Taiadablog: MEMÓRIA DE CARNAVAL!!!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

MEMÓRIA DE CARNAVAL!!!

brasilino são luiz[1] Tinha o brilhante e saudoso Sérgio Porto, o conhecido Estanislau Ponte Preta, frases memoráveis, em algumas delas dizia que “Poder e mulher bonita todo mundo quer estar perto” e em outra que “A memória do brasileiro é igual carnaval, dura somente três dias”.


Ambas são realmente adequadas à nossa realidade, pois dizem bem como age e vive o povo brasileiro; a primeira é interessante, mas a segunda é que merece aqui nossa consideração.


Fazemos esta observação quanto aos escândalos e mais escândalos que se sucedem, tanto na política como em nossa vida pessoal e social, porém, em uma semana depois desaparecem dos noticiários.


Com pouco esforço relembramos alguns fatos ocorridos e hoje já ninguém fala mais neles, como por exemplo, o mensalão, os remédios falsificados, as doenças que surgem, quando fazemos o maior escândalo, inúmeros comentários, põem a população em alerta e com medo e alguns dias se esvaem e desaparecem num passe de mágica, como tudo estivesse resolvido.


As doenças são as principais causas deste comentário, pois causa um medo coletivo, tal como a ‘febre maculosa’, aquela dos carrapatos dos animais, a dengue, a gripe aviária e agora recentemente a ‘gripe suína’, que já não merecem qualquer atenção, como se tudo estivesse sido erradicado ou simplesmente acabou os comentários sobre elas e os perigos persistem ?


Aqui neste País damos soluções muito fáceis para nossos problemas, pois não os resolvemos, mas agimos de forma a que um escândalo apague o outro e assim vamos vivendo.


Agora com as notícias da ‘Copa do Mundo de 2014’ e as ‘Olimpíadas de 2016’ será ainda pior, pois aos que interessam manipular massas, estes assuntos são verdadeiros ópios, pois com pão e circo ficamos alegres.

Realmente o ‘Ponte Preta’ estava certo, nossa memória quanto aos fatos é igual carnaval, dura somente três dias.


Outro exemplo é questão da violência, pois quando surge um fato que foge ao cotidiano as redes de televisão, os jornais falam diuturna e exaustivamente quanto a eles e depois de alguns dias, acaba tudo como se nada tivesse ocorrido, deixando simplesmente a sensação de impunidade e intranqüilidade.


Esta ‘memória de carnaval’ nos torna insensível e, o que é pior, faz com que percamos o sentido de sociedade, de amizade e de respeito para com o próximo e sejamos alcançados pela violência que hoje nos cerca e obriga a estarmos trancafiados em nossas casas, e perdida a sensibilidade tudo mais sucumbe.


Ainda há tempo para repararmos os males que, agindo assim, temos feito ao nosso Brasil, basta que tenhamos a mesma consciência coletiva, o mesmo amor a nosso País que tivemos por ocasião da ocorrência dos grandes eventos esportivos, pois o patriotismo reinante nestas oportunidades tem que ser permanente, pois se passageiro como tem sido, jamais nos tornaremos grandes e respeitados no contexto das Nações e seremos sempre ‘o País do futuro’.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tem realmente razão o articulista, pois estou hoje com 63 anos e há mais de 50 ouço falar que o Brasil é o país do futuro, que nunca chega. Mas isto, sem dúvida, está intimamente ligado ao descuido de nosso povo, que pouco interesse tem em seu destino, pricipalmente votando muito mal.

Raul disse...

A falta de politização do brasileiro, é famosa: é melhor esquecer do que reverter!

Gilberto S. disse...

Em tres ou quatro colunas publicadas, o articulista do taiada blog acerto em todas. Esta história de nossa curta memória. já deveria ter sido lembrada já a muito tempo.
No sentido de que façamos nossa mea culpa, e tentemos recuperar a vergonha na cara!!!
Parabéns, Dr. Brasilino!