Taiadablog: Dia Mundial do Escotismo!!!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Escotismo!!!

Alcatéia de Lobinhos de Caçapava em 1960 (Clique na foto para aumentar)
jcflores está nesta foto!
Hoje é comemorado o dia mundial do escotismo ou escoteirismo, que foi fundado pelo general britânico Lord Robert Baden-Powell (1857-1941), que escreveu e ilustrou o Primeiro Manual do Escoteiro, em 1908. É uma organização mundial de educação extra-escolar para crianças e jovens, que busca disseminar o espírito comunitário, valorizar a ética nas relações entre as pessoas e as atividades em equipe.

O Escoteirismo foi instituído no Estado do Maranhão apenas dez anos depois de surgir na Inglaterra, e, através da recreação, o escotismo alcança a sua principal finalidade: ajudar os jovens a se desenvolver física, intelectual, social e espiritualmente, realizando projetos sociais e ecológicos.
Aliás, atividades de educação ambiental já eram desenvolvidas pelos escoteiros do mundo todo, antes que qualquer ONG ou movimentos ambientalistas iniciassem suas ações. Os temas ambientais são repassados ao escoteiros por meio palestras, exposições, teorias e práticas!
As crianças iniciam suas participações no movimento a partir dos sete aos nove anos e meio, quando são chamados de “Lobinhos” ou “Lobinhas", e à partir daí, recebem todo o treinamento e instruções necessárias para cada fase.
Dos dez aos quatorze anos e meio, são Escoteiros; dos quinze aos dezessete anos, são Guias ou Sênior; dos dezessete aos vinte e um, são Pioneiros e a partir daí, são chefes!
Exemplo de civismo, o Escotismo mantém até hoje, grande número de jovens em suas fileiras, que poderiam ser muito maiores do que são, com vistas, principalmente, a recuperar o sentido cívico de nossos jovens de atualmente, não é mesmo?
Será que ainda está em tempo?

2 comentários:

Anônimo disse...

meu amigo, esta foto eu não conhecia, pois fui escoteiro em caçapava, e esta foto necessito saber de quem é, pois conheci vários escoteiros nesta foto e eu estou nela tambem, junto com nosso tão querido Walter Soares, tenho tambem várias fotos, do nosso tempo, junto com o chefe amaro, jonas amaral,walter soares, nilson queixada;mauricio marcondes(era lobinho)e muito mais.

jcflores disse...

Em 1960, esta turma que o anônimo citou, tem alguns escoteiros que não consigo identificar!
Quanto aos lobinhos, consegui identificar dois deles, pois estávamos juntos na foto: um era o Mauricio Queiros e o outro era o Rui Xavier.
Quanto aos demais, se alguém consegue identificar, por favor nos avise.