Taiadablog: Pacto ilegal !!!

terça-feira, 31 de maio de 2011

Pacto ilegal !!!

 

ERJ-145Documentos divulgados pelo grupo WikiLeaks revelam suposto pacto entre a fabricante Embraer, de São José, e a rival canadense Bombardier, que teriam selado acordo para dividir encomendas de aeronaves e colocar fim a uma das disputas mais acirradas do mercado na última década.

Um dos trechos divulgado pelo WikiLeaks traz telegrama supostamente enviado pela Embaixada dos Estados Unidos em Ottawa (Canadá) para o Departamento de Estado norte-americano em 4 de agosto de 2005 que diz: “a disputa (entre as empresas) só esfriou em 2002-2003 com uma paz negociada. Bombardier e Embraer dividiram encomendas importantes da US Airways e da Air Canadá”.

Dois anos antes, em 7 de novembro de 2003, outro telegrama do consulado americano em Montreal tocaria no mesmo ponto. "Os rumores são de que tanto a Bombardier como a Embraer teriam dado um forte desconto no preço de compra de aviões em encomenda de 170 jatos no valor de US$ 4,3 bilhões pela US Airways. A encomenda, anunciada em maio, foi dividida entre as duas fabricantes", diz o documento.

Por meio de sua assessoria, a Embraer negou o acordo e destacou que os 170 jatos encomendados pela US Airways às duas fabricantes eram de tamanhos diferentes. Os de maior porte ficaram com a Embraer e os de menor, com a Bombardier. Já a canadense não comentou o assunto.

Para o economista especializado em política externa dos EUA pela Universidade da Flórida, Creomar Lima Carvalho de Souza, os trechos divulgados pelo WikiLeaks não podem ser analisados como prova do acordo. “É preciso ver até que ponto essa informação é verdadeira. Acho difícil que seja criada uma comissão de investigação para esse caso. A não ser que os Estados Unidos decidam que alguma empresa americana foi lesada com esse suposto acordo, tudo não passará de mera especulação.”

O especialista se refere à Boeing, gigante norte-americana do setor, que poderia, em tese, acionar as duas empresas na OMC (Organização Mundial do Comércio) por uso de supostas manobras ilegais de comércio exterior.

Histórico. A disputa entre Embraer e Bombardier começou na metade dos anos 90. Em 2002, a OMC decidiu que os governos brasileiro e canadense teriam que readequar seus programas de incentivo à exportação. Os governos acusavam um ao outro de subsídios ilegais para atrair clientes e fechar negócios.
 
Governo americano acusa as empresas Embraer e Bombardier de selarem um acordo para suposta divisão de encomendas de aeronaves. Suposições foram retiradas de trechos de telegramas da Embaixada dos EUA no Canadá e divulgados pelo WikiLeaks

O WikiLeaks é um grupo online que divulga documentos secretos de governos e empresas fornecidos por pessoas que querem manter o anonimato. Em 2010, o grupo divulgou documentos dos EUA sobre guerras no Oriente Médio. Seu porta-voz, o australiano Julian Assange, chegou a ser preso e liberado 9 dias depois

Nenhum comentário: