Taiadablog: Unitau desenvolve geléia que atua no combate ao Alzheimer !!!

sábado, 10 de outubro de 2009

Unitau desenvolve geléia que atua no combate ao Alzheimer !!!


Uma pesquisa desenvolvida na Unitau possibilitará a ampliação do comércio e da exportação de mirtilo, em razão do aumento da durabilidade de produtos à base da fruta, mais conhecida como blueberry, que é muito consumida em países como Estados Unidos e Canadá e já desponta, também, com grande potencial de consumo no Brasil. Além de rico em diversos nutrientes, como as pectinas antioxidantes, o mirtilo atua na prevenção de diversas doenças, como por exemplo, o Alzheimer.

Essa é uma das 586 pesquisas que estão sendo apresentadas no 14º Encontro de Iniciação Científica (Enic), na 10ª Mostra de Pós-graduação e no 4º Seminário de Extensão (Semex) que a Unitau promoveu entre 5 e 9 de outubro, no Departamento de Ciências Jurídicas.

O estudo do mirtilo, desenvolvido pelo aluno Rafael Albano Mayella Querido, do 4º ano do curso de Engenharia de Alimentos, triplicou o prazo de durabilidade da geléia produzida com a fruta, o que viabilizará a produção e o comércio desse produto, que tem alta perecibilidade mesmo sob refrigeração. “A geléia tem reagido bem à estocagem. Estamos fazendo análises nas amostras a cada 30 dias e elas não demonstraram perdas significativas nos valores nutricionais”, explica Rafael Querido. “E por ser uma fruta pouco conhecida é interessante fazer pesquisas para popularizá-la”, completa.

A Profª. Dra. Gisele Letícia Alves, orientadora do projeto, destaca que um dos objetivos da pesquisa é trabalhar não só com o mirtilo, mas também com outras variedades de frutas produzidas na Serra da Mantiqueira, de onde são trazidos os mirtilos utilizados na pesquisa, como framboesa e amoras.

Para a pesquisa, está sendo produzida, além da geléia tradicional, também, a versão Diet, que tem a concentração de açúcar reduzida em 50%. A população pode experimentar a geléia de mirtilo produzida pela Unitau durante a edição especial do Unitau na Praça, que aconteceu na última quarta-feira, dia 7, das 8h30 às 11h30, no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, no Centro de Taubaté.
Nos últimos anos, o cultivo de pequenas frutas vem ganhando espaço na fruticultura nacional, dentre essas frutas destaca-se o mirtilo, que vem sendo fonte de pesquisa.

Conhecido como blueberry, o mirtilo é uma fruta de origem norte-americana, especificamente Estados Unidos e Canadá, países em que a exploração comercial é altamente significativa. No Brasil, a cultura vem sendo desenvolvida nos estados sulistas e em locais de altitudes elevadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Nenhum comentário: