu e foi enterrado. No entanto, ainda sobraram, lá na antiga fábrica Matarazzo, alguns veículos (como o da foto) passíveis de recuperação, os quais, eventualmente, poderiam vir a servir como embriões de um novo Museu totalmente remoçado e remodelado pela PMC em parceria com as indústrias, o comércio, e até mesmo a população em geral.

O Museu do Automóvel que aqui existia foi visitado, não só por turistas comuns, como também por várias autoridades, artistas e pessoas de renome internacionais que além de deixarem registros de suas passagens pela Taiada, usufruiram do pouco que o comércio local podia oferecer à epoca.

Tudo isto pode voltar a acontecer. Basta um jeitinho aqui, uma conversa acolá, não é mesmo e aí sim, teremos uma verdadeira atração turística para fazer história e não um monte de restaurantes e botecos particulares, né?

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Chega de fofocas políticas: vamos trabalhar!!!





Zumzumzum tá brabo na Taiada, por conta das viúvas do último processo eleitoral!

As oposições, reunidas, resistem e insistem em colocar na pauta, notícias relacionadas a possibilidade do prefeito eleito, não assumir a nova legislatura, em razão de suposta condenação na Justiça Eleitoral!

Por conta disto, cria-se um clima difícil de se administrar porque, o Zé Povinho, alheio a estas intrigas, não perde seu tempo na busca por informações confiáveis nos canais convenientes ou seja a Justiça Eleitoral!

E aí instala-se a balbúrdia, a desinformação, o descrédito, próprios do “modus operandis” de facções políticas mais interessadas em ganhar as eleições no grito!

Não podemos, como querem alguns, deixar a responsabilidade de cassação ou não dos votos e possívelmente a anulação das eleições municipais em Caçapava, únicamente na mão de um representante da edilidade, por mais competente e justo que seja!

Para tal, dispomos da Justiça Eleitoral que, julgados os prós e contras, será o órgão encarregado de se fazer aplicar a lei!
Agora, a tentativa de se espalhar este clima de revanchismo e desinformação que hoje paira em Caçapava, é de doer e tem que ser rápidamente eliminada!
A oposição inteligente, deve funcionar como se fosse uma Secretaria de governo, com poderes de fiscalizar e responsabilizar o representante maior da comunidade, podendo, inclusive, chegar a propor à Justiça Eleitoral, sua condenação perante a lei.

Mas só uma oposição inteligente, crítica, sagaz, com capacidade técnica para acompanhar a aplicação do orçamento municipal e suas nuances nos mínimos detalhes, além de capacidade política para fazer frente aos desafios gerados pela ambigüidade de relacionamentos com a situação!

Estes boatos criam clima negativo, que só servem para favorecer aos maus políticos, colocando-os em evidência junto à opinião pública, que é seu objetivo primeiro, não é?

Cadê os esguichos de água de nossa fonte???!!!




Meus amigos: estamos próximos de se completar um mês, da data em que os esguichos da fonte da Praça da Bandeira pararam de funcionar!

Os motivos (bandidagem) não nos interessam mas, sinceramente, gostaria de saber quando é que os mesmos serão reparados, para nosso deleite!


É claro que estou reclamando pois foi exatamente por falta da população reclamar é que a fonte parou nos idos tempos.

Acho que o investimento para a reconstrução da fonte devem ter sido bastante elevados, motivos pelos quais a mesma não pode ser simplesmente abandonada, dando a idéia de desleixo, com à qual, tenho certezam, a municipalidade não coaduna!
E tem mais: dá uma tristeza danada a gente ver a fonte parada, não dá?


domingo, 16 de novembro de 2008

Carros alugados na Prefeitura!!!


Segundo informações de nosso leitor anônimo (que trabalha na Prefeitura), consta que as viaturas da Guarda Municipal de Caçapava, o carro do filho do Prefeito, e viaturas que servem algumas das secretarias, são alugados, em expediente igualzinho aos da campanha eleitoral!

Entendo que, confirmada a veracidade da informação, alguma explicação deve ser dada aos munícipes, não é mesmo?

sábado, 15 de novembro de 2008

A Guarda Municipal tem telefone!!!


Segundo informações de nossos leitores, a Guarda Municipal de Caçapava, possui um telefone. É, ELES TEM UM TELEFONE, de contatos para os casos emergenciais.

Só que, não adianta ter o telefone e não divulgá-lo entre a população, não é mesmo? Ninguém é bidú nesta cidade e merecemos atitudes respeitosas!

Prá quem não sabe, anote aí o telefone da central da Guarda Municipal de Caçapava: é 199!

Como nada nos foi explicado até o presente momento, presumo que devemos acionar a Guarda Municipal de Caçapava, para aqueles casos em chamávamos a Policia Militar antigamente, não é isto?

Não sei não mas acho que devemos experimentar fazer assim. Se não der certo, voltamos ao esquema anterior e acionamos a Polícia Militar!

Cadê os cursos de treinamento!!!!


Amigos: acreditando, sinceramente, na construção do Centro Empresarial Aeroespacial, visto que até mesmo a pista de pouso/decolagens já foi homolagada, restando agora tão sómente os licenciamentos ambientais de praxe para início das obras, fico a estranhar ainda não ter aparecido um empresário do ramo educacional, que pudesse incentivar a criação de cursos de treinamento e desenvolvimento para a área aeronáutica, com vistas ao preenchimento dos postos de trabalho que ali surgirão!

Não tem esta de falar que é cedo, que ainda tem muito tempo! Os cursos que se iniciarem agora, já estarão formando profissionais para o início das operações do Centro Empresarial e não devemos, de novo, deixar para profissionais de São José e Taubaté, as principais vagas de trabalho em Caçapava, como já ocorre atualmente, não é mesmo?

E olhe que não estou falando destes cursinhos caça níqueis de línguas e informática que costumam pousar por aqui. Estou falando de coisa séria: mecânicos e eletricistas de motores de avião e helicóptero, serviços gerais de manutenção de aeronave, especialistas em pátios de taxiamento de aeronaves, especialistas em logística, pilotos de avião, gerenciamento de Catering, etc.

São cursos sérios, que exigem investimentos elevados, mas que, por sua vez, proporcionam retornos satisfatórios.

É preciso que alguém se mexa já!

É claro que ainda tá um pouquinho difícil de acreditar que todo este investimento do Centro Empresarial, seja nosso não é? Afinal de contas ficamos tanto tempo assistindo o progresso de nossos vizinhos! Mas, acho que devemos ter um pouquinho mais de otimismo, afinal existe comprometimento tanto do empresário, quanto, e principalmente, do político que atuou paralelamente à apresentação deste projeto, não é?

OAB reprova 70,9% no exame de Ordem!!!




O Exame 136 da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo reprovou 70,9% dos candidatos, que fizeram a prova da primeira fase, aplicada no último dia 14. Ao todo, 16.578 bacharéis se inscreveram, mas 15.981 realizaram a prova. O volume de aprovados registrou uma pequena melhora. No exame anterior, 77% dos bacharéis foram reprovados.

É, ainda está muito alto o índice de reprovação e entendemos que, enquanto não houver uma completa reformulação, tanto nos vestibulares quanto, e principalmente no nível geral (professores e didática) das faculdades, não haverá possibilidades concretas de o mercado vir a ser abastecido por boa mão de obra da área!

Exatamente em função da falta de uma política de otimização dos cursos, é que o mercado encontra-se, atualmente, tomado por profissionais de muito baixa qualificação, que acabam por comprometer o universo dos senhores causídicos, repleto (graças a Deus) de bons profissionais, inclusive de vários deles que nos honram com a sua participação neste blog.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

GMCs tudo quétim!!!


Tá tudo muito quieto em relação aos GMCs! Num dia eles aparecem pela Praça da Bandeira, no outro desaparecem que ninguém acha! Quando é que teremos um plano padrão de segurança e vigilância para nossa proteção? E o trânsito, a cidade continua completamente abandonada; carros e motos na contra-mão, estacionamentos em cima das calçadas, bicicletas circulando pela Praça da Bandeira e calçadões (ué, não era prá reprimir?), carros estacionando em qualquer lugar, tá uma zona só!

Outra coisa, como é que se faz contato com a Guarda Municipal para comunicar uma ocorrência? Pelo telefone, por email, ou é melhor mandar uma carta?

E tome cracas!!!!


Sexta Feira é terrível prá nós não é mesmo? É o dia em que recebemos as reclamações de usuários de nosso blog, com relação ao pasquim craquento!

Esta semana ele se superou: temos a impressão que não dura muito não, ainda mais agora que estamos sabendo, que em breve, terá um concorrente pois aquele rapaz que fazia propaganda dos restaurantes e pizzarias da cidade, numa página disfarçada de "Momento Social", fez as malas e vai fazer concorrência com o pasquim craquento!

Acho que alguém tem que dizer prá este moço, que é melhor ele procurar outro emprego, não é?

Mas, vamos ao craquento: os desvarios são imensos e nos remetem, partindo da Proclamação da República ao Banco Votorantim, ao Presidente do Equador, ao Corinthians, à ameaça de falência da GM, aos curso que a prefeita eleita de Natal vai fazer, sem deixar de passar uma propagandazinha do "NhôVair", que ninguém sabe quem é! O que uma coisa tem a ver com a outra só pode existir na cabeça de quem escreveu estas melecas!

