Aproveitando esta onda do politicamente correto, perguntamos à voce, nosso querido leitor, se por acaso sabe a diferença entre EFEITO ESTUFA e AQUECIMENTO GLOBAL?
Pois é, o Taiadablog Ecologia, além de responder, ainda dá uma boa orientação sobre o assunto:
EFEITO ESTUFA
É um fenômeno atmosférico natural em que os gases da atmosfera funcionam como um anteparo, deixando passar a luz solar para o seu interior, mas aprisionando o calor.
Sem esse processo, seria impossível a vida no planeta Terra, já que a menor temperatura média seria em torno de 33ºC.
O aquecimento global causado pelas atividades humanas é o agravamente desse processo natural.
AQUECIMENTO GLOBAL
É o resultado da emissão excessiva de gases do efeito estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono. Esse excedente forma uma camada que a cada ano fica mais espessa, impedindo a dispersão solar, e, em consequência, aquecendo exageradamente o Planeta.
As causas do aquecimento global são: derrubada de florestas, queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), que foram atividades cada vez mais intensas desde o início da Revolução Industrial no Século 18.
GÁS CARBÔNICO
É um elemento essecial à vida, produzido pela respiração dos seres vivos, como também pelo resultado da decomposição de plantas e animais e das queimas de combustíveis fósseis e de florestas. O tempo de sua permanência na atmosfera é de 100 anos, no mínimo.
O principal processo de renovação do gás, é a sua absorção pelos oceanos e florestas. Hoje são emitidos entre oito e nove bilhões de toneladas de Gás Carbônico por ano, em todo o Planeta. Deste total, 80% vem da queima de combustíveis fósseis!
Fonte: Revista Meio ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário