Taiadablog: Breves reflexões sobre o ser... !!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Breves reflexões sobre o ser... !!!


O celular toca. Atendo. Perguntam quem é... Fico estático, sem palavras, penso em falar meu nome, mas a dúvida me faz ir além daquilo que está gravado em minha carteira de identidade... Parece que quero mais, preciso saber além daquilo que me identifica perante a humanidade, da escolha de meus pais quando foram ao cartório para me batizar... Quem é, afinal, este ser? O que represento, por onde ando, quais são meus pensamentos? O que já fiz, de bom ou ruim? De que modo contribuo para o amanhã? Estou por aqui apenas de passagem ou fica alguma coisa para depois? O que trago de meus pais? O que lego a meus filhos? De repente, do outro lado da linha, alguém continua a perguntar por mim... Cansado de esperar, desliga... Com ele, desligo também destes breves questionamentos e volto ao mundo... Ainda sem saber ao certo quem sou, mas sem muito tempo para isso agora...
Por vezes pareço perder a esperança de que as coisas mudem para melhor, como se estivesse vivendo momentos de descrença, de um amargo sabor na língua, como se tudo o que fazemos não pudesse reverter em prol de nossos sonhos legítimos por um mundo melhor... Nestes momentos preciso de palavras amigas, de estímulo, de força... E apesar dos pesares, das lágrimas que por vezes rolam, da dor no peito, levanto a cabeça e percebo que não vou desistir no meio do caminho, que vou continuar a lutar...

Tenho saudade da vida simples, daquela em que o luxo real era termos todo o tempo do mundo, sem se preocupar com dinheiro, contas a pagar, todos os compromissos do mundo. Viver parecia mais leve, menos sofrido, com mais tempo para um sorvete, uma pedalada, um bate-papo sem compromisso com os amigos, sem que o relógio a todo o tempo definisse onde deveríamos estar...

Tudo o que eu queria era acordar um dia e encontrar o mundo em paz, harmonia, com as pessoas se entendendo, se gostando, com a ética prevalecendo... Creio que é possível sim, que isso não é apenas um sonho, que tudo depende, essencialmente, da nossa atitude, postura, confiança, capacidade de ajudar ao próximo sem querer nada em troca...
 
Prof. Dr. João Luiz de Almeida Machado
é membro da Academia Caçapavense de Letras

Nenhum comentário: