Taiadablog: Pobre Estado de São Paulo!!!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pobre Estado de São Paulo!!!


Volto aqui, tristemente, para relembrar uma matéria publicada neste mesmo espaço em 23 de agosto passado, onde me vali do mesmo título que hoje refaço “ Pobre Estado de São Paulo”, quando escrevi sobre o senador aloísio mercadante, que afirmou reiteradas vezes da tribuna do senado de que não permaneceria na liderança do governo caso o sarney continuasse na presidência da casa (de horrores que o senado é) e que covardemente não cumpriu, quando em resposta aos jornalistas, após um telefonema do presidente Lula afirmou que: “Eu não tenho como dizer não ao presidente”.

Foi muito triste não por ouvir a frase em si, mas por entender o âmago da questão que ela suscita, ou seja, que um político que represente o Estado mais importante da Federação se curve, vergue a espinha para atender ao interesse pessoal, do presidente Lula.

Isto porque e tivesse esta frase dita para atender a um pedido que revertesse em favor da Nação seria crível, mas a foi para atender interesses meramente políticos, o que faz com que seja desastrosa e inconcebível.

Como se não bastasse nosso pujante estado de São Paulo ter um senador deste naipe, sem espinha dorsal, mas com uma espinha de cartilagem, agora vemos o suplicy, simplesmente para atender um pedido da comediante Sabrina Sato, do programa “Pânico”, colocou uma calcinha vermelha sobre as calças do terno que usava e saiu como um super-herói, super-homem, ou melhor, um SUPER-PATETA, andando pelos corredores do senado, vestido desta maneira.

Que vergonha de ser um cidadão Paulista e ter dois senadores desta descompostura, que triste é ser um espectador deste ‘Teatro de Horrores’, que dilacera a consciência, a alma de cidadão e, sobretudo, por nos impor, diante de tristes espetáculos, a ‘incapacidade de indignação’, de atitude alguma tomar e continuarmos impassíveis, como animais sendo conduzidos para o abatedouro, que para ele caminha sem qualquer reação.

Diz um princípio da Sociologia que “minoria ativa comanda maioria passiva”, o que é extremamente grave no momento em que politicamente vivemos, pois se não agirmos para reivindicar nosso direito pessoal, de sermos respeitados como Paulistas, quanto menos o faremos pelo direito coletivo.

Jean-Jacques Rousseau que viveu nos anos de 1730 em sua obra “Do Contrato Social ou Princípio do Direito Político”, nela assentara que: “Num país bem constituído, todos correm para as assembléias; sob um mau governo, ninguém quer dar um passo para ir até elas, pois ninguém se interessa pelo que nela acontece, prevendo que a vontade geral não dominará, e porque, enfim, os cuidados domésticos tudo absorvem. As boas leis contribuem para que se façam outras melhores, as más levam a leis piores. Quando alguém disser dos negócios do Estado: Que me importa ? – pode-se estar certo de que o Estado está perdido.”

É isto que nos ocorre, pois estamos alheios ao que acontece com nosso Estado e isto é grave, e se não agirmos veremos que passará para gravíssimo, até alcançar o insustentável, e ai não poderemos mais fazer nada, pois o poder de reação já terá se esvaído.

Uma matéria deste teor só pode terminar sendo repetido o título: “Pobre Estado de São Paulo” por ter dois senadores que agem assim, cabendo aqui relembrar a eles o ensinamento de Sócrates, que viveu 400 anos antes de Cristo: “De feito, o rei é eleito para zelar não por seu exclusivo bem-estar, mas pela prosperidade dos que o elegem”.

“Acordemos ! ajamos ! saiamos dessa letargia ! façamos nosso Estado de São Paulo ser respeitado elegendo para o Senado pessoas que saibam entender a grandeza que ele representa não somente no contexto de nosso País mas sim de todas as Nações”.

(fiz questão de colocar os nomes dos “personagens” e do senado em letras minúsculas, para demonstrar que respeito algum me merecem)

9 comentários:

Unknown disse...

Prezado amigo Dr. Brasilino: dado à importância do assunto, que acaba remetendo o Senado Federal ao mais sujo dos buracos que existem na política atual, eu tinha a mais absoluta convicção de que sua reação viria de imediato, certeira, como sempre!
Meus parabéns!

anonima disse...

Inspira-nos à sugestão, o dito por Martin Luther King consubstanciado nas seguintes palavras: “O que preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que preocupa é o silencio dos bons...!”.

Felipe Advogado disse...

A matéria fala por si só. Infelizmente.

Anônimo disse...

JC, esta situação realmente é infame, pois o suplicy faz esta palhaçada, o que faz com que nós Paulistas fiquemos com 'cara de tacho' e depois corre para impedir a divulgação na televisão e ao que tomei conhecimento (pois estava em viagem e não pude acessar a inter net hoje), conseguiu. Prova com isto que é um desqualificado mesmo. Inconsequente ! Vergonhoso ! Horripilante, execrável ! e ...

José Lopes disse...

A visão do Suplicy de cueca vermelha pelos corredores do Senado, dá bem uma idéia da esculhambação e da bandalheira lá existente!
Isto, embora vergonhoso, e até pouco, perto dos Jaders, dos Sarneys, dos Calheiros, emfim de toda a bandidagem sórdida que ali se incrustou e que não vai se desalojar facilmente.
Meus parabéns ao sr. Brasilino! Sua revolta é a revolta de todos os brasileiros sensatos!

Anônimo disse...

Brasilino, o senhor bem retratou a revolta e tristeza que não só os paulistas sentem por um ato vil como o desse infantil senador. Sem dúvida um misto de tristeza e vergonha, mas que por certo todos os brasileiros sentem e não somente os de São Paulo. Que triste realidade vivemos e o que é ainda pior, com pouquissimas possibilidades de mudança pois como não sabemos votar este ignóbil certamente continuará na politica.

Anônimo disse...

É diante deste quadro pintado pelo sr Brasilino, que é a realidade deste país, fico aqui me perguntando se já chegamos ao fundo do poço ou ainda temos mais para cair ? !

Anônimo disse...

Editor, que boa matéria e indecente fotografia do senador suplicio, digo, suplicy. Pobre São Paulo mesmo em ter um senador assim.

Anônimo disse...

Doutor Brasilino: o senhor sumiu aqui do blog! O que aconteceu? O sr. não vai mais nos dar o prazer da leitura de seus textos?
O Taiadablog perdeu muito com esta sua parada!
Retorne logo!
abraços.
Janio