O Noticiário Policial, este sim, está repleto de notas afinal, é só mandar a secretária passar na Delegacia e anotar os BOs. Fácil, Fácil! E tome manchetes em letras garrafais que é prá ocupar o espaço da falta de notícias.

O pseudo-erudita, esta semana, está de lascar! Conseguimos decifrar seu amontado de besteiras, da seguinte forma: trata-se do fruto da imaginação de um filhote de minhoca orfã de pai e mae, perdida no asfalto da Via Dutra, fervente de uma tarde de verão! Daqui a pouco, ploc!

A única cabeça pensante do pasquim, que é o sr. Edmilson V.Moura, infelizmente, esta semana não veio. Será que voltará na próxima semana?

Então, só sobrou de bom, a melhoria, significativa da qualidade das fotos publicadas no "Momento Social". Deve ter alguma coisa que ver com a saída daquele moço que citei acima, né?

Obra Fantasma 13 - Os impunes!!!




Amigos: Nem mesmo nossa denúncia online ao CREA-SP, conseguiu resolver a situação. A Construtora Marcondes Cesar continua a desafiar as autoridades caçapavenses, brincando com a legislação sobre obras civis.

A referida empresa, sómente colocou uma placa indicativa da responsabilidade técnica da obra, após nossa denuncia ao CREA-SP;

No entanto, este última citada entidade, ainda não tomou quaisquer providências sobre o assunto e a obra, agora, encontra-se em fase de acabamento!

Esta irresponsabilidade do CREA, tanto o órgão fiscalizador , regional SP, quanto seu representante em Caçapava, acaba por, além de expor ao ridículo nossas autoridades, ainda incentivar outras obras a tomar iguais atitudes, fazendo com que tudo vire (ou já virou?) uma grande zona, não é?

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Dilúvio quase arrasta a cidade!!!



Chuva braba na noite de ontem, acabou por mostrar grandes deficiências de escoamento de águas nas principais vias da cidade. A Av. Brasil, teve as duas pistas e o canal unidos fazendo um rio só, com forte correnteza, obstruindo, inclusive as calçadas.

Na região central, as Ruas 14 de Abril, Travessa Jaú e Travessa Ezequiel Freire, também transbordaram causando transtôrnos à população, problema resolvido, satisfatóriamente, após o término das chuvas.

É claro que todos estes problemas, certamente estão ligados ao volume de água que despencou por ocasião destas chuvas mas, ainda fica um dúvida entre os munícipes: será que a "Obra do século" deu certo??

Diga não à poda radical de árvores!!!















Vejam amigos, a que ponto chegou a sacanagem ambiental: algum entendido do setor de parques e jardins da PMC, atendendo à soliticação de morador e/ou moradores próximos, efetuou esta poda radical (exterminio completo!) da árvore da foto, alegando que a mesma estava doente e tinha que ser eliminada!

Não deixem que tal fato mais ocorra! Denuncie na hora que estes degenerados estiverem se preparando para cortar a árvore. Chame outros populares! Vamos acabar com esta pouca vergonha!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Criançada quer parquinho!!!



Ali na Praça Major Sizenando Nogueira, onde a PMC instalou os aparelhos de ginástica para atendimento preferencial aos maiores de 60 anos, está uma festa só!

É que a criançada adorou aqueles aparelhos esquisitos e que servem para novas e desconhecidas brincadeiras, vejam só!

É muito bom ver a garotada brincando na praça não é? Mas melhor seria, se utilizassem brinquedos apropriados e não os equipamentos de ginástica que podem, inclusive causar danos aos pequenos.

Muitíssimo louvado a idéia da PMC com os aparelhos de ginástica, enfim com a idéia. Só que os pequenos estão a fornecer um mapa para a PMC.

Seria muito custoso fazer um parquinho ali mesmo, ao lado dos aparelhos de ginástica?

Polícia Federal em Caçapava!!!


Boateira correndo solta em Caçapava, dá conta que a Polícia Federal aqui esteve, e também em Jacareí, realizando investigações em relação à quadrilha que manipulava editais de licitação de materiais hospitalares.


Além de superfaturar os preços, as empresas subornavam agentes públicos responsáveis pelos pregões para que empresas concorrentes fossem desclassificadas durante o processo. Mesmo em casos de pregões eletrônicos, como acontece na cidade de São Paulo, a manipulação dos resultados era feita pelos pregoeiros.

As investigações identificaram um caso em que o pregoeiro usava o telefone celular para receber informações sobre a empresa que deveria ser beneficiada.

As vencedoras das licitações recebiam o pagamento, mas nem sempre entregavam as mercadorias ou eram entregues quantidades menores que as contratadas ou produtos diferentes.
Vamos aguardar os próximos acontecimentos.