Planador em voo sobre nossa cidade e, ao lado, sendo rebocado por monomotor
O Aeroclube de Voo a Vela CTA, em Caçapava, recebeu na última semana dois novos planadores ASK-21, de fabricação alemã.
O equipamento deve incrementar ainda mais as atividades do clube, que recebe um número considerável de visitantes e adeptos, interessados em praticar ou mesmo conhecer o voo a vela.
Fundado em 1957, o clube funcionou em São José dos Campos até 1981, e depois teve sua sede transferida para a fazenda Ipuí, em Caçapava.
Os novos planadores que passam a fazer parte do clube têm custo aproximado de 60 mil Euros cada, e o esporte voo a vela consiste no voo com planadores, que são aeronaves desprovidas de motores, mais densas do que o ar e com aerodinâmica semelhante a de aviões.
Os planadores se mantêm no ar graças às correntes atmosféricas e decolam com o auxílio de um avião rebocador.
Os rebocadores são os responsáveis por deixarem o planador na altura adequada para o voo. O reboque acontece através de um cabo que mede entre 50 e 60 metros. Bastante difundido na região Sudeste do país, o esporte tem no Clube do Voo a Vela CTA o seu maior representante, na região do Vale do Paraíba.
Dentre os planadores de fabricação nacional, o EMB-400 Urupema, produzido pela Embraer, é o mais conhecido, e nasceu em 1964, pelas mãos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica de São José dos Campos (ITA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário