Taiadablog: Vale do Paraíba na luta contra o Câncer de Mama!!!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Vale do Paraíba na luta contra o Câncer de Mama!!!

mulher-consciente[1] A sociedade civil já começa a mobilização que marcará outubro, o mês mundial da luta contra o câncer!

O evento, organizado pelas primeiras damas da região, juntamente com a ex-primeira dama do estado Lu Alckmim, tem o objetivo de engajar autoridades, membros da sociedade e empresários no Outubro Rosa, um movimento realizado pela Roche com apoio de várias ONGs.

A campanha visa conscientizar a população feminina e o público geral sobre a importância do ciclo completo de combate ao câncer de mama: detecção, diagnóstico precoce e tratamento.

Seguindo o exemplo das principais capitais brasileiras, cidades da região estão providenciando a tradicional iluminação cor-de-rosa, para seus monumentos locais, no próximo mês, com vistas a que o Movimento Rosa ganhe impulso na região, com ações variadas de conscientização

Sendo outubro também o mês de Nossa Senhora Aparecida, e aproveitando os eventos que ocorrerão na Basílica de Aparecida no período, estão previstas ações de conscientização e distribuição de material informativo ao grande público presente nas festividades. Outra ação será a queima de fogos – que expelirão fumaça cor-de-rosa – no dia 17 de outubro.

O Movimento Outubro Rosa nasceu em 1997, na Califórnia (EUA), quando importantes monumentos norte-americanos foram iluminados de rosa pela primeira vez, a fim de chamar a atenção para a detecção precoce do câncer de mama.

No Brasil o “Outubro Rosa – Mulher Consciente na luta contra o câncer de mama” é realizado pela Roche, com o apoio da Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama - e outras ONGs e personalidades.

A cada ano, mais países aderem ao movimento, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com a American Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente, e 465 mil morrem por causa da enfermidade. A doença deve atingir a vida de mais de 49 mil brasileiras até o final deste ano.

Nenhum comentário: