A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), iniciou o monitoramento da qualidade do ar, com a avaliação das concentrações de poluentes no Estado de São Paulo, na Região metropolitana de São Paulo, em 1972, para medição diária dos níveis de dióxido de enxofre e funaça preta.
Em 1981, o monitoramento tornou-se automático, para a avaliação de dióxido de enxofre, material particulado inalável, ozônio, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos não metânicos, além dos parâmetros meteorológicos como direção e velocidade dos ventos, temperatura e umidade relativa do ar.
Os resultados dos monitoramentos, passaram a ser acompanhados de hora em hora, em uma central, que recebia as informações de todas as estações.
Além da medição diária desses poluentes, atualmente, a CETESB realiza estudos sobre outros poluentes,. dentre os quais se destacam o chumbo, aldeídos e compostos reduzidos de enxofre.
No site da CETESB na internet (http://www.cetesb.sp.gov.br/) , pode-se pesquisar a qualidade do ar em todas as estações de pesquisa da empresa.
Fonte: Revista Meio ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário