Uma pesquisa desenvolvida na Unitau possibilitará a ampliação do comércio e da exportação de mirtilo, em razão do aumento da durabilidade de produtos à base da fruta, mais conhecida como blueberry, que é muito consumida em países como Estados Unidos e Canadá e já desponta, também, com grande potencial de consumo no Brasil. Além de rico em diversos nutrientes, como as pectinas antioxidantes, o mirtilo atua na prevenção de diversas doenças, como por exemplo, o Alzheimer.
Essa é uma das 586 pesquisas que estão sendo apresentadas no 14º Encontro de Iniciação Científica (Enic), na 10ª Mostra de Pós-graduação e no 4º Seminário de Extensão (Semex) que a Unitau promoveu entre 5 e 9 de outubro, no Departamento de Ciências Jurídicas.
O estudo do mirtilo, desenvolvido pelo aluno Rafael Albano Mayella Querido, do 4º ano do curso de Engenharia de Alimentos, triplicou o prazo de durabilidade da geléia produzida com a fruta, o que viabilizará a produção e o comércio desse produto, que tem alta perecibilidade mesmo sob refrigeração. “A geléia tem reagido bem à estocagem. Estamos fazendo análises nas amostras a cada 30 dias e elas não demonstraram perdas significativas nos valores nutricionais”, explica Rafael Querido. “E por ser uma fruta pouco conhecida é interessante fazer pesquisas para popularizá-la”, completa.
A Profª. Dra. Gisele Letícia Alves, orientadora do projeto, destaca que um dos objetivos da pesquisa é trabalhar não só com o mirtilo, mas também com outras variedades de frutas produzidas na Serra da Mantiqueira, de onde são trazidos os mirtilos utilizados na pesquisa, como framboesa e amoras.
Para a pesquisa, está sendo produzida, além da geléia tradicional, também, a versão Diet, que tem a concentração de açúcar reduzida em 50%. A população pode experimentar a geléia de mirtilo produzida pela Unitau durante a edição especial do Unitau na Praça, que aconteceu na última quarta-feira, dia 7, das 8h30 às 11h30, no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, no Centro de Taubaté.
Nos últimos anos, o cultivo de pequenas frutas vem ganhando espaço na fruticultura nacional, dentre essas frutas destaca-se o mirtilo, que vem sendo fonte de pesquisa.
Conhecido como blueberry, o mirtilo é uma fruta de origem norte-americana, especificamente Estados Unidos e Canadá, países em que a exploração comercial é altamente significativa. No Brasil, a cultura vem sendo desenvolvida nos estados sulistas e em locais de altitudes elevadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário