Taiadablog: CTA proíbe aeromodelismo !!!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CTA proíbe aeromodelismo !!!

Aeromodelo 

Os amantes do aeromodelismo de São José dos Campos, estão apreensivos em função da proibição, a partir de 30 de Maio próximo, pelo DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), das atividades com as pequenas aeronaves controladas por rádio, na área em que se encontram há mais de 25 anos, em razão do órgão ter passado a considerar a existência de risco para o tráfego aéreo local.
 
A área, de propriedade do DCTA, fica ao lado de um terreno, que, conforme consta, abrigará o novo aeroporto de maior capacidade de São José dos Campos.
As pressões para a retirada dos aeromodelos da área, remontam a 2009, sendo esticadas até o presente momento, em função de negociações junto à GIA (Grupamento de Infraestrutura da Aeronáutica), que não se rende aos apelos dos esportistas, e pretende manter o prazo de desocupação da área!
 
Os amantes do aeromodelismo, por outro lado, alegam que a justificativa do DCTA é infundada, pois “nossa atividade não é feita sem estrutura e temos toda a segurança necessária. Não ter controle sobre a população de urubus oferece mais risco para aeronaves do que os aeromodelos, afirmam alguns.

Em nota oficial, o DCTA informou à reportagem que segue recomendação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O DCTA informou que recebeu um ofício da Anac em 2009 “no qual menciona que em face da interferência de voos de aeromodelos, não recomendava essa atividade, devido a possíveis conflitos dos aeromodelos com o tráfego aéreo local”.

A assessoria de imprensa do DCTA informou ainda que a Anac não tinha, na época, previsão legal para regular e fiscalizar as atividades envolvendo aeromodelos, mas ‘recomendou um parecer desfavorável à renovação da cessão de área para a AJA’, diz trecho da nota oficial enviada pelo DCTA. 

Nenhum comentário: