É muita cara de pau! |
Manaus, sexta-feira à noite, 30 mil pessoas aguardam a volta de Marrone aos palcos para o primeiro show aberto ao grande público desde o acidente de helicóptero que o cantor sofreu no dia 2 de maio.
O helicóptero caiu depois de decolar de São José do Rio Preto, São Paulo. O piloto, Almir Bezerra, teve parte da perna esquerda amputada e está internado. Jardel Borges, primo e secretário de Marrone, sofreu traumatismo craniano e permanece em estado grave.
Já sobre o cantor, que teve ferimentos leves, ficaram várias dúvidas: por que ele estava sentado do lado direito da aeronave, destinado ao piloto? Isso teria atrapalhado alguma manobra? Marrone estaria no comando do helicóptero recebendo instruções de voo de um piloto sem certificação para dar aulas?
As explicações começam ainda no aeroporto, em São Paulo, e seguem durante toda a viagem até Manaus.
Fantástico: Você pilotava?
Marrone: Pilotava, lá em cima, sim, mas pilotar embaixo não. Decolar, fazer essas coisas, eu não fazia, não.
Fantástico: Mas você pilotava sem ter brevê? Sem ter licença?
Marrone: Eu segurava o manche, isso aí é normal.
Fantástico: Lá em cima não tem problema você pilotar?
Marrone: Não, não tem.
Fantástico: Mesmo sem licença?
Marrone: Não, não tem não. Não tem problema.
Fantástico: Quem falou isso pra você, Marrone?
Marrone: Meu piloto, o comandante.
Há perigo, sim, em segurar o manche, um dos comandos do helicóptero, como o cantor assumiu que fazia. É o que explica o especialista Jorge Barros.
“Uma pessoa não habilitada, ao tocar os comandos, está sendo um intruso perigoso para a segurança do voo. Ela está limitada apenas a se comportar como passageiro”, afirma Jorge Barros.
Mas a posição do passageiro não era a ocupada pelo cantor no dia do acidente. Ele estava sentado à direita, lugar do piloto.
Fantástico: Você está consciente de que você não deveria estar do lado direito no momento do acidente?
Marrone: Eu estou consciente, eu já estava consciente e estou consciente. Porque não sou eu que deixou eu ir lá do lado direito. Quem me liberou foi o meu piloto, o Almir. Ele falou: ‘Você pode ir aí que não tem problema. Para mim, eu pilotar do lado esquerdo, do lado direito, tanto faz. Pode sentar aí que eu vou explicando para você’.
Sentado à esquerda, o piloto Almir tinha menos acesso aos equipamentos do helicóptero. Só pode pilotar nesta posição um piloto instrutor de voo, o que Almir não é. “Ele falou para mim: ‘Fica tranquilo, a responsabilidade era minha, é minha, eu sabia o que estava fazendo, então fica tranquilo, entendeu? Estou tranquilo”, disse o cantor.
Já no hotel em Manaus, pouco antes do show, o Fantástico mostrou para Marrone imagens feitas em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, do o helicóptero que o cantor tinha e que se acidentou.
“Tirou as fotos e embarcou do lado direito do piloto. Ele sentou do lado direito”, disse.
Marrone confirma que é ele quem aparece no vídeo, de outubro do ano passado.
Fantástico: Você entra do lado direito, o lado que normalmente é de quem pilota?
Marrone: Já aconteceu de eu ir algumas vezes, mas não era sempre, não.
Fantástico: Você pedia para ir?
Marrone: Pedia. Falava: ‘Almir, posso ir aqui pra ir aprendendo?’. ‘Pode, pode, fica tranquilo’.
Fantástico: E aprendendo significava ir como?
Marrone: Mexendo nos relógios
Fantástico: No manche?
Marrone: Às vezes pegava no manche também, quando estava nivelado lá em cima.
Outra gravação foi feita há um mês e mostra o cantor em pleno voo. Nela, Marrone explica o que fazia no Aeroclube de Umuarama, Paraná: “Quando eu posso eu estou com meu piloto fazendo algumas aulas. Eu já piloto todos os dias com ele, já estou com mais de mil horas já, já estou tirando minha brevê, inclusive”, declarou o cantor.
Fantástico: Nesse vídeo, o piloto Almir é que dá as aulas práticas para você. Todas essas mil horas foram feitas de maneira irregular?
Marrone: Mil horas? Quem disse isso?
Fantástico: Você, nessa entrevista.
Marrone: eu disse?
Fantástico: Disse, e deu detalhes sobre a aula.
“Estou fazendo as emergências. Perda de motor, é muita coisa. A gente tem que passar, porque quando acontecer uma pane na aeronave a gente tem que estar ciente do que a gente está fazendo para não morrer”, continuou Marrone no vídeo.
Qual a explicação que o cantor dá? “Às vezes a gente fala de uma maneira não dizendo que eu seja piloto, nada. Não é que eu estava falando que eu era piloto, a gente aumenta”, alegou Marrone.
Antes das aulas práticas de pilotagem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) exige um teste teórico.
Fantástico: Você chegou a fazer alguma prova?
Marrone: Não, eu não. Eu não fiz prova.
Mas um documento mostrado a Marrone, que também está disponível na internet, diz o contrário.
Fantástico: Por esse documento oficial da Anac, você fez o exame teórico e você passou! Essa pessoa é você, José Roberto Ferreira? É seu nome?
Marrone: Aqui está escrito, né?
Fantástico: Você nunca fez uma prova pra Anac? Oficial?
Marrone: Que eu saiba, não. Eu vou dar uma olhada depois.
Fantástico: Que você se lembre, não? Quem fez então? Quem pode ter feito?
Marrone: Isso aí eu não posso te responder agora.
Mais um detalhe: para fazer essa prova, o candidato precisa ter o Ensino Fundamental completo, o que Marrone não tem.
Fantástico: O que passa pela sua cabeça? O que pode ter acontecido?
Marrone: Não sei, é um tumulto de coisa que vem na cabeça da gente, aparece uma coisa, aparece outra, não sei. Não estou sabendo, não.
Certo mesmo, por enquanto, é a retomada dos shows. As causas do acidente estão sendo investigadas pela Aeronáutica. Só depois disso a Anac vai decidir se cabe punição ao piloto que voava com Marrone.
O helicóptero caiu depois de decolar de São José do Rio Preto, São Paulo. O piloto, Almir Bezerra, teve parte da perna esquerda amputada e está internado. Jardel Borges, primo e secretário de Marrone, sofreu traumatismo craniano e permanece em estado grave.
Já sobre o cantor, que teve ferimentos leves, ficaram várias dúvidas: por que ele estava sentado do lado direito da aeronave, destinado ao piloto? Isso teria atrapalhado alguma manobra? Marrone estaria no comando do helicóptero recebendo instruções de voo de um piloto sem certificação para dar aulas?
As explicações começam ainda no aeroporto, em São Paulo, e seguem durante toda a viagem até Manaus.
Fantástico: Você pilotava?
Marrone: Pilotava, lá em cima, sim, mas pilotar embaixo não. Decolar, fazer essas coisas, eu não fazia, não.
Fantástico: Mas você pilotava sem ter brevê? Sem ter licença?
Marrone: Eu segurava o manche, isso aí é normal.
Fantástico: Lá em cima não tem problema você pilotar?
Marrone: Não, não tem.
Fantástico: Mesmo sem licença?
Marrone: Não, não tem não. Não tem problema.
Fantástico: Quem falou isso pra você, Marrone?
Marrone: Meu piloto, o comandante.
Há perigo, sim, em segurar o manche, um dos comandos do helicóptero, como o cantor assumiu que fazia. É o que explica o especialista Jorge Barros.
“Uma pessoa não habilitada, ao tocar os comandos, está sendo um intruso perigoso para a segurança do voo. Ela está limitada apenas a se comportar como passageiro”, afirma Jorge Barros.
Mas a posição do passageiro não era a ocupada pelo cantor no dia do acidente. Ele estava sentado à direita, lugar do piloto.
Fantástico: Você está consciente de que você não deveria estar do lado direito no momento do acidente?
Marrone: Eu estou consciente, eu já estava consciente e estou consciente. Porque não sou eu que deixou eu ir lá do lado direito. Quem me liberou foi o meu piloto, o Almir. Ele falou: ‘Você pode ir aí que não tem problema. Para mim, eu pilotar do lado esquerdo, do lado direito, tanto faz. Pode sentar aí que eu vou explicando para você’.
Sentado à esquerda, o piloto Almir tinha menos acesso aos equipamentos do helicóptero. Só pode pilotar nesta posição um piloto instrutor de voo, o que Almir não é. “Ele falou para mim: ‘Fica tranquilo, a responsabilidade era minha, é minha, eu sabia o que estava fazendo, então fica tranquilo, entendeu? Estou tranquilo”, disse o cantor.
Já no hotel em Manaus, pouco antes do show, o Fantástico mostrou para Marrone imagens feitas em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, do o helicóptero que o cantor tinha e que se acidentou.
“Tirou as fotos e embarcou do lado direito do piloto. Ele sentou do lado direito”, disse.
Marrone confirma que é ele quem aparece no vídeo, de outubro do ano passado.
Fantástico: Você entra do lado direito, o lado que normalmente é de quem pilota?
Marrone: Já aconteceu de eu ir algumas vezes, mas não era sempre, não.
Fantástico: Você pedia para ir?
Marrone: Pedia. Falava: ‘Almir, posso ir aqui pra ir aprendendo?’. ‘Pode, pode, fica tranquilo’.
Fantástico: E aprendendo significava ir como?
Marrone: Mexendo nos relógios
Fantástico: No manche?
Marrone: Às vezes pegava no manche também, quando estava nivelado lá em cima.
Outra gravação foi feita há um mês e mostra o cantor em pleno voo. Nela, Marrone explica o que fazia no Aeroclube de Umuarama, Paraná: “Quando eu posso eu estou com meu piloto fazendo algumas aulas. Eu já piloto todos os dias com ele, já estou com mais de mil horas já, já estou tirando minha brevê, inclusive”, declarou o cantor.
Fantástico: Nesse vídeo, o piloto Almir é que dá as aulas práticas para você. Todas essas mil horas foram feitas de maneira irregular?
Marrone: Mil horas? Quem disse isso?
Fantástico: Você, nessa entrevista.
Marrone: eu disse?
Fantástico: Disse, e deu detalhes sobre a aula.
“Estou fazendo as emergências. Perda de motor, é muita coisa. A gente tem que passar, porque quando acontecer uma pane na aeronave a gente tem que estar ciente do que a gente está fazendo para não morrer”, continuou Marrone no vídeo.
Qual a explicação que o cantor dá? “Às vezes a gente fala de uma maneira não dizendo que eu seja piloto, nada. Não é que eu estava falando que eu era piloto, a gente aumenta”, alegou Marrone.
Antes das aulas práticas de pilotagem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) exige um teste teórico.
Fantástico: Você chegou a fazer alguma prova?
Marrone: Não, eu não. Eu não fiz prova.
Mas um documento mostrado a Marrone, que também está disponível na internet, diz o contrário.
Fantástico: Por esse documento oficial da Anac, você fez o exame teórico e você passou! Essa pessoa é você, José Roberto Ferreira? É seu nome?
Marrone: Aqui está escrito, né?
Fantástico: Você nunca fez uma prova pra Anac? Oficial?
Marrone: Que eu saiba, não. Eu vou dar uma olhada depois.
Fantástico: Que você se lembre, não? Quem fez então? Quem pode ter feito?
Marrone: Isso aí eu não posso te responder agora.
Mais um detalhe: para fazer essa prova, o candidato precisa ter o Ensino Fundamental completo, o que Marrone não tem.
Fantástico: O que passa pela sua cabeça? O que pode ter acontecido?
Marrone: Não sei, é um tumulto de coisa que vem na cabeça da gente, aparece uma coisa, aparece outra, não sei. Não estou sabendo, não.
Certo mesmo, por enquanto, é a retomada dos shows. As causas do acidente estão sendo investigadas pela Aeronáutica. Só depois disso a Anac vai decidir se cabe punição ao piloto que voava com Marrone.
Está perfeitamente claro que as mentiras vão ser desmontadas, umas atrás das outras e se comprovará o óbvio: o piloto Almir, sem ter habilitação para voar como instrutor, deixou o inexperiente Marrone no comando da aeronave e deu no que deu! Sorte que ainda não mataram algum inocente, não é? Agora, têm que ser responsabilizados, civil e criminalmente, pelo ocorrido. Os dois: o piloto e o inexperiente!
Esta entrevista que o fantástico fez com o Marrone, fica muito parecida com uma entrevista de politico pego no flagrante: ela vira para aqui, vai para acolá, não era eu, não sei quem era e assim vai, até conseguir enrolar todo mundo e escapar!
Vamos ficar de olhos abertos!
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