Taiadablog: Prefeitura e cidadania!!!

sábado, 6 de março de 2010

Prefeitura e cidadania!!!


Quais seriam as implicações, as dificuldades, que a nossa Prefeitura, bem como, os departamentos específicos, encontram em atender a população prontamente? Verbas? Pessoal? Desinteresse?

As despesas de 2010, ainda que não represente a realidade, pois não tem anexado em suas folhas os documentos comprobatórios dos gastos nos demonstrativos, mostra que dinheiro tem e não é pouco.

Só para o Gabinete do Prefeito, foram gastos, 2.520.000 reais (dois milhões, quinhentos e vinte mil reais). Para a Câmara Municipal, 3.511.000,00 reais (três milhões, quinhentos e onze mil reais).

Onde estão as notas fiscais? Não deveriam, pelo menos as cópias, estarem fixadas no documento citado? Bem, se dinheiro tem, pois no caso da Secretaria de Saúde, Fundo Municipal de Saúde, foram engolidos 17.898.000,00 reais (dezessete milhões, oitocentos e noventa e oito mil reais) quais são as dificuldades para o pronto atendimento as reivindicações do nosso povo?

No que chamam de administração indireta, Fundação de Saúde e Assistência do Município – FUSAM, a quantia é de 21.738.000,00 reais (vinte e hum milhões, setecentos e trinta e oito mil reais). Nós, cidadãos de bem, pagadores dos impostos que alimentam todos esses gastos e mais outros que assustam pelos valores, não temos como acompanhar o dia a dia que parece mais um poço de areia movediça para o nosso dinheiro.

Não é brincadeira. Passando os olhos pelo documento, encontrei algo batizado de “Reserva de Contingência” com o valor de 20.000,00 reais. Seja qual for a finalidade, em termos de município, essa quantia é uma grande piada. Nossa cidade está desguarnecida para uma eventual tragédia? Seriam esses 20.000,00 reais?

Fica muito a desejar as informações nesse documento. E quando, seja vereador, ou, cidadão questionam, representantes da prefeitura dizem que os documentos comprobatórios estão à disposição na prefeitura. Não penso que deva ser a maneira correta de responder pela responsabilidade administrativa de uma cidade. A comprovação das despesas, precisam e devem ser mostradas, identificadas, sem que precisemos solicitar ou questionar.

Fica muito mais transparente e digno. Ainda a respeito dos valores apontados no documento que tenho em mãos, com rubricas não identificadas, sem assinatura do Governo Municipal, de nenhum vereador, o Total Geral da Despesa é de 142.722.000,00 reais (cento e quarenta e dois milhões, setecentos e vinte e dois mil reais).

Só lembrando, a nossa Casa de Leis tem 10 (dez) vereadores que deveriam estar irmanados em defesa do Patrimônio Público. Estão? Insisto em dizer que, nossa cidade precisa de um Conselho de Cidadãos, investigativo, deliberativo, fundamentado na Carta Magna, a última esperança de todo homem de bem.

Faço um convite aos que se interessam realmente pelos destinos da cidade. Reclamar não muda absolutamente nada. Para cada ação existe uma reação.

Sem ação o barco continua navegando em águas ricas e praias vazias!

Texto reproduzido atendendo à solicitações

3 comentários:

Laudemir disse...

JC: a prefeitura tem no seu site um link para "Transparência", onde se vai percorrendo vários títulos, até se chegar aos boletins analíticos, que é o que nos interessa, de fato.
Entretanto, e isto já é de longa data, estes boletins analíticos, encontram-se fora do ar, deliberadamente ou não mas o certo é que não se consegue analizar qualquer tipo de informação "transparente" d prefeitura!

Anônimo disse...

Boris diz:Caro amigo JC,nós temos uma Camara Municipal com 10 vereadores.Foram eleitos,para fiscalizar os atos do Executivo,e elaborar leis.Agora me diga,são 3 da oposição e 7 da bancada de situação.A população precisa ficar atenta,ser informada,sobre aqueles,vereadores do Amém,pois é inadimissivel,continuar do jeito como esta.Já disse e repito,esta é a piorCâmara dos ultimos 30 anos.Temos que aguenta-la até 31 de dezembro de 2012,portanto precisamos fazer uma campanha de concentização,a população,que a Vereança,não é bricadeira,ou só por status,é sim o poder fiscalizador do Municipio.Infelizmente,vamos ter que aguentar estes 10 que aí estão,tirando 1 ou2,que ainda tentam mostrar alguma coisa.Certo mesmo,é que em 2012,precisamos de pessoas com competencia,que tenha noção,experiência,pois ser Vereador,é uma responsabilidade muito grande,ao contrário de muitos que pensam.Acorda Caçapava,ou vamos continuar nesta situação,que estamos,legisladores com que não tem um pingo de visão,que só querem receber o seu no final do mês,e continuar enganando o povo Caçapavense.

Banzo disse...

Parece que todos os serviços citados, são terceirizados.Então cabe a eles os devidos demonstrativos, ou não?