Taiadablog: É proibido fumar!!!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

É proibido fumar!!!


Agora é oficial: em São Paulo, é proibido consumir cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e similares – derivados ou não de tabaco – em lugares coletivos públicos ou privados.

A lei, em discussão desde o ano passado e aprovada ontem pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, declara, inclusive, o fim dos fumódromos, a contragosto de hoteis, bares e restaurantes, que têm medo de perder clientes e chegaram a apregoar, durante os protestos, uma verdadeira crise no setor e o aumento do desemprego.

Mas, se a regra vale para todo mundo, é muito improvável que os fumantes deixem, de fato, de freqüentar todos os estabelecimentos coletivos do estado!

Talvez também seja um exagero achar que o número de fumantes vá diminuir por conta da medida, mas certamente os fumantes passivos sofrerão menos com o vício alheio.
A lei entra em vigor 90 dias depois de publicada no Diário Oficial, enquanto isso, deve ser lançada uma campanha para que todos tomem conhecimento da norma.

Além de a iniciativa paulista poder ser copiada em outros estados, em nível nacional, existem dois projetos – um a favor e outro contra os fumódromos – tramitando no Congresso.

No entanto, como estamos no país onde as leis são divididas entre as que “pegam” e as que “não pegam”, resta saber se esta vai mesmo vingar.

E você, o que está achando da novidade?

Nenhum comentário: