Taiadablog: Santas ervas: milagres da alimentação!!!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Santas ervas: milagres da alimentação!!!


Elas custam pouco, cabem em qualquer horta e podem fazer milagres pela sua alimentação.

Plante o seu vasinho!

HORTELÂ: É uma usina de vitaminas A, B e C, além de minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio! Em forma de chá é um bom remédio para dores abdominais, de cabeça, na junta dos ossos, gripes e resfriados. De quebra, combate cólicas e gases e favorece a produção e circulação da... bile. Argh...

SALSA: Rica em diversos tipos de vitamina (A, B1, B2, C e D) e sais minerais, nas versões crespa ou lisa, é nutritiva até dizer basta. O chá da raiz é um santo remédio contra a cistite, gases do estômago, dores no fígado e baço. Mastigada meia hora antes das refeições, a salsa aumenta o apetite.

ERVA-DOCE: Além do tempero, as sementes incrementam o aroma de carnes – e são muito usadas em receitas de bolo de fubá, pães, biscoitos e tortas. Altamente digestiva, diurética e expectorante. Para as mães: aumenta a produção de leite e é um tiro na cólica infantil. E para as estressadinhas: atua contra a excitação nervosa e a insônia.

MANJERICÃO: É um tempero clássico usado em pizzas, carnes, molhos, sanduíches e omeletes. Mas também joga em outras posições: combate enjoos, vômitos e dor de estômago. No uso tópico, ajuda a sarar algumas infecções da pele. E, em estado natural, ainda na hortinha, é um repelente natural de insetos.

CEBOLINHA: Usada no preparo de saladas, consumida crua ou cozida, presente na culinária ocidental e oriental. A cebolinha está em todas. Com vitaminas e ferro em sua composição, estimula o apetite e auxilia a digestão. E combate gripes e doenças respiratórias.

COMO PLANTAR: Coloque em um vaso – com furos no fundo – uma camada de argila ou pedra de construção. Cubra com areia. Coloque uma camada de terra adubada, plante as mudas e complete até o nível do vaso. Não esqueça das três regras: sol, água todo dia e troca de adubo a cada quarenta dias.
Fonte: Gloss

Nenhum comentário: