Taiadablog: Inhotim: recanto de arte e cultura!!!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Inhotim: recanto de arte e cultura!!!


O Instituto Inhotim é um complexo museológico original, constituído por uma sequência não linear de pavilhões em meio a um parque ambiental. Suas ações incluem, além da arte contemporânea e do meio ambiente, iniciativas nas áreas de pesquisa e de educação.

É um lugar de produção de conhecimento, gerado a partir do acervo artístico e botânico. Criado em 2005, Inhotim é uma entidade privada, sem fins lucrativos e qualificada pelo Governo do Estado de Minas Gerais como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Localizado em Brumadinho, 30 mil habitantes, a 60 quilômetros da capital mineira, está localizada no Vale do Paraopeba e possui, além de belezas naturais, riquezas históricas e culturais, um importante acervo de arte contemporânea e uma extensa coleção botânica. Em Inhotim, o meio ambiente convive em interação com a arte, e são o ponto de partida para o desenvolvimento de ações de caráter socioeducativo nas mais diversas áreas.

A propriedade particular foi se transformando com o tempo. Nasceu um grande espaço cultural, com a construção das primeiras edificações destinadas a receber obras de arte contemporânea. Ganhava vida também o rico acervo botânico, consolidado a partir de 2005 com o resgate e a introdução de coleções botânicas de diferentes partes do Brasil e com foco nas espécies nativas.

Vale muito a pena de se visitar pessoalmente, a este ambiente fabuloso, cheirando aos elevados padrões de entidades similares européias e americanas, tal o esmero e a qualidade de suas instalações e dos serviços que oferecem aos visitantes.

Para visitas online, consulte: http://www.inhotim.org.br/

Um comentário:

Rubens disse...

Sensacional JC! Lá estive e recomendo a todos, particularmente aos estudantes. Trata-se de um local que nem parece ser Brasil!