A Prefeitura de Jacareí, promoverá nesta quinta-feira (22) um evento sobre o Dia Internacional de Atenção à Gagueira.
A campanha “Gagueira não tem graça. Tem tratamento” está trabalhando este ano o tema Gagueira na Escola, e o evento é destinado aos educadores em geral, diretores e funcionários de creches e familiares de pessoas com gagueira.
Haverá programação em dois períodos e as atividades ocorrerão no SIM. O evento internacional conta no Brasil com realização de várias instituições, entre elas o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF) e o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa).
A psicóloga Elaine Daniel Vilela irá abordar o tema “Consequências no quadro emocional do estigma da gagueira”. Haverá um grupo de sete fonoaudiólogas do SIM que levará orientação aos presentes convidados.
O serviço de saúde destinado às pessoas com gagueira é realizado no Centro de Reabilitação do SIM, por uma equipe que inclui psicóloga e fonoaudiólogas. As orientações também são voltadas aos parentes das pessoas com gagueira.
A gagueira é cientificamente considerada como distúrbio ou transtorno de fluência da fala, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Fluência (IBF). O problema central na gagueira consiste em uma dificuldade do cérebro para sinalizar o término de um som ou uma sílaba e passar para o próximo.
No Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população total está estimada em cerca de 192 milhões de pessoas. A incidência da gagueira é de 5%, ou seja, 9,5 milhões de brasileiros estão passando por um período de gagueira neste momento. A prevalência da gagueira é de 1%, ou seja, 1,9 milhão de brasileiros gaguejam há muitos anos de forma persistente, crônica.
O SIM (Serviço Integrado de Medicina), da Prefeitura de Jacareí fica à praça Luiz Araújo Máximo, 50, Jardim Paraíba. O telefone para informações no Centro de Reabilitação é o 3955-9600, ramal 9684.
Nenhum comentário:
Postar um comentário