Taiadablog: Cálculo complicado facilita maracutaia nas contas de água da SABESP !!!

domingo, 22 de maio de 2011

Cálculo complicado facilita maracutaia nas contas de água da SABESP !!!

Recebemos o email abaixo, de um de nossos mais assíduos leitores, onde se questionam os métodos utilizados pela SABESP para o novo sistema de emissão e cobrança das contas mensais!

Concordamos, na íntegra, com a argumentação de nosso leitor e entendemos que o assunto não foi bem explicado à sociedade.

A fórmula utilizada pela SABESP para elaboração das cobranças mensais e também as cobranças relacionadas a este novo sistema, utiliza equações matemáticas complicadas e de difícil entendimento, restando aos consumidores, amparar-se na interpretação de gente como nosso leitor, certamente com razoável experiência em cálculos, ficando à mercê de cobranças abusivas como esta!

Vejam o que diz nosso leitor:

"Esse artificio de medir 15 dias em média após o falso excedente de xx m3 também foi colocado na minha tarifa, que "por benevolência" a SABESP me cobrou como serviço em 10 vezes ,estou pagando a mais do que o devido.

É de se salientar que esta mesma lógica tirana e locupletar de pura apropriação indébita e enriquecimento ilícito já foi utilizada outras vezes pela dita empresa.

Como posso ter consumido 15 dias excedentes se as medições não mostram isso. Consumo mês de Maio Leitura anterior 449 Leitura atual 473 Consumo 24 Consumo mês de Junho 15 dias excedentes Leitura anterior 473 Leitura atual 510 Consumo 37 Já estou pagando 15 dias excedentes na tarifa.

Meu consumo nunca ultrapassou os 27 m³ mês tendo como base de calculo R$1.98. Mas para minha surpresa além dos 37 m³ a SABESP me cobrou 20 m³ a mais. E usando como base de calculo a tarifa entre as faixas de consumo de 32 a 46 m³ que é de R$3.04 e não R$1.98 para consumo até 31m³.

Um roubo! Que eu saiba sou cobrado pelo consumo do m³ e não pelos dias do mês. Se a SABESP ficar três meses sem efetuar a medição vou pagar pelo consumo calculado entre a leitura anterior e a leitura atual e não devo pagar pela faixa de consumo maior, pois o erro não foi meu.

Por isso a dificuldade de entendimento. Isso já é feito de forma pensada. Alguém está lucrando com isso. CPI da SABESP já. Sei que o PSDB adora arquivar CPI em SP. Mas vou até o MP pedir uma apuração do caso." disse o leitor! 

Acho perfeitamente cabível e apropriada, uma integral apuração de todos estes cálculos, inclusive e principalmente, aqueles que levaram os consumidores à prejuízos, com vistas à necessárias indenizações!

No meu "umirde" (agora pode!) entendimento, fica claríssimo que os cálculos em questão, foram elaborados deliberadamente, com a intenção de inibir eventuais acompanhamentos e fiscalização por parte de grande maioria dos consumidores! 

Um comentário:

Lucas disse...

JC: este cálculo da Sabesp não dá prá entender nada.
Só entendi que vamos levar mais ferro ainda!